CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como não sabotar sua presença de liderança? Confira práticas que ajudam nisso

Depois de algum tempo atuando em uma área e aprimorando seus conhecimentos, pode ser que você tenha conquistado um lugar de gestão dentro do negócio, ou mesmo tenha criado sua própria empresa.
Porém, conseguir coordenar outras pessoas é uma habilidade extra que nem todos têm. Muitos, inclusive, sabotam a própria presença de liderança enquanto tentam seguir alguns modelos antiquados de gestão.
Se você tem dificuldades para liderar sua equipe, saiba que não é o único. Muitos profissionais, especialmente aqueles colocados em posições de liderança recentemente, também apresentam esse tipo de problema.
Felizmente, existem várias formas de se adaptar e crescer nesse novo contexto. Quer saber como? Então acompanhe!

O que significa a “presença de liderança”?

Como o nome já deixa a entender, trata-se de uma presença que contribui com o clima organizacional. A figura do líder é a de alguém confiável, com quem o time possa contar na maior parte das situações, seja para conhecimento técnico, orientação ou resolução de conflitos.
Mas cuidado, pois a figura do chefe não é a mesma do líder. Alguém que lidera não precisa necessariamente ter um cargo para isso, bastando ser alguém que mantenha sua equipe coesa. O chefe é uma figura imposta, alguém que tem sua autoridade corroborada pela hierarquia da empresa, mas não necessariamente pela opinião de seus colegas.
Desenvolver essa presença é justamente se colocar no primeiro exemplo: o de uma referência para o time, que usa isso em favor da produtividade.

O que fazer para não sabotar sua presença de liderança?

Devido a algumas expectativas inadequadas e à falta de experiência, muitos profissionais têm dificuldades para assumir uma imagem e posição de liderança. Veja a seguir algumas coisas que você pode fazer para não se sabotar durante esse processo.

Fique atento ao seu nível de estresse

O estresse é um dos maiores inimigos do desempenho de qualquer pessoa, seja em tarefas operacionais ou na coordenação de equipes. Ele também é um bom indicador de quando você está atingindo seu limite, o que é sempre importante saber em qualquer trabalho.
Se você estiver se sentindo sob muita pressão, então é sinal de que você deve reavaliar sua situação atual. Se forçar a continuar trabalhando, independentemente do seu nível de estresse, pode ter sérias consequências, especialmente se você transmitir isso para sua equipe.

Aprenda com seus erros em vez de escondê-los

Um erro bem comum em muitos segmentos é um gestor que prefere criar uma ilusão de perfeição em vez de ser honesto com seu time sobre seus erros. Mesmo que eles nunca sejam descobertos, isso não contribui com a melhoria da sua presença de liderança. Muito pelo contrário!
A ideia de um líder perfeito vai, no mínimo, impor expectativas irrealistas na sua equipe. E se for claro que você tenta esconder seus erros, então seu time perderá a confiança em você.
A atitude correta, independentemente do contexto, é que você admita seus erros, preste atenção em cada um deles e use-os como oportunidade de crescimento. Essa é a marca de um bom líder que, certamente, também desenvolverá a autoconfiança.

Mantenha todos no mesmo nível que você

Algo muito associado à figura do chefe hoje em dia é a autoridade. Aquela pessoa que se coloca acima dos demais e que nunca aceita que alguém abaixo dela na hierarquia se imponha de alguma forma. Isso é o que mais leva a abusos dentro do ambiente de trabalho e prejudica severamente o clima organizacional.
Se você não quer criar um espaço assim na sua equipe, então tem o dever de horizontalizar tais relações. Uma boa figura de liderança sabe aproximar as pessoas, trata todos com respeito e consegue moderar conflitos. Se você desenvolver essas habilidades, logo verá como a resposta de todos é mais positiva e, por consequência, os resultados aparecem.

Não seja autoritário nem complacente

Como já mencionamos, tentar forçar sua ordem ou ponto de vista vai apenas sabotar sua presença de liderança diante da equipe. Se o clima organizacional não é positivo, o empenho do time também não é. Mas você também precisa se preocupar com o outro lado da moeda: ser um líder complacente.
Dar liberdade e tratar com respeito é bem diferente de não exigir que uma pessoa faça o próprio trabalho corretamente. É importante dar feedback e lembrar a todos que, ao mesmo tempo que a boa convivência é fundamental, todos ainda têm responsabilidades e relevância dentro da equipe. Se você conseguir fazer isso sem “apontar o dedo” e criar uma cultura de culpa, então estará no caminho certo.

Pratique e estude

Por fim, mas não menos importante, nenhum método se adéqua a todo contexto. As equipes mudam com o tempo, outros setores têm outras exigências e diversos fatores influenciam a forma como você constrói sua presença. Sendo assim, praticar e se informar devem ser atitudes constantes no seu dia a dia.
Inclua na sua rotina algum tempo para ler sobre formas de liderança, pesquisar sobre o assunto e, claro, pedir feedback para sua equipe. Se você já construiu uma relação de confiança com seu time, então pode aprender muito mais com eles sobre o que deve ser feito. Basta acompanhá-los e ficar atento a qualquer informação importante.

Qual o papel do mindfullness nesse processo?

A atenção plena, ou mindfullness, é um conjunto de práticas que têm como objetivo elevar sua consciência e atenção ao que passa à sua volta. Essas práticas vêm do budismo, envolvendo bastante meditação, mas foram adaptadas para se encaixarem melhor no estilo de vida moderno.
E, como você já deve imaginar, esse estado mental certamente contribui com o desenvolvimento de uma presença de liderança mais eficaz. Saber ouvir sua equipe, entendendo quais são suas reais demandas, o que todas têm em comum e como elas se relacionam entre si é uma capacidade que leva bastante tempo para ser desenvolvida.
Além disso, o mindfullness também foca na redução do estresse e melhoria da concentração, que são habilidades fundamentais em um líder.
Com tudo isso em mente, já é hora de começar a trabalhar sua presença de liderança da forma correta, sem sabotar a si mesmo. Aprenda um pouco mais, medite e busque ser um pouco melhor a cada dia. Isso fará toda a diferença.
Quer continuar aprendendo mais formas de elevar sua capacidade como líder? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos melhores conteúdos.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE