CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Você sabe o que é PNL e sua importância no trabalho?

Você sabe o que é PNL? Muito discutida e usada especialmente nos campos da terapia e da psicologia, a sigla significa “Programação Neurolinguística” e tem gerado resultados impressionantes para seus praticantes.

É interessante notar que a técnica PNL é cada vez mais buscada por profissionais dos segmentos de gestão de pessoas, educação, vendas e aperfeiçoamento pessoal — e não é por acaso que isso ocorre.

Quando o assunto é desenvolvimento humano, a PNL se destaca como uma metodologia revolucionária para o alcance de metas, para o crescimento profissional e para a melhoria da qualidade de vida em geral.

A seguir, saiba mais sobre as características, os benefícios e as aplicações desse método instigante que tem transformado vidas!

Afinal, o que é PNL?

Embora não tenha uma única definição, a PNL (Programação Neurolinguística) é considerada uma técnica de desenvolvimento das habilidades do cérebro. Vale destacar que o método oferece resultados rápidos e bastante promissores, promovendo mudanças no modo de pensar e agir das pessoas.

Utilizada por indivíduos que desejam rápido crescimento pessoal e profissional, a PNL tem várias aplicações e é altamente indicada para quem quer alcançar excelência em diferentes áreas da vida.

Nesse sentido, por meio da técnica, os praticantes passam a conseguir moldar pensamentos, alterar comportamentos e controlar ações, tudo com base em um profundo senso de autoconhecimento. Dessa forma, a PNL revela de que modo os nossos modelos mentais impactam nosso dia a dia e como podemos controlá-los.

Qual o histórico dessa técnica?

O surgimento da PNL data da década de 1970, quando Richard Bandler, matemático e estudante de psicologia, e John Grinder, professor de linguística, iniciaram os estudos sobre programação neurolinguística na Universidade de Santa Cruz, no Estado da Califórnia, Estados Unidos.

Os primeiros trabalhos realizados consistiam em modelar famosos terapeutas da época (Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls), buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que utilizavam. Bandler e Grinder tentaram, então, desenvolver técnicas que eles mesmos pudessem replicar em seus próprios atendimentos.

De acordo com os estudos, a partir do momento em que a pessoa passa a gerenciar seus pensamentos e emoções, ela se torna líder de si mesma, administrando melhor e de forma mais inteligente todos os seus relacionamentos. É essa a proposta principal da PNL: contribuir para que as pessoas, a partir do entendimento de suas próprias emoções, consigam controlá-las.

Certo, mas como a PNL funciona na prática?

O nome “programação” sugere que, a partir das nossas próprias experiências e vivências, somos programados a desenvolver determinados modelos mentais que definem diretamente o nosso comportamento, o que varia de pessoa para pessoa.

Cada um, com base em sua história de vida, tem seu próprio modelo mental — e é ele que controla todas as nossas reações.

Todavia, a partir de técnicas e ferramentas específicas, a PNL sugere que qualquer um consegue “reprogramar” essa estrutura interna, esse modelo mental preestabelecido, reestruturando pensamentos e ressignificando crenças que nos impedem de ir mais longe.

As técnicas de PNL podem ser realmente eficazes para proporcionar essas verdadeiras mudanças de pensamento e no próprio comportamento das pessoas.

A partir daí, uma nova percepção da realidade é sugerida mediante à prática da PNL, uma vez que os indivíduos passam a ter maior controle da mente e, consequentemente, de suas ações. Passa-se a enxergar de outro modo as situações, focando nas soluções e não nos problemas.

Por meio de estratégias mentais e exercícios constantes e contínuos, a PNL auxilia qualquer pessoa a alcançar aquilo que busca, atingindo seus objetivos. Entende-se que qualquer um pode chegar aonde quiser, desde que consiga controlar seus próprios pensamentos e emoções.

Muito se ouve falar sobre a inteligência emocional, que nada mais é que o poder de controlar e dominar suas emoções, usando-as a seu favor. É exatamente o que sugere a PNL, que busca fazer com que você conheça suas próprias limitações e consiga dominá-las, não sendo levado por sentimentos ruins, passageiros e nocivos, como a raiva, a tristeza, o medo e a inveja.

Com a técnica, torna-se possível, ainda, entender a causa de suas angústias e identificar quais sensações e sentimentos a despertarão no seu cérebro. Esse entendimento é fundamental para que você desenvolva o tão sonhado autocontrole!

Impacto positivo e qualidade de vida: quais são os benefícios da PNL?

A opção por fazer um curso de Programação Neurolinguística pode trazer benefícios inestimáveis para seu dia a dia. Como já mencionamos, a técnica (que está cada vez mais em alta) é frequentemente buscada por consultores, gestores e executivos que desejam aumentar seu poder de influência e alavancar o sucesso em suas carreiras.

O reconhecimento e os ganhos profissionais, entretanto, não são os únicos fatores que motivam a prática da metodologia. A PNL consiste principalmente em ampliar a percepção das pessoas sobre seu comportamento e o comportamento do outro, potencializando o poder de escolha diante de diferentes situações.

Nesse cenário, entre os inúmeros benefícios da programação neurolinguística, podemos destacar:

  • tornar a comunicação pessoal mais influente e eficaz;
  • adquirir uma percepção ampliada sobre o comportamento dos outros;
  • controlar estados emocionais e pensamentos;
  • conquistar o desenvolvimento pessoal e tornar-se mais eficiente na vida profissional e pessoal;
  • ganhar mais precisão para vender produtos e serviços;
  • capacitar e auxiliar os filhos, companheiros e amigos a desenvolver uma saudável autoestima;
  • desenvolver a capacidade de influenciar pessoas;
  • superar medos e fobias;
  • posicionar o negócio para o crescimento e desenvolver habilidades gerenciais;
  • tornar-se um melhor atleta;
  • tornar-se um líder melhor e mais habilitado;
  • tornar-se um terapeuta mais bem-sucedido;
  • desenvolver a habilidade de motivar e inspirar equipes;
  • ser um melhor educador;
  • contribuir, de forma mais direta e enriquecedora, para o bem-estar da sua comunidade;
  • tornar-se mais amigável e compreensivo para consigo mesmo e para com os outros;
  • desenvolver a capacidade de solucionar conflitos interpessoais com mais facilidade e eficácia;
  • descobrir habilidades que você tem e não suspeitava, aprendendo a fazer a diferença em variados ambientes da sua vida;
  • ganhar mais controle sobre hábitos, modelos e processos inconscientes;
  • criar e fortalecer relacionamentos mais bem-sucedidos e frutíferos;
  • conseguir identificar e resolver importantes limitações inconscientes por meio de mudanças definitivas e instantâneas;
  • aprender a impulsionar e estimular recursos internos ou capacidades já existentes;
  • desenvolver mais facilidade e segurança a fim de adquirir novas habilidades, como dominar novas línguas;
  • ter mais foco em melhorar e se desenvolver em vez de focar apenas nos problemas;
  • melhorar a capacidade racional e criativa;
  • melhorar a habilidade retórica e de falar em público, aprendendo a utilizar a língua de maneira precisa e elegante.

Aplicações da técnica: quais são as principais?

Como é possível perceber a partir de seus múltiplos benefícios, a Programação Neurolinguística pode ser aplicada para qualquer finalidade. De fato, é frequentemente mais procurada por pessoas que desejam promover seu crescimento profissional e pessoal, e que, portanto, priorizam seu autodesenvolvimento.

A princípio, a PNL é uma poderosa aliada dos profissionais que lidam diretamente com o comportamento humano — e podem aplicar a técnica em atendimentos individuais ou em grupo). Na prática, no entanto, a metodologia traz resultados de sucesso nas mais distintas áreas. Conheça as principais a seguir.

Área de vendas

Quem atua na área de vendas pode se beneficiar enormemente das práticas da PNL. A técnica, como vimos, auxilia a desenvolver o poder de influência, a habilidade retórica, a confiança pessoal e, consequentemente, a capacidade de argumentação, o que ajuda a fechar muitos novos negócios e aumenta as chances de recomendação.

A PNL também ajuda os vendedores a identificar as demandas e motivações por trás da aquisição de serviços e produtos, permitindo desenvolver ligações mutuamente vantajosas com clientes.

Administração de negócios

A PNL também é uma ferramenta inestimável para atingir o sucesso no mundo corporativo. As técnicas da Programação Neurolinguística permitem uma melhor adaptação aos diferentes cenários e desafios da vida profissional, além de uma melhor postura de liderança, motivação da equipe e gerenciamento de crises no ambiente de trabalho.

Mentoring e Life Coaching

Vale lembrar que a PNL surgiu da própria aplicação à terapia, sendo, portanto, um recurso ideal para processos terapêuticos de qualquer espécie. Ensinando sobre controle mental e emocional, as estratégias de Programação Neurolinguística ajudam as pessoas a encontrarem as próprias soluções para seus dilemas, desenvolvendo autoestima, confiança e capacidade para lidar com conflitos interpessoais.

Relacionamentos

Sim, pessoas que desejam aumentar a qualidade de seus relacionamentos também constituem uma aplicação importante das técnicas de PNL. É importante notar que a metodologia auxilia a desenvolver uma maior compreensão do mundo do outro, além de melhorar a capacidade de comunicação. Tudo isso é um excelente arcabouço para desenvolver melhores relações amorosas, profissionais, sociais e familiares.

Carreira

Não apenas os administradores das organizações, mas colaboradores e profissionais de todas as posições podem potencializar suas habilidades com a PNL — com isso, tiram seus planos e sonhos do papel e constroem a carreira que tanto desejam.

Vale lembrar que, atualmente, o mercado demanda habilidades cada vez mais diversas e complexas: bom relacionamento interpessoal, habilidades de comunicação, marketing pessoal, capacidade de motivar colegas de trabalho, boa oratória, a necessidade de ser uma pessoa pronta para multitarefas. Enfim, a PNL tem ferramentas poderosas para ajudar com todas essas frentes.

Vida pessoal

Sim, quem está “simplesmente” em busca de paz de espírito e mais conexão e coerência na vida interior também encontra um caminho repleto de benefícios valiosos na PNL. Com a prática, o usuário aprende a gerenciar estados mentais e emoções com sabedoria, sempre se guiando em direção ao autoconhecimento, à valorização pessoal e a melhor conduta nos períodos de adversidade.

Qual o papel da PNL no trabalho?

Acima você pôde observar que a PNL é uma grande aliada em vários aspectos da sua vida pessoal, certo? Apesar disso, devemos dar atenção extra para essa importante técnica no mundo corporativo, que talvez seja onde ela seja mais eficaz.

Utilizando a programação neurolinguística é possível alavancar seus resultados como profissional — seja gerenciando suas metas ou criando novos relacionamentos com networking.

Para que você entenda melhor a eficácia da programação neurolinguística, abaixo falaremos mais sobre um dos principais pilares desse conhecimento, que é o sistema representacional.

Entendendo sua importância, rapidamente sua visão sobre o tema mudará.

Conhecendo o sistema representacional

O sistema representacional nada mais é do que o estudo de como o indivíduo processa e “transmite” as informações que ele recebe do ambiente.

Essencialmente, existem três grandes grupos de pessoas: as auditivas, as visuais e as cinestésicas. Cada uma deles apresentam características únicas que demonstram um aspecto importante da personalidade do indivíduo em questão.

As pessoas visuais, por exemplo, são aquelas que preferem aprender e assimilar novas informações através da sua visão. A comunicação desse grupo é recheada de gestos com as mãos durante a fala e de termos que são bem voltados para estética, como: bonito, brilhante entre outros.

Quanto as pessoas que apresentam o viés auditivo, essas preferem receber as informações do ambiente através de sons. Elas normalmente prestam mais atenção na voz e nos aspectos sonoros da interação e sempre se comunicam com clareza e com tons próximos do interlocutor.

Gestos são mais escassos, e normalmente os indivíduos com essa característica utilizam palavras e termos que sempre remetem para audição, como: está me ouvindo? Quer que eu repita? Escutou?

Por fim, existem as pessoas cinestésicas, que são aquelas que buscam sensações como fonte preferencial de captação e “transmissão” de informações do ambiente. Uma das mais comuns é a necessidade do tato, que pode ser no interlocutor, em algum objeto próximo ou em si próprio.

Esse último grupo utiliza termos que remetem às sensações que elas sentem no momento, como: estou com um pesar no peito ou a situação é bem pesada. Apenas para citar dois exemplos mais práticos.

Como esse conhecimento pode ajudar na sua vida profissional

Tendo domínio e entendimento do sistema representacional, fica mais fácil criar rapport com seus colaboradores.

Para quem não sabe, rapport é a capacidade de conseguir criar laços em um intervalo de tempo bem curto, isso auxilia na comunicação e até mesmo em novas parcerias que podem ser fundamentais para seu sucesso.

Com bom conhecimento da PNL é possível mediar conflitos, melhorar relacionamentos, se tornar um líder mais eficaz, conseguir melhor gerenciamento do seu pessoal e até mesmo melhor desempenho da sua equipe.

Para as carreiras que apresentam maior contato humano — como vendedores, empreendedores e artistas, por exemplo —, as possibilidades de crescimento são praticamente infinitas.

Quem domina esses conhecimentos quase sempre está no topo dos resultados e atinge a excelência no seu campo profissional por conta da sua empatia e capacidade de entendimento do próximo, seja ele um cliente ou não.

A PNL tem reconhecimento científico?

Muitas pessoas são céticas, então, vale dizer que a resposta é sim! A Programação Neurolinguística é reconhecida e respeitada por profissionais e pesquisadores de variadas áreas médicas. É interessante acrescentar, inclusive, que a medicina recorre cada vez mais à PNL como recurso complementar para curas e diagnósticos.

A PNL é indicada para qualquer pessoa? Existem contraindicações?

É importante ressaltar que, sim, a PNL pode trazer benefícios para absolutamente qualquer pessoa, não apresentando nenhum tipo de contraindicação. Em suma, qualquer um que deseje evoluir (pessoal ou profissionalmente) consegue extrair vantagens imensuráveis da Programação Neurolinguística.

Afinal, quem não deseja evoluir?

De forma geral, as ferramentas repassadas na PNL agem sobre todas as áreas da vida do indivíduo, munindo-lhe de recursos para dominar sua vida interior e melhorar cada vez mais como ser humano. Embora existam cursos com objetivos distintos, não há ninguém que não possa aproveitar os ensinamentos.

O que você está esperando para se desenvolver com a PNL?

Aonde você quer chegar? O que lhe impede de chegar lá?

Essas são reflexões básicas e muito importantes para que você consiga remodelar seu modo de pensar, conduzindo suas próprias atitudes de forma mais inteligente e sábia.

Muitas pessoas querem chegar mais longe na vida pessoal ou profissional, mas encontram dificuldades, seja porque são tímidas; porque não conseguem falar em público; porque não conseguem demonstrar espírito de liderança, porque são inseguras; ou simplesmente porque não se relacionam bem.

São vários os fatores emocionais que, de uma forma ou de outra, travam as pessoas, impedindo que sigam em frente e alcancem suas metas e objetivos.

Muitas vezes, para que um profissional obtenha muito sucesso naquilo que faz, é preciso que ele mude seu comportamento, a forma de pensar e a maneira de se relacionar com as pessoas.

Entretanto, nem sempre essas tarefas são fáceis. Tudo começa com nosso modelo mental. É ele que determina se somos mais explosivos, impulsivos, estressados, calmos ou ansiosos. Ele também revela como cada um reage diante de uma determinada situação.

A PNL, por sua vez, auxilia essas pessoas a trabalharem primeiro o aspecto psicológico, gerando uma mudança na forma de pensar e interpretar as dificuldades do cotidiano. A programação identifica, ainda, o modelo mental de cada um e de que forma ele impacta o nosso comportamento.

O importante é sabermos que qualquer pessoa pode alcançar a excelência e exercer com brilhantismo uma determinada função. É um trabalho que precisa ser feito de dentro para fora e que depende diretamente do nosso poder de autocontrole.

Desenvolvê-lo é uma tarefa complexa, mas perfeitamente possível.

Agora que você sabe o que é PNL, suas principais aplicações, objetivos e benefícios, chegou a hora de administrar sua vida e seguir no caminho da sua própria evolução pessoal e profissional.

Para prosseguir nessa trajetória, não deixe também de saber por que fazer um curso de coaching é a escolha certa para você!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE