CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Qual a melhor forma de desenvolver a autoliderança?

Como uma pessoa vai conseguir liderar uma equipe se ela não lidera sua própria vida? Você já parou para pensar por esse lado? Nesse sentido, é fundamental aprender a influenciar a si próprio de modo positivo, por meio da autoliderança.

Se você ainda não sabe muito bem o que é autoliderança e quais são as premissas desse conceito, vale a pena conferir as informações contidas neste artigo. Por aqui, será possível entender sua importância e reais impactos em uma gestão estratégica e eficiente. Além disso, você vai aprender a desenvolver a sua. Vamos lá?

O que é autoliderança?

A capacidade de autogerenciar sua vida e de se automotivar constantemente é chamada de autoliderança. A ideia é adotar hábitos positivos de forma que os seus pensamentos e comportamentos sejam uma contínua fonte de desenvolvimento — para atuar de maneira assertiva e superar desafios cotidianos.

A autoliderança se relaciona muito com técnicas de autoconhecimento e encorajamento, que promovem mais confiança, determinação e eficiência no dia a dia de uma pessoa. Assim, além de alavancar suas próprias competências, essas atitudes positivas se refletem na sua postura diante dos demais — principalmente quando desempenha funções de gestão e liderança, influenciando pessoas.

Quais seus impactos em uma gestão estratégica?

O mercado de trabalho valoriza cada vez mais o capital humano das empresas. Portanto, é natural que haja interesse em otimizar os relacionamentos interpessoais, em valorizar o indivíduo e, claro, em pensar na colaboração e na coletividade.

Considerando todos esses aspectos, nada melhor do que mudar a concepção de uma cultura organizacional por meio de cada integrante da equipe. Logo, o processo acontece de dentro para fora, ou seja, partindo de cada pessoa, com a ajuda da automotivação e da autoliderança, alcançando todos ao redor.

Muito ligada à produtividade e até mesmo à inovação, a autoliderança permite que o sujeito potencialize suas habilidades em níveis compatíveis com o que se espera dos resultados. E o mais interessante é que esse comportamento não parte apenas do gestor, como antes. Agora, cada colaborador pode desenvolver seu espírito de liderança a fim de engajar o restante do time e promover a ampliação dos negócios.

De qual forma ela pode ser trabalhada?

A proposta é bem atraente, mas como desenvolver a autoliderança? Esse processo de aprendizado se apoia em vários fatores, que podem ser trabalhados pouco a pouco, de modo contínuo. Veja os principais métodos!

Desenvolva seu autoconhecimento

Para que a autoliderança aconteça, de fato, você deve investir em maneiras de se autoconhecer melhor. Afinal, ninguém além de você mesmo é capaz de dizer as suas reais qualidades, defeitos, forças e fraquezas. Conhecimento é poder e, quando se trata de autoconhecimento, o indivíduo consegue reconhecer seus piores bloqueios e valorizar suas competências mais estratégicas.

Aprenda a analisar as situações

Uma vez que você já se conhece melhor, é hora de se voltar para o meio externo. As circunstâncias e os ambientes às vezes são tão desafiadores que, nem sempre, temos maturidade e sabedoria suficiente para aprender com eles — e o melhor, dominá-los sem frustrações. Quando alguma situação estiver além do seu controle, pare, respire fundo e analise o momento com clareza, como se estivesse assistindo a tudo “de fora”.

Planeje metas e objetivos

A autoliderança também permite que você se incentive todos os dias. Por isso, essa automotivação precisa ter um porquê. Sendo assim, pense no futuro e planeje algumas metas e objetivos, dos mais simples aos mais ousados. Afinal de contas, nada melhor do que ter um norte para se guiar, não é mesmo?

Desconstrua velhos conceitos

Para trabalhar seu espírito de liderança é preciso abrir a mente e se desprender de antigas crenças e outros pensamentos limitantes. Ao trabalhar autoconhecimento e desenvolvimento, a ideia é justamente essa: mudar, e mudar para melhor! Quem se autolidera se permite repensar sobre velhos conceitos e, por mais que seja difícil no início, desconstruir muitas opiniões, pontos de vista e até mesmo preconceitos (sobre si e em relação ao mundo).

Pratique o mindfulness

A palavra estrangeira mindfulness significa atenção plena. Trata-se de uma poderosa ferramenta de meditação e concentração genuína que, quando colocada em prática, otimiza a produtividade e a qualidade de vida de qualquer pessoa.

São recursos simples aplicados à rotina que nos fazem dedicar tempo e atenção realmente necessária a alguma atividade — desmistificando aquela ideia perigosa de que devemos ser multitarefas. Estar no aqui e no agora ainda abre a possibilidade de que o indivíduo viva integralmente suas sensações, emoções e experiências, saindo literalmente do automático.

Descubra os benefícios da PNL

A Programação Neurolinguística — PNL — trabalha com a premissa de que todos os nossos pensamentos, comportamentos, atitudes e hábitos se organizam em uma estrutura que pode ser modificada, isto é, reprogramada. Por meio de várias estratégias que envolvem o funcionamento da nossa mente, é possível colocar todas as dicas anteriores em prática, por exemplo, do autoconhecimento ao mindfulness.

Invista na formação em coaching

A formação em coaching é ideal no desenvolvimento de diversas habilidades e competências — e não seria diferente com a autoliderança. É uma ótima metodologia para aplicar em diferentes campos tanto da vida profissional quanto da pessoal e você pode não só se beneficiar dessas práticas, como ajudar a transformar a realidade de outras pessoas.

Caso tenha interesse em se aprofundar em algumas dessas ferramentas e práticas, os cursos oferecidos pelo Instituto Humanizar são uma excelente opção. Além de desenvolverem sua autoliderança, vão aumentar o seu alcance de resultados, ampliar e descobrir outras habilidades e competências e, claro, ajudar você a superar vários desafios ou crises — por meio de um ótimo planejamento de vida e carreira, com uma mudança considerável de mindset e de estilo de vida.

A autoliderança é uma trajetória rica de autoconhecimento e automotivação, que toca em muitas variáveis e potencializa suas capacidades profissionais e pessoais. Mudanças simples de hábitos ajudam a encontrar seu espírito de liderança, por exemplo, contando ainda com ferramentas poderosas, como a formação em coaching, PNL, mindfulness ou outras.

Deu para perceber, inclusive, como a autoliderança é uma característica importante e estratégica em gestões eficientes de empresas? Isso porque tal competência transforma do micro ao macro, considerando ainda que o papel do líder é hoje fundamental na configuração de qualquer profissional, seja gestor ou colaborador.

Se você gostou de saber mais sobre autoliderança e quer aprender a conquistar essa e outras habilidades, entre em contato conosco e descubra como desenvolver suas maiores potencialidades!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE