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4 impactos na comunicação não verbal na relação interpessoal

Todo gestor sabe da importância de uma comunicação objetiva, transparente e positiva no ambiente empresarial. Afinal de contas, transmitir nossas ideias com clareza é fundamental para passar as informações necessárias para o time, garantindo o andamento do trabalho e a harmonia da equipe. Mas será que você conhece o papel-chave da comunicação não verbal?

Pare um momento para refletir: muito antes que a linguagem verbal entre em cena, nossa postura, gestos e expressão facial comunicam uma mensagem direta para o público — podendo ou não agir a nosso favor.

A seguir, saiba mais sobre a comunicação não verbal, descubra como direcioná-la para melhorar a interação na empresa e conheça 4 impactos que ela pode gerar nas relações interpessoais. Boa leitura!

Comunicação não verbal: o que é e como funciona?

Também conhecida como “linguagem corporal”, a comunicação não verbal é uma forma de transmitir uma mensagem ou um posicionamento sem a utilização de palavras, o que inclui gestos, movimentos, expressão facial, contato visual e postura.

De fato, o simples modo como nos postamos ou agimos em público tem o grande poder de revelar nosso objetivo ou o que estamos sentindo naquele determinado momento. Não por acaso, essa forma de linguagem é tão valorizada em entrevistas de emprego, reuniões, apresentações e — é claro — nas relações pessoais e profissionais do dia a dia.

Vale acrescentar que em muitos dos caso, essa forma de comunicação é mais importante do que palavras faladas ou escritas. Um simples gesto pode reforçar e dar credibilidade ao que estamos falando, ou mesmo contradizer e provocar conflitos.

Incrementando a oratória: o poder da comunicação não verbal nas organizações

Grande parte do desenvolvimento pessoal e profissional parte da capacidade de manter relações interpessoais positivas e bem-sucedidas. Nesse ponto, a comunicação é um pilar insubstituível: boa oratória, empatia e assertividade para expressar o que se deseja são capazes de nos levar longe em qualquer área da vida.

Nas empresas, especialmente para os profissionais que desempenham funções de liderança, essa habilidade adquire uma importância especial: para alinhar a equipe, passar uma mensagem motivadora e alcançar os objetivos desejados, acertar na comunicação é essencial.

Nesse contexto, a linguagem corporal e os signos não verbais são um componente indispensável para criar uma interação sólida e colaborativa com subordinados e chefes, aliando a comunicação verbal com demonstrações efetivas de expressões faciais, gestos, tom de voz e postura.

Ao evitar conflitos de valores e ideias por falhas de conversa, fortalecer a conexão do time e guiar todos para uma rotina de trabalho mais produtiva, apostar na sinergia entre o que se diz e o que se comunica com o corpo é uma chave para o sucesso.

Como melhorar a comunicação não verbal no dia a dia de trabalho?

Desde um sorriso acompanhado de “bom dia” à expressão de frustração ou raiva quando um membro da equipe não procede como o esperado, a comunicação não verbal tem grande impacto no desempenho, na gestão e na motivação no ambiente de trabalho.

Confira algumas dicas para melhorar essa habilidade:

  • atente-se à sua postura. Braços cruzados e ombros curvados, por exemplo, comunicam desânimo e intolerância;
  • evite a “cara fechada”! Tentar manter expressões faciais positivas e sorrir, alinhando um comportamento agradável às suas palavras, faz uma imensa diferença;
  • observe a linguagem corporal de colegas de trabalho e subordinados com empatia e atenção. Essa habilidade pode trazer insights importantes e te ajudar a alinhar sua própria linguagem para melhores resultados;
  • mantenha contato visual. Ao comunicar suas ideias e orientações, olhar diretamente nos olhos do(s) interlocutor(es) transmite confiança e segurança, além de criar conexão;
  • fique de olho no tom da sua voz. Embora seja natural que ele se altere em momentos de animação ou frustração, é importante buscar manter um padrão para passar profissionalismo e evitar conflitos.

Relações interpessoais no trabalho: conheça 4 impactos da comunicação não verbal

1. Afeta a percepção da autoridade do gestor

Estando em uma posição de liderança na empresa, é provável que você tenha uma boa noção do impacto da linguagem corporal ao manifestar autoridade. O processo, afinal, é instintivo: as pessoas respeitam e acatam as decisões de gestores que comunicam segurança, assertividade e imponência.

Nesse cenário, manter uma postura aberta e confiante no dia a dia é primordial. Cabeça baixa, ombros curvos, mãos nervosas, voz inaudível e hesitante não são nada coerentes com a autoridade e a credibilidade de um líder, certo?

Para uma boa comunicação não verbal que transmita respeito, invista em coluna reta, ombros encaixados, tom de voz firme e audível, pernas paralelas, gestos objetivos e eloquentes, cabeça erguida, contato visual.

Vale alertar, aqui, que autoridade e segurança são diferentes de arrogância e prepotência. É possível inspirar respeito sem extrapolar a dose!

2. Facilita ou dificulta a aceitação de decisões

Sabemos o quanto a tomada de decisões (e principalmente o momento de comunicá-las) pode ser difícil para gestores de todos os segmentos. Muitas vezes, são situações que trazem mudanças para a rotina da equipe, exigem a contribuição de todos e que podem causar desentendimentos e recepção negativa.

Nesse sentido, mais uma vez a comunicação não verbal entra em cena para apoiar a importância do que você está dizendo e garantir a transmissão da mensagem correta. Gestos firmes (que acompanhem seu raciocínio e fortaleçam sua mensagem) são importantes, assim como manter uma postura tranquila e assertiva.

Sorrir é outra ferramenta aliada da oratória: sorrir não apenas aumenta sua autoconfiança, como também melhora a receptividade das pessoas à mensagem. No momento de comunicar decisões importantes, os colaboradores estarão muito mais abertos e dispostos se o gestor se portar de forma confiante, segura, objetiva e empática.

3. Gera ou evita ruídos de comunicação

Pecar na linguagem corporal ou não sintonizá-la com suas palavras pode acarretar sérias falhas de comunicação. Muitas vezes, o time deixa de acatar uma mensagem ou mesmo não a compreende se o gestor manifesta insegurança, nervosismo e pouca firmeza nos seus gestos e expressões.

Toda essa “incomunicabilidade” tende a gerar ruídos na interação, podendo até mesmo induzir a erros, fofocas e boatos no ambiente corporativo. Para evitar essa situação tão desagradável para o clima organizacional e impedir que a equipe proceda de maneira equivocada, a comunicação não verbal adequada é fundamental para transmitir o conteúdo correto de forma clara, sem ambiguidades.

4. Induz ou ameniza conflitos

A maneira como você se porta diante de conflitos tem um impacto definitivo para incitá-los ou solucioná-los. A depender da comunicação não verbal utilizada, é possível tanto passar uma mensagem combativa e intolerante quanto solícita e apaziguadora.

Para gestores, esse impacto tem uma importância especial. Afinal, sabemos como conflitos e desentendimentos na empresa podem afetar a união do time e a própria entrega de resultados. Diante de um cenário conflituoso, é seu papel mostrar-se aberto, tranquilo e conciliador, sempre buscando as melhores decisões.

Fundamental para todos os relacionamentos humanos e importantíssima para os líderes nas empresas, a comunicação não verbal é capaz de interferir diretamente na conquista do que desejamos, tornando-se uma habilidade valiosa.

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