CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Domine sua vida através do equilíbrio da mente

O equilíbrio da mente pode promover uma verdadeira mudança nos hábitos e na maneira como enxergamos as situações cotidianas da vida. Nossa mente tem uma grande capacidade de canalizar o que pensamos e propagá-los como energias positivas ou negativas, fazendo com que domine os pensamentos.

Os acontecimentos em âmbito pessoal e profissional provocam emoções que podem afetar a saúde. Por isso, encontrar meios para harmonizar a tríade de sustentação emocional — corpo, mente e espírito — é fundamental para o autocontrole e a vida plena.

Neste artigo, mostraremos a importância de estabelecer o equilíbrio da mente com atividades de desenvolvimento pessoal para que o reflexo em outras instâncias da existência seja linear e progressivo.

Quais são as características de uma mente bem equilibrada?

Você já viu pessoas que continuam tranquilas mesmo com dificuldades no passadas ou possíveis problemas futuros? Pois é. Elas sabem que o passado não pode ser modificado e que o futuro é incerto. Ou seja, reconhecem que nenhum problema deve aumentar a ansiedade ou fazer com que percam o controle da sua mente.

Além disso, essas pessoas evitam tomar decisões em momentos difíceis, já que a tendência é deixar que os sentimentos tomem conta, levando a ações impensadas que aumentam ainda mais as crises de ansiedade.

Quais são os principais desafios?

Você melhor que ninguém sabe que a tarefa é complicada, não é mesmo? Na correria do dia a dia, esquecer-se de si mesmo é fácil. Há tantas tarefas que devem ser realizadas que, em muitas delas, nos deixamos no piloto automático.

Ainda, a sociedade tem exigências difíceis de serem cumpridas. As pessoas precisam aparecer nas redes sociais e mostrar o quanto são felizes. Com isso, surgem as comparações. Será que sou a única pessoa infeliz ou que tem dificuldades? É uma pergunta que paira na mente de diversas pessoas.

As contas para pagar, os problemas nos relacionamentos e as doenças são situações que também dificultam o controle mental. Pelo passado, muitas pessoas acham que não podem ser felizes. Não merecem isso. Pelo futuro sombrio, outras ficam paralisadas no presente com medo.

Você sabia que pode fugir de todas essas armadilhas? Então, veja agora quais são os caminhos para o equilíbrio da mente.

Quais são os caminhos para o equilíbrio da mente?

Tomar as rédeas da própria vida não é uma tarefa fácil. Os desafios surgem e criam dilemas complexos, difíceis de serem resolvidos sem algum tipo de ajuda. Não é possível evoluir sem que a mente esteja em equilíbrio com o resto.

Ao adotar novos modos de vida e investir em cuidados pessoais, uma transformação natural de dentro para fora surgirá ganhando contornos de maturidade emocional. Esse movimento será capaz de contagiar a todos a sua volta e justificar seu profundo equilíbrio para lidar com o estresse diário.

Confira algumas ações que você pode adotar para viver bem, desenvolver competências e inteligência emocional. Além de, possivelmente, descobrir novas habilidades ainda não exploradas.

Medite

Meditar é uma técnica antiga de conexão da mente com um eu interior capaz de equilibrar as emoções e os pensamentos para uma melhor segurança das atitudes e decisões. A meditação promove o equilíbrio da mente e, quando isso acontece, o corpo e o espírito dão mostras positivas de que estão compreendendo a evolução.

Separe tempo para o corpo

O corpo absorve tudo o que a mente e o espírito produzem, e se posiciona com a carga de energia imposta pelos pensamentos. Se a sua mente reproduz a palavra cansaço com muita frequência, é normal que o corpo absorva e passe a se comportar com essa carga dramática.

Procure dar ao corpo uma atenção especial, mesmo que você não se sinta cansado. Trabalhe preventivamente o equilíbrio da mente e do corpo com atividades físicas regulares e alimentação saudável, para não o tornar vítima de um inconsciente fantasioso e sabotador.

Invista no autoconhecimento

Se você se conhece, sabe quais são seus limites para bem e para mal. Quando isso acontece, é possível entrar em contato com o que é essencial para a vida, o que eleva a autoestima e permite que tenha mais clareza e posicionamento diante dos fatos vividos.

Por meio do autoconhecimento você saberá onde, como e quando projetar seus anseios e aspirações, investindo em possibilidades reais, em vez de concentrar as energias em situações que levariam à frustração e ao desequilíbrio mental e espiritual.

Desenvolva a espiritualidade

Buscar e desenvolver a espiritualidade está muito distante de ter uma religião e seguir os seus preceitos básicos. Muitas pessoas se confundem nesse entendimento e passam a vida buscando respostas para questionamentos que a religião poderá não ser capaz de dar.

A espiritualidade, por sua vez, abre um canal de comunicação direta com o universo e transfere para a mente um cardápio de comportamentos emocionais à sua escolha — empatia, sabedoria, discernimento, conscientização, euforia, entre outros — que podem ser utilizados oportunamente, conforme as adversidades vão surgindo, resultando em aprendizado e evolução.

Use os conceitos de PNL

Você sabe o que é PNL? A chamada Programação Neurolinguística (PNL) são técnicas que trabalham com modelos mentais para entender a maneira como os pensamentos são formados e como afetam a forma com que nos comportamos e aprendemos.

Assim, ela é capaz de explicar padrões para situações repetitivas em nossas vidas, como as atitudes e decisões que tomamos, inclusive aquelas que tiram o equilíbrio de nossa mente.

Você já notou que mesmo tentando mudar um hábito várias vezes, você tem dificuldades? Isso se deve ao condicionamento que existe na mente. Depois de aprender por tantos anos a ter a mesma atitude, a mente deseja fazer os mesmos processos que já são conhecidos.

Então, para resolver nossos principais problemas precisamos nos conhecer. Entender o que nos leva a ter tal comportamento e substituí-lo por outro, mais oportuno. E é aí que a PNL entra para condicionar a mente, criando ou recriando o modelo mental desejado.

Exercite o mindfulness

Você quer focar no presente? Então precisa conhecer a ideia de mindfulness. É uma maneira comprovada pela ciência para evitar que o passado e o futuro afetem você no presente. Como resultado, você se torna uma pessoa mais saudável e transforma sua mente em uma verdadeira aliada em vez de inimiga.

Com o mindfulness, você saberá sempre que estiver “fora de si” para retomar o controle da sua vida. No começo você poderá até ter dificuldades, mas depois verá o quanto é recompensador.

Percebeu o quanto é possível estimular o equilíbrio da mente com investimentos simples na forma de agir e pensar? Você poderá desenvolver ainda melhor esse comportamento participando de atividades voltadas especificamente para esse fim.

O Retiro do Silêncio, por exemplo, é um movimento voltado exclusivamente para ajudar na desconexão do universo exterior em uma jornada de conexão com o universo interior. Dessa maneira, são desenvolvidos aspectos pessoais de amor e respeito a si mesmo, para encontrar o equilibro da mente, saúde do corpo e paz do espírito. Assim é possível que você domine seus pensamentos.

Se você ficou interessado e percebeu que pode mudar radicalmente a sua vida e encontrar o equilíbrio da mente olhando um pouco mais para dentro de si, assine agora nossa nesletter. Dessa maneira, você receberá todo nosso conteúdo direto na sua caixa de entrada.07

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE