CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Você sabe como equilibrar a vida pessoal e profissional?

Misturar a vida pessoal com a profissional é um hábito chamado blurring, e os brasileiros são líderes nisso. Embora pareça um desafio para muita gente, a verdade é que tem como equilibrar a vida pessoal e profissional. Essa questão inclui ter tempo para os dois aspectos do cotidiano e conseguir bons resultados em ambos.
Sem os cuidados necessários, uma atividade pode interferir na outra e gerar problemas diversos. Além da perda de produtividade e de motivação, há impactos físicos. O estresse, a ansiedade e até a Síndrome de Burnout são possíveis efeitos quando há um desequilíbrio nessas questões.
Para evitar tais quadros, o melhor é se preparar e garantir que cada aspecto tenha a sua importância. Para ajudar você, este post traz algumas dicas de como atingir o equilíbrio. Confira!

Organize a sua agenda

Como equilibrar a vida pessoal e profissional sem organização? Não dá! Diante do caos, é muito difícil dar conta de todas as obrigações. Ao final do dia, você termina com a sensação de que não alcançou o que desejava.
Então, comece pela organização da sua agenda. Planeje como serão os próximos dias e até a semana inteira, se for possível. Defina as obrigações, como reuniões no trabalho, apresentações e entregas.
Na vida pessoal, anote todos os compromissos, mesmo que pareçam pequenos. Ao criar uma rotina bem estruturada, cada atividade importante tem a sua hora para ser realizada e é mais fácil alcançar o equilíbrio.

Defina prioridades

Você sabia que a multitarefa não é a melhor saída? Apenas 2% da população consegue sucesso nessa abordagem. Os outros 98% lidam com a perda de produtividade em até 40%, quando a intenção era obter o efeito oposto.
Para evitar esse comportamento, o melhor é definir prioridades. Isso ajuda a estabelecer uma ordem de tarefas e fica fácil executar cada uma em um ritmo constante e adequado. Note, entretanto, que se tudo é considerado urgente, nada é crítico. Tenha o cuidado de fazer uma boa avaliação para identificar o que, de fato, deve ser feito primeiro.
Tarefas que demoram menos que três minutos devem ser executadas imediatamente, como responder a um e-mail rápido. Diante das mais longas, por outro lado, é melhor começar pelas complexas. Assim, você elimina as principais dificuldades logo de cara e segue com o seu dia de maneira equilibrada.

Estabeleça limites

Existe a tendência de valorização do esforço e até da compulsão por trabalho. Muita gente se assume viciada em conquistar resultados e, frequentemente, isso é visto de forma positiva. No entanto, o exagero nunca é o caminho para o equilíbrio.
Para alcançar uma vida balanceada é essencial estabelecer alguns limites. Defina, por exemplo, quais são os horários em que você precisa se concentrar nas atividades profissionais ao máximo, sem interrupções. Assim, fica fácil cumprir a lista de tarefas.
Ainda mais importante, estabeleça horários para parar de trabalhar e se desligar das funções profissionais. Defina quais momentos do dia e da semana serão dedicados somente à sua área pessoal, pois isso ajuda a conquistar o melhor desempenho.

Conheça os seus ciclos de atividades

Quando o assunto é como equilibrar a vida pessoal e profissional, não existe uma receita única, especialmente em relação aos horários. Cada pessoa tem hábitos e mesmo um organismo que atua de forma diferente. Para explorar isso a seu favor, conheça quais são os seus ciclos de atividades.
Há quem prefira acordar mais cedo e praticar exercícios físicos antes do começo da jornada, enquanto outros optam pelo descanso do almoço ou para o período após o expediente. Na hora de trabalhar, há quem se dê melhor com vários intervalos, mas outros preferem estabelecer rajadas produtivas.
Só você pode dizer o que funciona na sua realidade. Portanto, não deixe de avaliar esses aspectos para conseguir criar uma rotina que realmente ajude a obter a desejada harmonia.

Foque no que importa

Por mais difícil que pareça, também é essencial evitar a procrastinação. Dedicar-se a tarefas pouco relevantes consome tempo, energia e atrapalha o seu objetivo de balancear corretamente o cotidiano.
Veja, por exemplo, quantas horas você passa nas redes sociais. A menos que trabalhe com isso, realmente vale a pena gastar horas com a atividade? Em vez de ficar em frente ao computador, por que não realizar programas diferentes com a família?
Com o trabalho, é a mesma coisa. Use a tecnologia para automatizar o que for viável, delegue ou divida tarefas dentro do possível e direcione a atenção para o que oferece mais resultados. Ao agir de um jeito estratégico, o seu dia é aproveitado ao máximo.

Não permita que um assunto invada o outro

Com a tecnologia, é comum ver quem não consegue se desligar da carreira mesmo após chegar em casa ou durante a folga. O contrário também vale. As pessoas ficam atentas ao que acontece no âmbito particular, ainda que estejam no horário de trabalho.
O resultado não poderia ser diferente: a perda de produtividade e a falha em como equilibrar a vida pessoal e profissional. Para lidar com isso, o melhor é evitar que um assunto invada o outro.
Tente não se preocupar com problemas pessoais no horário de trabalho, exceto se forem urgentes — e vice-versa. Ao deixar as áreas bem delimitadas, você sofre menos com a influência entre elas.

Mude o seu mindset

Já sentiu que o seu dia precisava ter mais que 24 horas? Acredita que não há tempo o suficiente para cumprir com as necessidades? Acha que atingir a máxima produtividade não é viável?
Se tiver respondido “sim” para qualquer uma ou para todas essas perguntas, você sofre com crenças limitantes. Essa mentalidade ou mindset faz com que não atinja todo o seu potencial. No final, o balanço entre os diferentes aspectos da vida sai prejudicado porque você não pensa sobre isso da forma correta.
Um bom jeito de imprimir as mudanças necessárias é agir quanto a esse aspecto. Utilizar técnicas de programação neurolinguística (PNL) ou recorrer ao coaching são possibilidades para garantir que a sua mente esteja alinhada com a proposta correta.

Evite a cobrança excessiva

Antes de conquistar o sucesso nesse equilíbrio, é comum bater aquela frustração por não ter tempo o bastante para cuidar de você, da família ou da carreira. Mesmo com as modificações sendo colocadas em prática, o resultado não é imediato — e as cobranças são inevitáveis.
Em vez de sentir que não está seguindo pelo caminho certo, entenda que a mudança acontece de forma gradual. A construção de novos hábitos leva tempo e exige disciplina. Então, não desanime.
Na hora de definir metas e de implementar as transformações, mantenha os pés no chão. A ambição em excesso logo no começo pode levar a resultados abaixo do esperado, o que gera desmotivação. O ideal é jogar limpo com a sua mente sobre o que é possível fazer de cada vez para, então, consolidar os efeitos desejados.
Cumprir essa missão requer muita dedicação e força de vontade, mas é um processo que pode se tornar mais simples quando se tem a orientação adequada. Com as nossas dicas de como equilibrar a vida pessoal e profissional, você está no caminho certo para colocar o seu cotidiano em ordem com maestria.
Se quiser conquistar uma performance ainda melhor, veja qual é a relação entre equilíbrio emocional e carreira.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE