CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Entenda a diferença entre coaching e PNL!

Perceber as nossas capacidades nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas não conseguem identificar quais são de fato os seus talentos. Para isso, existem técnicas eficazes, como o cocaching e o PNL.
Além de contribuírem para o crescimento pessoal e profissional, essas técnicas permitem o questionamento, liberta de pensamentos e memórias negativas, bem como possibilita o progresso no contexto desejado — no trabalho ou nas relações interpessoais.
E você, conhece as diferenças existentes entre as técnicas de coaching e PNL? Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda quais são. Boa leitura!

Entenda o que é a PNL

Desenvolvida pelo linguista e autor americano John Grinder, a Programação Neurolinguística (PNL) começou a ser estudada na Califórnia. O método ainda está em constante desenvolvimento, mas seu objetivo principal é basicamente estabelecer maneiras para que o cérebro seja utilizado da melhor forma possível.
Vamos a um exemplo prático: o indivíduo deseja obter excelência em seu processo de atuação profissional. Para isso, é necessário desenvolver e direcionar faculdades mentais para que se cumpra esse objetivo. Dessa forma, ele pode utilizar o método PNL para adquirir o máximo de sua capacidade nesse quesito, a partir da necessidade de entender modelos comportamentais e linguísticos.

Os benefícios da PNL

A seguir, apresentamos os principais benefícios de quem passa pelo método da PNL. Confira!

Distinção entre o real e o imaginário

Caso não seja exercitada da forma correta, a mente humana pode enfrentar dificuldades para diferenciar o que é real e o que é imaginário — quando traumas de infância impedem com que a pessoa desenvolva em alguns aspectos de sua vida pessoal ou profissional, por exemplo.
Com a PNL, é possível trabalhar essa distinção, utilizando ferramentas que orientam os pensamentos de uma maneira favorável.

Construção de padrões comportamentais

A PNL acredita que, se algum líder consegue se estabelecer e ter excelência em sua área de atuação, qualquer pessoa que deseja atingir esse nível também pode ter essa capacidade. Sendo assim, o método estabelece padrões comportamentais a serem seguidos, permitindo que o indivíduo se espelhe em hábitos e comportamentos para atingir essa excelência.

Maior domínio do próprio comportamento

Ao se espelhar no comportamento de um líder influente, automaticamente o indivíduo terá um maior domínio sobre o seu próprio modo de lidar com as situações. Isso permite maior foco, mais concentração, além de lidar mais facilmente com as adversidades diárias.

Melhor identificação de metas e objetivos

Obviamente, é necessário estabelecer metas e objetivos que possam ser cumpridos a partir da PNL. Dessa forma, a pessoa terá uma noção clara sobre onde deseja chegar.
Muitas vezes, apenas ter excelência em sua área profissional não é suficiente. É desejável alcançar uma promoção ou até um novo cargo, por exemplo. A partir disso, o método vai permitir uma melhor identificação dos quesitos necessários para o desenvolvimento profissional e/ou pessoal.

Desenvolvimento de hábitos de sucesso

Conforme abordado, quem passa por esse método tem como fonte uma figura inspiradora que, a partir dos seus hábitos, traça estratégias para garantir a excelência. Assim, a PNL permite que o indivíduo possa reproduzir padrões de sucesso por grandes líderes que já conquistaram os objetivos desejados.

Saiba o que é coaching

Agora que você já sabe sobre o que é a PNL, chegou o momento de entender sobre o coaching. A palavra vem do inglês coach, um meio de transporte antigo — é aquilo que vai levar a pessoa de um lugar ao outro, a um destino desejado.
Bastante semelhante com o PNL, o objetivo principal é desenvolver as capacidades e habilidades da pessoa para conquistar um objetivo de forma mais rápida. A técnica surgiu por volta dos anos 1850, quando alunos tinham em suas universidades uma figura para ser o seu tutor e contribuir para o bom desempenho em provas e exames.
Portanto, essa técnica permite o indivíduo desenvolver algum aspecto de sua vida, seja pessoal ou profissional, por meio de questionários estruturados, que auxiliam nas mudanças necessárias.

Os benefícios do coaching

Confira, a seguir, quais são os principais benefícios do coaching.

Maior produtividade

O coaching permite que o indivíduo possa gerir o seu tempo de maneira mais eficaz, focando naquilo que é necessário para o sucesso de seus objetivos. Dessa maneira, promove o aumento da produtividade, até mesmo para aquelas tarefas que nem sempre trazem um retorno, pois serão melhor planejadas.

Identificação de limites e bloqueios

Uma das principais vantagens de ser submetido a essa técnica está na identificação de limites e bloqueios que impedem o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo. Tudo aquilo que afeta a vida pessoal ou profissional é avaliado para que sejam traçadas estratégias para amenizá-lo, permitindo que o objetivo seja alcançado de maneira mais eficaz.

Aprimoramento de habilidades

Além de eliminar esses bloqueios da vida das pessoas e desenvolver habilidades que os indivíduos sequer sabiam que era possível adquirir, o coaching também contribui para aprimorar as competências que já existem. Em um cenário profissional, por exemplo, essa característica é essencial para conquistar os seus planos e objetivos.

Fique por dentro da diferença entre coaching e PNL

Ao entender esses conceitos, fica mais fácil explicar sobre a diferença existente entre coaching e PNL. Você deve ter percebido que são técnicas bem parecidas. De tão semelhantes, a PNL pode ser utilizado dentro de um processo de coaching.
Sendo assim, a diferença existente entre elas está no fato de que o coaching é um método mais amplo, que utiliza a PNL para ajudar o indivíduo atingir os seus objetivos. Caso ele não tenha o foco necessário, não sabe como otimizar atitudes e mudar comportamentos, o profissional de coaching vai atuar justamente nesse processo para que essas transformações aconteçam.
Nesse artigo, você pôde entender sobre o significado de coaching e PNL, as diferenças entre eles e como isso pode contribuir para o seu desenvolvimento. A partir dessa leitura, é possível perceber como as habilidades podem ser desenvolvidas em prol de um objetivo, além de compreender de maneira mais precisa como os objetivos podem ser alcançados por meio de técnicas já estudadas e comprovadas.
Para se aprofundar no assunto, continue no blog e entenda mais sobre o que é a PNL e a sua importância.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE