CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Relações interpessoais: entenda o que são e como melhorá-las

Quando Aristóteles afirmou, por volta do século IV a.C., que o homem é um ser social, certamente ele não considerou muitos dos impasses originados das relações interpessoais. Entretanto, é compreensível que o filósofo grego não acertasse tudo, afinal, boa parte desses problemas são fruto do estilo de vida agitado da modernidade.

De modo geral, ansiedade, conflitos internos, nervosismo e dificuldades de se relacionar levam várias pessoas a buscar maneiras de criar vínculos emocionais estáveis umas ou com as outras. Afinal, esse é um verdadeiro exercício diário para conviver em sociedade.

 A seguir, abordamos um pouco mais sobre relações interpessoais e alguns meios de desenvolvê-las. Boa leitura!

Afinal, o que são relações interpessoais?

Os relacionamentos interpessoais são todas as formas de interação entre pessoas que têm um ponto em comum para criar algum vínculo. Elas estão relacionadas ao modo como lidamos e reagimos a esses momentos de conexão, reações essas que variam de acordo com o contexto em que estamos inseridos.

No meio profissional, por exemplo, o relacionamento com os colegas de trabalho segue uma dinâmica bem diferente das relações pessoais. Entender como melhorá-las é uma grande oportunidade de manter a postura adequada entre esses ambientes e desenvolver a capacidade de mostrar o melhor de si em cada um deles.

Porque desenvolvê-las?

As vantagens de desenvolver a habilidade para manter boas relações interpessoais podem ser resumidas em alguns pontos principais. São eles:

Abrem portas na sua vida profissional

Hoje, a boa comunicação é uma competência valiosíssima para o mercado de trabalho. Independentemente do ramo, as empresas procuram pessoas que se adaptam facilmente a grupos adversos e que consigam obter bons resultados a partir disso.

Manter bons relacionamentos profissionais é um ponto positivo para todos. Dessa forma, não só o ambiente de trabalho fica mais produtivo e agradável, como também esse é um fator positivo para criar um networking que tenha o potencial de trazer novas oportunidades para a carreira.

Trazem novas experiências

É inevitável não perceber o destaque daqueles que se comunicam bem com outras pessoas. Afinal, quem não gosta de ser tratado cordialmente?

Se você procura vivenciar novas experiências, tanto por meio da carreira quanto na vida pessoal, a habilidade de se conectar com pessoas e estabelecer vínculos emotivos pode ser uma característica de destaque, seja em um processo seletivo ou um encontro informal — de onde, às vezes, saem oportunidades inesperadas.

Otimizam a sua visão de mundo

O estímulo à capacidade de lidar com outras pessoas, é uma chance de se libertar de paradigmas e preconceitos que as impedem de crescer como profissional e ser humano. Trata-se de tornar a sua visão de mundo mais sensível a problemas que não sejam seus e, assim, conseguir se relacionar melhor.

Essa é uma habilidade interessante a qualquer profissional, pois, lidar com opiniões divergentes e até ofensivas é uma realidade em todos os ramos, o que exige uma postura paciente e conciliadora.

Como desenvolver essas relações?

Simples atitudes praticadas diariamente podem provocar mudanças positivas nas suas relações interpessoais. Abaixo, confira algumas delas:

Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo contínuo e complexo. Afinal, nem sempre as pessoas estão dispostas a mudar de opinião facilmente. Por outro lado, é um processo extremamente necessário para melhorar o relacionamento com os outros indivíduos.

Isso porque, para respeitar o outro, é preciso aprender a ter respeito por si mesmo primeiro. Como você vai permitir que outra pessoa lhe conheça e estabeleça um vínculo com um ponto em comum, se nem você mesmo sabe do que gosta ou não? Parece clichê, mas é um ponto de partida essencial.

Se você consegue compreender a si mesmo, certamente será mais fácil tolerar e saber como lidar com outras pessoas.

Seja um bom ouvinte

Esteja aberto a ouvir o que a outra pessoa tem a dizer sobre determinado assunto. Isso mostra a ela que você se preocupa, de fato, em considerar opiniões além da sua. Em uma interação, até mesmo as expressões corporais indicam o quão engajado você está na conversa.

Além de procurar concordar com as afirmações apresentadas e emitir opiniões a partir do que você escuta, mantenha-se atento à conversa por meio do olhar fixo, evite fazer movimentos repetitivos que demonstrem insegurança e cruzar os braços, o que pode ser interpretado como uma ação de desconforto.

É perceptível que a outra pessoa perceberá o seu respeito e também tratará você com a mesma cordialidade.

Seja uma pessoa flexível

Manter boas relações interpessoais exige flexibilidade para adaptar o seu discurso e abordagem de acordo com o contexto no qual você se encontra. Quem trabalha com negociações, por exemplo, precisa procurar entender com quem está lidando para ter a postura ideal diante do cliente.

Entretanto, é evidente que essa é uma habilidade valiosa para todos os profissionais. Afinal, no ambiente de trabalho, a resolução de problemas surge a partir da busca pelos meios mais alcançáveis e rápidos. Além disso, quem está em processo de mudança de profissão precisa estar pronto para novos desafios.

Como o coaching e PNL podem ajudar?

O Coaching e a PNL são métodos complementares e cientificamente comprovados, que podem ajudar as pessoas no desenvolvimento das suas habilidades e, consequentemente, no alcance dos seus objetivos.

A PNL ou Programação NeuroLinguística é uma ciência multidisciplinar entre a psicologia, linguística e a lógica que estuda a forma como os processos cognitivos influenciam o comportamento e aprendizagem das pessoas. O seu objetivo é reprogramar a mente para modificar hábitos e eliminar crenças limitantes.

O processo de Coaching ajuda a reconhecer e saber explorar as suas potencialidades para alcançar metas de vida. Nesse sentido, as técnicas de PNL são bem-vindas no Coaching, permitindo que esse processo seja mais bem-sucedido e eficaz!

Percebeu que a melhoria das relações interpessoais pode mudar o seu estilo de vida positivamente? Lembre-se de que, para criar vínculos com as pessoas, é importante estar em equilíbrio consigo mesmo. Esse será o ponto de partida para o sucesso dos seus objetivos.

Gostou do conteúdo? Quer mais dicas sobre como trabalhar melhor as suas potencialidades? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE