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A importância da cultura organizacional nas empresas

Dentre os fatores que tornam uma empresa bem-sucedida, o alinhamento da equipe com os objetivos e os valores do negócio certamente é um dos mais importantes. Afinal de contas, não há como negar a importância de diretrizes que orientem todos em um propósito comum — estamos falando, em outras palavras, do papel de uma cultura organizacional sólida.
Para entender a dimensão do assunto, basta pensar em uma das empresas mais relevantes do mundo, o Google, que se destaca por sua forte cultura interna. Definindo o modo como os funcionários vão encarar a empresa e sua atuação dentro dela, a cultura organizacional reúne as crenças, comportamentos, hábitos e valores morais e éticos que guiam um negócio, tanto no ambiente interno quanto no mercado.
A seguir, saiba mais sobre a importância e os benefícios desse aspecto para as organizações e de que forma a neurossemântica traz contribuições valiosas para o processo. Acompanhe!

Qual a importância e os benefícios da cultura organizacional?

Como mencionamos, a estruturação de uma cultura organizacional forte é uma verdadeira bússola que agrega todas as crenças, valores e princípios da atuação de um negócio. Ao criar uma coerência entre a liderança e os funcionários, que engloba todos os processos de trabalho, essa diretriz contribui para criar uma imagem positiva da empresa no mercado, impulsionando seu crescimento.
Com uma base sólida que alinha a equipe nos mesmos princípios, torna-se muito mais fácil conquistar as metas e resultados desejados, assim como se recuperar de possíveis crises que atinjam a empresa. Produtividade, motivação e união de todo o quadro de funcionários também são consequências naturais de uma cultura interna bem definida.
Dentre os principais benefícios do estabelecimento de uma conduta comum nas organizações, podemos citar os seguintes.

Seleção de talentos mais acertada

Ao determinar comportamentos e valores que definem o estilo de trabalho da empresa como um todo, é mais fácil também atrair os talentos mais compatíveis com o perfil desejado, agregando funcionários que ofereçam não apenas expertise, mas também alinhamento com os princípios do time. Com os conceitos da cultura organizacional, nesse sentido, as chances de contratar pessoas que acreditam nas ideias da empresa e que se adaptarão mais facilmente são maximizadas.

Mais engajamento do time

Um dos efeitos mais valiosos do fortalecimento da cultura organizacional é a criação de um “sentimento de pertencimento” no time. Com valores que norteiam e identificam o trabalho específico da empresa, os funcionários realmente “vestem a camisa” do negócio no dia a dia e entendem sua importância fundamental no todo, potencializando seu engajamento.

Criação de um ambiente de trabalho positivo

Ao definir valores de respeito e colaboração mútuos, a cultura organizacional também contribui para criar relacionamentos positivos e transparentes no dia a dia, possibilitando que o ambiente de trabalho seja mais agradável e leve para todos. Vale destacar que um clima corporativo pesado e negativo traz sérias consequências para a saúde e o desempenho dos colaboradores, culminando até mesmo na síndrome de burnout.

Mais retenção de talentos

Assim como contribui para a melhoria na atração de talentos, todo o engajamento promovido pela cultura organizacional também impacta na retenção dos mesmos. Ao integrar um time coeso, unido e que respeita valores comuns que incentivam o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, os melhores funcionários do negócio são motivados a fazer carreira na organização.

Qual o papel da neurossemântica na cultura organizacional da empresa?

Você já ouviu falar em neurossemântica? Trata-se de uma metodologia que elevou a Programação Neurolinguística — PNL a novos níveis, sendo um desdobramento dessa última. Fundada pelo Dr. L. Michael Hall, o estudo se dedica à relação entre as atividades neurológicas (neuro) e os significados (semântica).
Abordando os significados que concedemos aos eventos de nossa vida, a neurossemântica é capaz de produzir grandes transformações no complexo mente-corpo-emoção, fazendo com que o indivíduo esteja apto a comandar toda sua criação mental a favor do alcance do melhor dos seus potenciais.

Neurossemântica aplicada aos negócios

Não por acaso, ao lado de diversos conceitos da neurociência, a neurossemântica tem sido aplicada com sucesso nas organizações. Vale lembrar, ainda, de que ela também é uma importante ferramenta nas mentorias de coaching, consultorias e liderança.
Focada em libertar as habilidades mais brilhantes de cada indivíduo, a neurossemântica permite que cada um otimize seu desempenho na busca de suas metas e propósitos. Cada vez mais utilizada por gestores de negócios de todos os portes e segmentos, esse campo de estudo está diretamente relacionado à cultura organizacional das empresas, oferecendo técnicas que ajudam a identificar potenciais inatos nos colaboradores e possibilitando que o time possa focar em construir seu próprio desenvolvimento.
Nesse cenário, ao promover treinamentos baseados em neurossemântica para a equipe, as lideranças podem moldar a excelência nos negócios, disseminando uma cultura que motive a autorrealização, contribua para um ambiente de trabalho positivo e mantenha todo o time focado nos objetivos.

Quais são os componentes da cultura organizacional?

  • valores compartilhados: estabelecem qual é o padrão de comportamento da empresa, incluindo a filosofia do negócio e os princípios que norteiam o dia a dia de trabalho;
  • artefatos: são todos os itens concretos da organização, a exemplo da própria decoração do negócio, os produtos e serviços comercializados, o organograma e o nível de formalidade;
  • histórias: são os eventos do passado importantes para uma empresa, que devem ser transmitidos para corroborar as práticas do presente e auxiliar a ultrapassar momentos de crise;
  • símbolos materiais: definem qualquer mensagem que a empresa comunica por meio de meios não-verbais. Incluem a própria arquitetura e o espaço físico da empresa (salas amplas ou menores, ambientes fechados ou abertos, estações de trabalho etc.), que influenciam nas relações e até nos comportamentos do time;
  • pressuposições básicas: trata-se de crenças e impressões inconscientes que, ao longo do tempo, são captadas pelas pessoas. Frequentemente, elas são transmitidas pelas histórias, rituais, linguagem e símbolos;
  • linguagem: cada empresa tem uma. Ela está definida no vestuário, nos equipamentos e processos que criam o ambiente de trabalho. Ao aprender e aplicar a linguagem do negócio, cada funcionário auxilia a passá-la para frente;
  • rituais e cerimônias: os eventos e momentos de integração/descontração promovidos pela organização são exemplos desse componente. Contribuem para aumentar a motivação do time e melhorar as relações interpessoais, essas ocasiões também são grandes fortalecedoras da cultura organizacional.

Ao consolidar uma identidade única que é marca da empresa, a cultura organizacional sintoniza o time, define padrões positivos de comportamento, maximiza os resultados e motiva as lideranças e os funcionários a desenvolverem ao máximo seus potenciais — principalmente quando há o apoio de técnicas inovadoras da neurossemântica.
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