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Como desenvolver a liderança? Descubra 5 formas!

Para que uma equipe de trabalho esteja em constante desenvolvimento, o papel do líder é fundamental. É ele quem precisa ter um autoconhecimento ao conduzir os colaboradores para que se mantenham motivados, engajados e dispostos a cumprir com as metas do negócio, mantendo um ótimo clima organizacional — essencial para a produtividade dos funcionários —, além de promover a qualidade de vida e o bem-estar de todos que estiverem sob o seu comando.
Neste contexto, entender como desenvolver a liderança é uma atitude que deve ser buscada diariamente. Pensando nisso, elaboramos este post para que você tenha acesso a algumas formas de como fazer isso. Boa leitura!

1. Tenha empatia pela sua equipe de trabalho

Você já ouviu falar sobre a empatia? Um conceito bastante discutido nos dias de hoje é a capacidade de alguém de se colocar no lugar do próximo. No ambiente de trabalho, desenvolver esse sentimento é fundamental para que a equipe se mantenha alinhada, disposta e produtiva.
Antes, a figura de um bom líder era aquela autoritária e que colocava metas rígidas aos seus colaboradores, sendo inflexíveis em questões de horário e nas situações em que os objetivos não eram cumpridos. No entanto, hoje isso é considerado algo ultrapassado, inclusive um dos principais motivos para o aumento de turnover — rotatividade dos funcionários.
Sendo assim, para entender como desenvolver a liderança, é preciso ter em mente que a empatia é algo que deve ser estudado e promovido dentro de uma equipe, com o objetivo de atingir resultados melhores e transmitir a sensação de aceitação para todos os funcionários.

2. Saiba ouvir o que a equipe tem a dizer

A comunicação é um fator que deve ser muito valorizado em uma equipe. Um ambiente de trabalho que tenha facilidade de se comunicar, interagir por novas ideias e abordar feedbacks construtivos, automaticamente são mais capazes de encontrar soluções para os gargalos operacionais, além de promover o diálogo sempre que algo não estiver funcionando muito bem.
No entanto, é preciso considerar uma importante característica de um bom líder. Caso o funcionário precise de um feedback não muito positivo, é preciso começar o diálogo a partir de algo que ele está colaborando e que está surtindo efeitos. A partir desse ponto que traz resultados, aborde aquilo que precisa melhorar. Dessa forma, o profissional receberá a crítica muito melhor e traçará estratégias para mudar o quadro apresentado.
Além disso, é preciso que o diálogo seja bilateral: saiba ouvir o que ele tem a dizer e considere as ponderações durante as reuniões de equipe. Assim, todos os funcionários poderão traçar planos para melhorias constantes.

3. Mantenha a coerência entre discurso e prática

Saber como desenvolver a liderança é também praticar algo que seja inspirador. De nada adianta o profissional que está acima na hierarquia do negócio estabelecer metas e regras, adotar um discurso positivo de relacionamento com a equipe e traçar planos de melhoria para si mesmo se ele não estiver cumprindo com esses pontos.
Um bom líder é aquele capaz de incentivar a equipe a todo momento. Se ele não manter a coerência entre seu discurso e a prática, certamente desmotivará os colaboradores, criará intrigas e transformará aquele ambiente em algo negativo — prejudicando o clima organizacional, tão importante para o negócio.
A partir de sua boa argumentação e de uma prática que condiz com a missão, visão e valores da empresa, todos estarão por um objetivo comum, até mesmo nos momentos em que os sentimentos se mesclam com a razão.

4. Aprenda a descentralizar o poder

Ser um bom líder não é ter o poder todo em suas mãos. Muito pelo contrário! Saber o momento certo de demandar tarefas faz com que o colaborador se sinta valorizado no negócio e sempre corra atrás de aprendizado para que a equipe seja produtiva e atinja as metas estipuladas.
Para isso, conheça perfeitamente todos os membros de sua empresa. Saiba quais são os melhores em determinadas questões e quais precisam melhorar em alguns quesitos. Assim, você delegará funções que condizem com o perfil do profissional em questão — inclusive, poderá oferecer cursos de capacitação para que ele se mantenha mais engajado no negócio.
Essa atitude é extremamente positiva para a empresa, uma vez que, com o poder descentralizado, o líder poderá dedicar o seu tempo a questões mais estratégicas e de crescimento.

5. Invista em cursos de coaching

O espírito de liderança é uma característica que se desenvolve com treinamentos e a partir da rotina da empresa. Para isso, é preciso estar constantemente em busca de aprendizado, até mesmo para motivar a equipe a também buscar por cursos que agregarão às suas rotinas de trabalho.
Da mesma forma, um líder pode saber desenvolver muito bem o seu trabalho, mas se ele não entender como administrar as pessoas que trabalham em conjunto para que o negócio flua perfeitamente, as coisas podem desandar.
Quais são os conhecimentos necessários sobre gestão que um líder precisa desenvolver?

Entender o estilo de personalidade de todos de sua equipe

Um bom gestor não pode lidar da mesma maneira com a pessoa X (que é mais tranquila, serena e objetiva) que ele lida com a pessoa Y (que é mais agressiva nas suas pontuações e quer sempre ter a última palavra). Exemplos opostos, mas que ilustram a necessidade de um líder conhecer os seus membros.

Entender como fornecer feedbacks eficientes

Como dito, o feedback é uma estratégia que rende bons frutos para a empresa. Porém é preciso entender como abordá-los. Explicamos brevemente a forma de um feedback que desenvolva os lados positivos do colaborador, mas a capacitação contribui para um melhor rendimento.
Ao ler este conteúdo, você pode ter acesso a cinco formas de como desenvolver a liderança. É preciso ter a consciência, acima de tudo, de que um bom profissional atuante dessa área precisa sempre buscar por desenvolver métodos que engajarão sua equipe de colaboradores, além de conhecer bem os diferentes tipos de funcionários para tirar deles o melhor do que têm a oferecer.
Assim, o clima organizacional flui de maneira eficiente, a equipe fica mais produtiva e a empresa atinge os resultados esperados.
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