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Qual a importância e como desenvolver uma comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é uma competência que vem sendo cada vez mais valorizada, já que para alcançá-la não basta ser um bom orador, e sim saber falar o que é necessário sem rodeios e de maneira cordial, conseguindo passar a mensagem pretendida e se fazer entendido pelo outro. A comunicação assertiva é clara, direta e concisa.

Os bons profissionais carregam consigo a característica de ser um bom comunicador. Você já deve ter reparado que os melhores líderes conseguem se expressar muito bem. Isso não acontece por acaso, mas porque eles estão sempre buscando desenvolver boas práticas para se comunicar, pois sabem que manter uma boa comunicação é um dos pilares para o êxito do trabalho em equipe.

Contudo, é importante saber que comunicação assertiva não é “papo furado” ou se tornar alguém “bom de papo”. Saber se comunicar vai muito além de ser alguém que sabe falar bem. É, principalmente, ter habilidades de se expressar e de defender suas ideias com clareza, levando em conta o contexto e o respeito pelo próximo. Nem todos conseguem passar uma mensagem de maneira clara e objetiva.

É fácil notar, por exemplo, quando há falhas de comunicação, seja no trabalho ou seja na própria família. Isso pode ocorrer pelo simples fato de as pessoas envolvidas não saberem fazer um pedido ou até mesmo uma reclamação. Ou ainda por não saberem lidar com as diferenças, dizer não e respeitar pessoas com perfis totalmente diferentes do seu.

Dominar a arte da comunicação assertiva o deixará sempre a frente, pois conseguirá desenvolver habilidades para lidar com situações que exigirão reflexão e controle emocional.

Dentre os benefícios, destacam-se:

  • inteligência e controle emocional;

  • autoconhecimento;

  • empatia;

  • capacidade de analisar situações de forma sensata;

  • capacidade de lidar com situações conflituosas;

  • respeito pelo próximo e pelo espaço alheio;

  • imposição de limites;

  • resolução de problemas;

  • tornar-se um bom ouvinte;

  • tornar-se um bom orador;

  • expressão de pensamento com clareza e objetividade;

  • desenvolvimento pessoal.

Ser direto não quer dizer ser grosseiro, assim como discordar e expor seu próprio ponto de vista sobre determinado assunto também não. A comunicação assertiva consiste em saber manter o equilíbrio entre relevar e ser firme quando necessário.

Entretanto, isso não significa ser passivo diante de uma situação por relevar algo, assim como também não significa ser grosseiro por ter sido firme ao tomar uma decisão ou por ter chamado a atenção de alguém. O importante é saber identificar a melhor maneira de se expressar em cada situação, já que a depender do contexto será exigido de você um comportamento diferente.

Confira a seguir algumas dicas para desenvolver uma comunicação assertiva!

Seja um bom ouvinte

Desenvolver a habilidade de comunicação assertiva faz também ser um bom ouvinte. Na busca por tentar solucionar problemas por meio da comunicação, você desenvolve a habilidade de ser um bom mediador de conflitos, já que ao mesmo tempo em que saberá falar como e quando necessário, saberá também escutar o outro, mesmo discordando do que foi dito.

O importante é que será capaz de identificar quando houver um problema e tentará buscar uma solução para ele. É preciso dar espaço para o outro se expressar também. Ainda que não concorde, deixe-o concluir e só depois exponha o seu ponto de vista com argumentos construtivos.

Coloque-se no lugar do outro

Ao se comunicar, a sua principal preocupação deve ser em passar a mensagem para que o outro entenda. Mas para saber o que deve ser dito é necessário antes saber para quem a mensagem será transmitida.

Para isso é necessário colocar-se no lugar do outro e entender quais são os problemas e o que deve ser solucionado. Não basta apenas falar, é preciso também saber para quem está falando. Portanto, descubra se a pessoa com quem está falando está, de fato, compreendendo o que está sendo dito e, ao mesmo tempo, imagine-se estando do outro lado: você iria gostar do que ouviu?

Tenha propriedade do que fala

Em alguma ocasião você já deve ter se deparado com alguém que não tinha nenhum domínio sobre o assunto que estava falando. Ou pode ser que a pessoa até tivesse um certo domínio, mas poderia ter passado as informações de forma mais sucinta.

Como você já deve ter percebido, isso não é legal. É muito importante ter conhecimento sobre aquilo que vai falar e ter objetividade na hora do discurso. Vá direto ao ponto, sem embromação. Outra dica importante é não usar “eu acho” em suas frases. As pessoas estão lá para ouvir o que você realmente sabe e descobrir o que será compartilhado em termos de conhecimento. Dê exemplos falando de suas experiências. Falar sobre algo que já foi vivenciado passa credibilidade e segurança.

Seja direto

Falar muito e não ter um conteúdo bacana para ser absorvido, além de não agregar nenhum valor para os espectadores, tira a sua credibilidade, passando a imagem de alguém que diz coisas sem utilidade real.

Adeque o modo de se expressar às ocasiões

É importante estar atento ao modo como a comunicação se dará, pois a depender do ambiente ou da pessoa será necessário fazer uma reformulação em sua abordagem. A mensagem continuará a mesma, o que muda é a forma de transmiti-la.

Nesse caso, é preciso ponderar o tom de voz utilizado e as expressões, tanto faciais quanto corporais. Singularidades como essas conseguem indicar se a conversa está sendo prazerosa ou não.

Use a emoção a seu favor

É normal ficar um pouco nervoso quando vai se expor de alguma forma. Mas você deve controlar a situação e ser seguro no que diz, pois as pessoas devem confiar em você. E elas não farão isso se perceberem que não está envolvido com o seu discurso.

Portanto, tente manter o bom humor e fale com entusiasmo. Assim a comunicação acabará fluindo mais levemente e as pessoas ao seu redor se interessarão cada vez mais pelo que está falando.

A comunicação assertiva é fundamental não só para o mundo corporativo, mas também para a vida pessoal. São habilidades comunicativas que favorecem mudanças comportamentais positivas a fim de alcançar objetivos e resolver problemas.

Dessa forma, você se capacita para tomar decisões cujos resultados serão mais satisfatórios, gerando uma vida pessoal e profissional mais produtiva e em conformidade com seus propósitos.

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