CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Saiba agora como falar em público e melhorar sua oratória

Falar bem em público é essencial para quem deseja influenciar e ter bons argumentos em uma reunião de trabalho. Essa competência também é útil para se sair bem em entrevistas de emprego ou fechar boas negociações, entre outros casos.

A oratória é considerada uma poderosa ferramenta para o convencimento e entretenimento do público, seja ele composto por uma ou milhares de pessoas. Mas, por vezes, pode ser impossível prever quando uma situação de apresentação acontecerá.

Um potencial cliente ou parceiro pode surpreender e aparecer sem avisar, assim como oportunidades de trabalho surgem em horas inesperadas. Portanto, saber como falar em público pode salvar a pele de qualquer um nas mais diversas situações. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas e técnicas para que você aprimore o diferencial da oratória. Continue a leitura e confira! 

Treine bastante suas falas

Quando a apresentação tiver data e hora marcadas, é fundamental que você esteja bem preparado. Uma das principais chaves para falar para grandes públicos é treinar e praticar seu discurso entre um pequeno grupo de pessoas ou até para si mesmo.

Caso não tenha tempo de treinar todo o discurso, o interessante é que foque na introdução. No momento de controlar seus nervos, ela é o ponto-chave. Os níveis de ansiedade caem significativamente após alguns minutos de apresentação, pois você vai se habituando às pessoas e tomando confiança naquilo que é repassado a elas. 

A sensação de ser observado pode causar estranhamento em alguns. No entanto, com um bom treinamento e tendo a certeza do que está falando, esse sentimento é reduzido de maneira considerável. 

Seja você mesmo

Uma das principais razões para o sucesso de um discurso é acreditar naquilo que se diz. Saber o que quer transmitir e conhecer seu público é o mais importante para a construção de um bom debate, que deixe as pessoas interessadas no que está sendo dito. 

A partir do momento em que as pessoas identificam sua intenção de transmitir algum tipo de conhecimento, elas se concentram apenas no que é falado, sem julgar ou analisar você como pessoa. Essa troca de interesses acalmará seus ânimos, alimentando a confiança com a qual você propaga seu discurso. 

Pratique mindfulness

Em algumas situações, você já se pegou perdido no que queria dizer, sem ter um foco em determinado assunto? Às vezes, é difícil manter-se atento com tantos estímulos ao redor, principalmente em grandes eventos.

Para aprimorar a atenção plena, a técnica de mindfulness pode ser uma ótima opção. Simples, ela vem ganhando cada vez mais adeptos. Em sua essência, tal prática faz com que você esteja presente da maneira mais consciente possível, ajudando a trabalhar o não julgamento, a paciência e o relaxamento. 

Ao longo do período em que estiver praticando essa técnica, é possível aumentar seu poder de concentração e foco, aliviar o estresse e se tornar mais empático. Isso contribui significativamente para sua oratória, pois, além de estar mais tranquilo para discursar, você terá controle do que quer transmitir, sem perder o “x da questão” e deixando as pessoas interessadas. 

Gere rapport com o público 

Você já ouviu falar em rapport? A palavra de origem francesa consiste em uma técnica que deixa os relacionamentos mais próximos e harmoniosos, com pessoas e grupos entendendo seus sentimentos e ideias, além de manter uma boa comunicação.

Trata-se de uma excelente tática para quem deseja aprender como falar em público. Ela possibilita encontrar uma relação de sintonia e empatia entre as pessoas, com a construção de relacionamentos concretos e baseados em discursos verdadeiros.

Conseguiu associar todos os benefícios acima a uma boa oratória? O rapport é uma das maneiras mais eficientes de gerar confiança em um diálogo e conduzir a plateia ao caminho adequado, dentro daquilo que você quer transmitir, aprimorando o relacionamento e estabelecendo um contato positivo de maneira instantânea. 

Tenha um bom português

Ter atenção com o português é essencial se você quer aprimorar suas técnicas para falar em público. Cada erro gramatical pode representar um espectador que não prestará mais atenção em seu discurso. Portanto, escreva seu texto e corrija-o muitas e muitas vezes, sempre que achar necessário. 

Para facilitar ainda mais e fugir de qualquer problema, simplifique o vocabulário utilizado. Independentemente do nível da plateia, se sua mensagem for de fácil compreensão, ela ficará mais confortável com você. 

No entanto, tenha cuidado. Você não precisa agir de maneira robotizada, por receio de errar. É normal cometer alguns deslizes durante o discurso: o problema é quando os erros tornam-se recorrentes. 

Respire fundo e sorria

Há dois grandes problemas de entonação capazes de prejudicar uma apresentação:

  • uptalk — quando as afirmações soam como perguntas;
  • vocal fry — quando a voz está baixa e falha, principalmente no final de cada frase.

O grande segredo para contornar esses obstáculos é respirar fundo! A respiração afeta diretamente o modo como a voz soa. Respirando fundo, é possível projetar uma voz forte para um auditório lotado.

Além disso, sorria! O poder do sorriso não pode ser subestimado, principalmente em grandes apresentações. Ele é capaz de deixar sua voz mais acolhedora (e o público, mais interessado). 

Saiba dar ritmo ao seu discurso

O controle da velocidade e do tom de voz transmite a sensação de autoconfiança para a plateia. Passar rápido demais pelo discurso planejado é uma armadilha comum, que pode deixar um tempo de sobra e resultar em um espaço vazio no final da sua fala.

Repare que os oradores profissionais são lentos ao transmitirem suas ideias. Assim, o público fica ansioso para o final de cada frase. 

Saiba, ainda, usar o silêncio a seu favor. Controle a vontade de falar sem parar e de preencher cada silêncio com palavras aleatórias. As pausas são essenciais para um bom ritmo no discurso — portanto, não as evite!

Evite erros comuns e busque ajuda profissional

Alguns erros devem ser evitados para quem deseja falar em público. Entre eles, estão:

  • o descontrole emocional;
  • a tensão;
  • a falta de preparo — tendo como consequência o famoso “branco”;
  • os gestos mecânicos e a ausência de um olhar para o público.

Ao seguir nossas recomendações, todas essas falhas passarão longe de seus discursos. Além disso, uma boa dica é contar com uma ajuda profissional, como a do coach, para aprimorar suas técnicas. Ele contribuirá para que você saiba, de maneira prática e segura, fisgar a atenção do público.

Viu só como falar em público não é tão difícil assim? Aprimorando e conhecendo algumas técnicas, é possível envolver a plateia no discurso que deseja transmitir e sair-se bem em todas as situações que exigem um pouco de tranquilidade ou confiança. 

Agora que você já sabe como aprimorar sua oratória, que tal conhecer a importância do autoconhecimento profissional? Boa leitura!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE