CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como a inteligência emocional pode ser desenvolvida?

Todos os dias somos testados e desafiados. A grosseria do chefe, a estupidez do colega de trabalho, a impaciência do companheiro e até a pirraça dos filhos. Cargas enormes de estresse que, quando absorvidas, afetam diretamente e negativamente as nossas vidas.

É preciso autocontrole e muita sabedoria para reagir a determinadas situações de forma pacífica, sem prejuízos maiores às relações interpessoais. Uma tarefa nada simples, mas totalmente possível quando compreendemos a importância de desenvolver a nossa própria inteligência emocional.

Saber lidar com suas emoções e, principalmente, com as emoções das pessoas que convivem com você é primordial para a saúde dos relacionamentos. Mas como ser uma pessoa emocionalmente inteligente? De que forma a inteligência emocional pode contribuir na condução das suas relações e da sua própria vida?

Essas e outras perguntas foram respondidas nesse post preparado especialmente para você. Leia e entenda como é possível ter sucesso na vida pessoal e profissional a partir do desenvolvimento da sua inteligência emocional.

Entenda a inteligência emocional

Antes de irmos às dicas, faz-se necessário explicar, de forma breve, o significado da inteligência emocional, também muito discutido por estudiosos da Programação Neurolinguística (PNL).

O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita aos indivíduos compreenderem e controlarem suas próprias emoções, tanto as positivas quanto as negativas, como a raiva, a inveja e a insegurança, desenvolvendo o autoconhecimento. Uma pessoa emocionalmente inteligente aprende a agir no tempo certo, identificando o melhor momento para iniciar uma discussão e, principalmente, a hora certa de encerrá-la, por exemplo.

De forma resumida, pode-se dizer que inteligência emocional nada mais é que a habilidade de lidar com sentimentos, tanto os seus quanto os das pessoas ao seu redor, evitando conflitos e superando barreiras.

Aliás, uma grande vantagem das pessoas com inteligência emocional desenvolvida é justamente a capacidade de seguirem em frente e se reerguerem diante de obstáculos, desilusões e decepções.

Confie na sua capacidade

O primeiro passo para desenvolver a sua inteligência emocional é acreditando no seu próprio potencial e elevando a sua autoestima. Lidar com o outro não é algo simples, e se torna ainda mais complexo quando você se sente insegura ou inferior. Por isso, posicione-se sempre que sentir necessidade.

Evitar uma discussão não significa se calar sempre, mas falar estritamente o que precisa ser dito, no momento certo, com segurança, firmeza, mas, acima de tudo, respeito.

A autoestima está diretamente ligada à inteligência emocional, uma vez que reflete a nossa capacidade de lidar com os desafios da vida. Por isso, trabalhe-a enxergando e valorizando suas próprias qualidades.

Aprenda a lidar com a raiva

A raiva, assim como outros sentimentos negativos, é absolutamente nociva às relações. Falamos e fazemos coisas das quais nos arrependemos poucos segundos depois, e é justamente para evitar essa impulsividade que devemos nos preocupar em desenvolver nossa inteligência emocional.

Sempre que se sentir tomada pela ira, respire fundo e conte alguns segundos. Se possível, se afaste de tudo e todos e fique um tempo sozinha. Coloque os pensamentos em ordem e, só com a cabeça fria, preocupe-se em conversar para tentar solucionar o problema.

O ápice da inteligência emocional é saber identificar o momento certo de falar e o momento certo de se calar.

Saiba ouvir

Ouvir o outro, mesmo quando acreditamos estar com a razão, é importante para que possamos colocar fim a uma briga ou discussão, ou até mesmo evitá-las. Não podemos obrigar o outro a pensar como a gente. As pessoas podem ter opiniões distintas sobre um mesmo fato e não há nada de errado nisso.

Mais importante que estar certa sempre, é ser suficientemente madura e sábia para ouvir e compreender opiniões divergentes das suas.

Coloque-se no lugar do outro

Quando conseguimos nos colocar no lugar do outro, torna-se mais fácil evitar brigas. É fato que reagimos de maneiras diferentes a uma mesma situação. E é errado exigir que o outro reaja da mesma forma que você reagiria. Esperar demais das pessoas é um grande erro e só traz frustrações. Por isso, ao se decepcionar com a atitude do outro, reflita sobre os possíveis motivos que o levaram a agir daquela forma.

Pode até soar estranho, mas é importante tentar compreender o outro mesmo —  ou principalmente —  quando sua atitude parece totalmente incompreensível.

Identifique seus próprios sentimentos

Essa tarefa é bastante complicada. Mas saber o que você está sentindo é primordial para controlar suas emoções. A partir do momento que conseguimos ter esse discernimento e pensar “estou tomada pelo ódio e preciso respirar”, conseguimos, de forma muito mais natural, identificar a melhor maneira e o melhor momento para agir.

Esteja atenta às situações que lhe despertam certos sentimentos negativos, como a ira, e, sempre que possível, tente evitá-las.

Seja otimista e aprenda a lidar com situações adversas

Encare qualquer desafio com uma visão otimista. Não se desespere ao se deparar com obstáculos. Eles existem e vão existir sempre. Entenda que para tudo existe uma solução e, antes de tomar qualquer decisão, pense no lado positivo de determinadas situações. Sim, sempre existe um lado positivo!

Se as coisas não estão indo como você planejou, apenas espere com paciência e muita positividade. Treine sua mente a identificar o lado bom de cada situação, além de ser grata por cada conquista. E, por fim, não perca tempo se lamentando.

Preocupe-se mais com você

A inteligência emocional é completamente capaz de transformar relações, tornando-as maduras, equilibradas e mais saudáveis. Todavia, mais importante que cuidar das relações, é cuidar de sua própria saúde mental. Você só construirá relações realmente sólidas se mantiver sua mente em equilíbrio. Sinta-se bem. Ame-se. Reconheça seu próprio valor e suas virtudes. Só assim você conseguirá viver em paz e fazer bem às pessoas que convivem com você.

Agora que você já sabe como desenvolver sua inteligência emocional, coloque em prática essas dicas nos ambientes familiar, social e profissional e veja que controlar suas próprias emoções pode ser fundamental para equilibrar não só suas relações, como também a sua mente, evitando conflitos internos e externos.

Lembre-se: Para se tornar uma pessoa emocionalmente inteligente, você só depende do seu próprio esforço e força de vontade.

Desenvolver a inteligência emocional tem a ver com desenvolver habilidades do cérebro. Dessa forma, confira nosso outro artigo e descubra o que é a PNL e sua importância. Boa leitura!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE