CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Descubra 7 dicas que vão ajudá-lo em seu desenvolvimento pessoal

Muito se fala sobre o desenvolvimento pessoal, mas nem sempre é dada a devida importância a esse tema — que diz respeito a todas as pessoas. Não é preciso ter alcançado o “topo da vida” para se preocupar com o seu desenvolvimento.
Embora existam mitos sobre essa questão, principalmente associados a quem já atingiu o sucesso, o desenvolvimento pessoal caminha ao lado de todos os outros setores da vida — relações pessoais, saúde, condição financeira e, logicamente, o desenvolvimento profissional.
Diante disso, resolvemos falar sobre o tema de modo que cada pessoa que deseja evoluir em sua vida, bem como colher os frutos dessa evolução, possa colocar esses ensinamentos em prática.
Confira, então, 7 dicas que vão ajudar em seu desenvolvimento pessoal, seja qual for a sua necessidade no momento!

1. Trace objetivos

Provavelmente você já deve ter visto essa expressão em alguns blogs: “traçar objetivos / metas / planos” ou qualquer outra palavra que represente a sua ascensão. De fato isso, essa não é uma grande novidade. Mas, com certeza, ela não foi usada do jeito que vamos ensinar agora.
A verdadeira razão para você ter que traçar um objetivo é simples: para você não esquecer dele. Por mais estranho que possa parecer, a verdade é que você tem feito muito mais coisas recorrentes do que realmente algo que vá trazer crescimento.
Com isso, seus sonhos (ou a sua melhor versão) se perdem em meio a uma rotina cheia de tarefas e, embora eles estejam na sua mente, não estão no seu cotidiano como deveriam. Traçar um objetivo é, literalmente, tirar um plano da gaveta.

2. Busque aprimoramento constante

Acredite: não há limite para conhecimento, independentemente da sua natureza. Logo, você verá que cada ação em busca do aperfeiçoamento vai trazer alguma melhora — e ela nunca se esgota.
Não estamos falando apenas de currículo, mas de qualquer tipo de conhecimento que você queira adquirir — ou qualquer habilidade que precise desenvolver.
Veja, abaixo, a definição de aprimoramento pelo dicionário:

aprimoramento
1. ato ou efeito de aprimorar(-se).
2. ação de tornar (algo) melhor, mais bem-acabado, mais perfeito; aperfeiçoamento, esmero, apuro.

A própria definição dessa palavra já traz a ideia de continuidade, e é justamente na ação de melhorar que mora o desenvolvimento. Aprender é parte essencial do desenvolvimento pessoal.

3. Faça psicoterapia ou coaching

Antes de mais nada é previso esclarecer que as duas técnicas não são equivalentes. Psicoterapia é um método terapêutico que só pode ser oferecido por profissionais da Psicologia e que visa a um tratamento.
Já o coaching é uma técnica de treinamento e aperfeiçoamento pessoal que, embora também atue nas emoções e possa ser desenvolvido por psicólogos e outros profissionais, é voltado para metas.
Vale destacar que as metas trabalhadas no coaching também podem ser pessoais, como:

  • vencer um excesso de timidez;
  • trabalhar a autoimagem;
  • adquirir segurança para falar em público; e
  • ser mais organizado(a).

No entanto, tanto a terapia quanto o coaching trazem desenvolvimento pessoal. Basta saber se o que você quer e precisa no momento é de um aprofundamento nas suas questões existenciais ou de uma ajuda específica para se desenvolver em alguma competência.
Entenda que carregamos, durante a vida, algumas dificuldades que só atrapalham, quando, na verdade, podemos buscar um profissional para nos livrarmos delas com a mesma naturalidade que procuramos um técnico de TI para tirar um vírus do nosso computador.

4. Quebre padrões de procrastinação na sua vida

A procrastinação é uma característica humana e que atinge a todos em menor ou maior grau, mas que pode se tornar um padrão prejudicial, impedindo o desenvolvimento.
Muitas vezes, as raízes da procrastinação são sentimentos de baixa autoestima, excesso de cobrança, dúvidas sobre a própria capacidade etc.
Ao se tornar repetitiva, a procrastinação traz prejuízos ao desenvolvimento, agravando a sensação de estagnação e frustração. Para lutar contra ela, primeiro, tente entendê-la. Depois, utilize técnicas para organizar seu dia e não cair no mesmo erro sempre.
Se, por exemplo, você sente que é por medo de errar, perceba que não fazer algo é pior do que não entregar perfeito e que a evolução só vem com a prática.

5. Estabeleça prioridades

Ter foco é importante na vida e grande parte da sua importância está naquilo que você deixa de fazer quando tem um foco e, não, necessariamente no que você faz. Entenda!
O seu objetivo de parar de fumar dependerá do seu foco de não ceder em momentos que você sente vontade. Aprender uma nova profissão vai depender, também, do tempo que você deixa de fazer algo para se dedicar a essa meta.
Estabelecer prioridades é saber fazer escolhas boas para si ou que, pelo menos, vão aproximá-lo do seu objetivo. Isso envolve sempre dizer “não” a alguém ou, simplesmente, tirar o que você não precisa para dar mais espaço ao que você quer para a sua vida.

6. Busque referências próximas a você

Ídolos nos inspiram e permitem esse contato com um mundo diferente e distante da nossa realidade. Essa inspiração é importante para sair da zona de conforto, mas, é preciso ter cuidado: a distância da realidade pode nos levar à idealização.
Por isso, ter referências próximas daquilo que você deseja alcançar é tão importante quanto os ídolos.
Estar rodeado de gente que ajuda nessa evolução torna o desenvolvimento pessoal mais fácil, embora se diferenciar seja também um exercício necessário para evitar comparações.

7. Pratique Mindfulness

Por último, tão importante quanto as atividades anteriores: pratique o Mindfulness, isto é, a atenção plena. A técnica beneficia não só a sua habilidade de concentrar a atenção nas tarefas diárias, mas no foco em seus objetivos de vida.
Essa capacidade é de extrema importância, uma vez que, não raramente, os acontecimentos e obrigações cotidianas podem nos distanciar de nossas metas. E tão importante quanto saber o que se quer é ser capaz de manter a motivação independentemente das adversidades.
Aliás, essa capacidade de voltar ao seu estado original após uma situação adversa é a resiliência, característica que se fortalece conforme se avança em direção ao desenvolvimento pessoal.
Por falar em resiliência, você se considera uma pessoa resiliente? Leia o material que preparamos sobre essa grande habilidade humana e veja como desenvolver sua resiliência.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE