CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Retiro do silêncio: entenda como ele pode ajudar você!

Você consegue lembrar da última vez em que realizou alguma atividade de rotina concentrando-se apenas no que estava fazendo e não pensando no que viria a seguir ou no que precisava resolver durante o restante do dia? No mundo atual, com tantas ocupações, notificações e pressa é difícil isso acontecer. Mas o excesso de atividades e distrações pode desencadear um estado de estresse e ansiedade, que é muito prejudicial. Entretanto, existe um exercício fundamental para combater esse problema: o retiro do silêncio.

Você sabe o que é e como funciona? Então continue a leitura e entenda como ele pode ajudar você.

Por que o silêncio é importante?

Em um mundo cheio de ruídos e estímulos sonoros, chega a parecer estranho falar sobre o silêncio. Mas ele é muito importante para o nosso cérebro, nos ajudando a ter uma vivência mais harmoniosa. Por exemplo, a pausa é uma forma de deixar a música mais bela; a ausência de sons é necessária para a concentração em uma prova e assim por diante.

O ser humano precisa desacelerar em alguns momentos para o seu próprio bem-estar. E o silêncio o auxilia de diversas formas, como:

  • combate ao estresse;

  • diminuição da ansiedade;

  • promoção do autoconhecimento;

  • desenvolvimento da atenção plena;

  • contribuição para a regeneração do cérebro.

Ou seja, há inúmeras maneiras de ser beneficiado com o silêncio. Mas como utilizá-lo? Basta parar de falar e desligar dispositivos que emitam sons? Não necessariamente; existem alguns métodos que ajudam a cultivar o silêncio de forma prática, com contribuição direta para o desenvolvimento pessoal. Vamos explicar uma delas a seguir.

O que é retiro do silêncio?

O retiro de silêncio é uma aventura pessoal, na qual há a desconexão com o mundo exterior e uma conexão com o mundo interior. Durante um curto período (geralmente 3 dias), o participante vai para um local isolado, cercado por natureza, em busca de trabalhar o seu desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e atenção plena. Para isso, conta com a ajuda de profissionais especializados e técnicas reconhecidas mundialmente, como ioga, meditação e mindfulness.

Não é necessário ter experiência, pois existem programas voltados para iniciantes. Basta estar disposto e acompanhar o ritmo do lugar. A condução é agradável e aos poucos o participante sente-se mais confortável e seguro para praticar o silêncio. Naturalmente, os benefícios começam a surgir:

  • Aprendizado sobre como cuidar melhor de si para ter uma vida mais saudável e completa;

  • Promoção de um estado de espírito capaz de lidar com problemas em diferentes áreas da vida, como a física, mental, social e emocional;

  • Consciência sobre as pequenas mudanças nas sensações físicas do corpo e no que está acontecendo no mundo ao seu redor;

  • Habilidade em identificar experiências agradáveis, desagradáveis e neutras, de momento a momento, ajudando a reagir de forma consciente e ativa, em vez de reagir automaticamente.

Como cultivar os aprendizados

No início, por ser uma experiência nova, o silêncio pode ser um desafio. É normal sentir-se confuso e desconfortável. Mas com a prática, ele se torna natural e agradável. À medida em que o participante cria consciência sobre a riqueza de seus benefícios, ele abraça o silêncio em vez de temê-lo. Isso leva a um estado de relaxamento natural.

Ou seja, o retiro do silêncio é fundamental para libertar-se do excesso de pensamentos negativos e da exaustão física e mental. E depois de ter uma experiência como essa, o participante deseja incorporar os ensinamentos adquiridos em sua rotina, cultivando bons hábitos. É uma prática recomendável, pois ajuda a manter o silêncio como chave para a autoconsciência e para o bem-estar diário.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco e descubra como participar de um retiro do silêncio. Vamos tirar todas as suas dúvidas!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE