CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Entenda como eliminar a autossabotagem da sua vida

Atitudes que geram empecilhos e obstáculos para impedir a execução de metas e sonhos, podem ser chamadas de autossabotagem. Aqui, estamos falando de comportamentos autodestrutivos, capazes de atrasar a nossa vida em diferentes áreas e de diversas maneiras.

Sobretudo por isso, é preciso entender como eliminar a autossabotagem.

A fim de evitar que isso aconteça com frequência em sua vida, preparamos este artigo com as melhores dicas para você compreender como eliminar a autossabotagem do seu caminho. Confira!

Entenda o que é autossabotagem

Esse hábito está diretamente relacionado ao fato de associar prazer e dor a uma mesma atividade. Isso significa que, enquanto essa ação traz algo bom a você, também lhe traz algo desagradável.

Assim, talvez você adote uma atitude de fuga da dor e se sabote em relação ao possível prazer que sentiria, dependendo da emoção humana que estiver mais latente para você naquele momento — a dor ou o prazer associado.

Identifique o tipo de autossabotagem

Vamos imaginar que você acredita que esteja se autossabotando. Assim, a primeira atitude para eliminar essa postura é identificá-la, visto que existem alguns padrões de autossabotagem. A seguir, demos exemplo dos quatro tipos mais praticados por algumas pessoas:

  • crenças limitantes;
  • procrastinação;
  • medo do fracasso;
  • medo do sucesso.

Crenças limitantes

Esse modelo de crença impede o indivíduo de ir mais longe em sua vida. A verdade é que as crenças limitantes servem como base primordial para que ocorra a autossabotagem.

Em geral, esses sugestionamentos estão diretamente ligados a sentimentos de medo ou fracasso e a experiências de dor. A boa notícia é que existem diversas formas de lidar com as crenças limitantes e se livrar delas de uma vez por todas. 

Procrastinação

Toda vez que a pessoa quer alcançar algum resultado para si, mas, de alguma maneira, ela sempre acaba postergando aquela ação importante e deixa para concretizá-la depois ou em “algum dia”, a procrastinação acontece.

Medo do fracasso

Esse padrão é muito comum. Ele ocorre quando a pessoa sabe exatamente o que merece e quer obter sucesso, mas, ao mesmo tempo, não tem a intenção de se expor por medo de tentar conquistar alguma coisa e fracassar, ou até mesmo de se sentir insignificante.

Por esse motivo, o indivíduo acaba por não usar todo o seu potencial, justamente por dar tanta importância e foco em seu medo de fracassar. Além disso, diante das pessoas em sua volta (amigos, colegas e familiares), ele mesmo julga que passará a imagem de um “perdedor”.

Em si, o medo do fracasso é uma falsa percepção da realidade. Se tivermos com disposição para aprender, todos temos a opção de acreditar que ele não existe e cultivar pensamentos positivos. Caso nossas ações não proporcionem os resultados que desejamos, devemos entender, então, que teremos um enorme e gratificante aprendizado.

Medo do sucesso

Por incrível que pareça, é comum criar ideias negativas sobre o que o sucesso pode significar porque, novamente, somos capazes de formar mais crenças limitantes. Dessa forma, o indivíduo trabalha e se esforça muito para conseguir o que deseja, mas, inconscientemente, acredita que não merece conquistá-lo.

Com o intuito de resolver essa situação, antes de mais nada, a pessoa deve confiar que merece ter sucesso. É preciso lembrar também de enumerar diversas razões para alcançar o êxito. Assim, quando chegar lá, ela não terá nenhum sentimento de culpa.

Viva o presente e esqueça o passado

Em alguns momentos, chega a ser realmente surpreendente observar como a nossa mente consegue reviver o passado por meio da reconstituição de sensações, sons e imagens. Muitas vezes, o melhor a se fazer é tentar esquecer tudo isso.

É até mesmo saudável o exercício de voltar mentalmente para o passado e reviver alguns acontecimentos, com sessões de hipnose, por exemplo. Afinal, quando nutrimos boas lembranças, temos uma sensação reconfortante e agradável. Mas e se não temos? O que nos resta é abandonar de vez o passado e viver o presente.

Por outro lado, a autossabotagem só ganha fôlego se ficarmos sempre olhando para trás e acreditarmos que “somos” o nosso passado. Isso é um equívoco, porque, na verdade, somos as nossas atitudes do presente.

Nesse sentido, a nossa identidade deve ser criada de acordo com as nossas escolhas conscientes no presente. Assim, o único propósito que o passado carrega é o de servir como feedback. Tudo o que mais importa é a decisão que você toma de quem você quer ser de hoje em diante.

Basear a identidade no que já passou significa deixar as portas abertas para autossabotagem entrar, especialmente quando a pessoa optou por abandonar um hábito inadequado.

Crie novas ideias possibilitadoras

Adotar uma nova forma de pensar que facilite todo o processo é tudo o que precisamos para entender como eliminar a autossabotagem. Afinal, se continuarmos pensando sempre da mesma maneira, obteremos os mesmos e antigos resultados. Contudo, o que desejamos conquistar são resultados atraentes e novos. Relacionamos, abaixo, as principais fontes de ideias inovadoras:

Por exemplo, este conteúdo é um meio de fornecer a você novas ideias para acabar com a autossabotagem. Especialmente porque, para tanto, você não precisa de centenas de ideias.

Se você quer fazer a diferença, encontrar apenas uma boa ideia é tudo o que você precisa. Estamos falando daquela luz que surge, para alguma situação específica, que será capaz de resolver um determinado problema.

Ninguém precisa ter ideias complexas para fazer as coisas funcionarem. Devemos ter em mente que as pessoas necessitam somente de um método simples que, de fato, gere os resultados que queremos obter em nossas vidas.

Elabore uma estratégia para alcançar seus objetivos

Muita gente quer abandonar velhos hábitos, atingir metas e objetivos, mas quando é feita a pergunta sobre como conseguirão realizar tudo isso, ninguém sabe por onde começar.

Isso é comum porque a maioria das pessoas não tem uma estratégia boa e eficiente. Uma tática de sucesso deve estar acompanhada de um bom plano de ação para que você tenha a chance de executá-lo até conquistar aquilo que almeja. Contudo, se você não tem um plano definido, a autossabotagem acontece.

Avalie seus resultados

Faça uma revisão de todas as suas ações e elabore uma espécie de relatório para saber em que ponto o seu desempenho foi — ou não — satisfatório.

Isso vai te ajudar a descobrir os seus pontos fortes, mas também os aspectos que precisam ser trabalhados. Além disso, poderá até mesmo resultar em novas ideias para utilizar da próxima vez e, assim, melhorar o seu processo.

Por fim, todas essas dicas de como eliminar a autossabotagem são simples de serem colocadas em prática em sessões de coaching, mindfulness e hipnose, sempre com a orientação de profissionais especializados no assunto.

Se você gostou deste artigo e quer conhecer melhor o nosso trabalho, entre em contato conosco agora mesmo. Teremos muito prazer em atender você!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE