CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Vale a pena fazer um curso de formação em coaching? Descubra!

Com a busca crescente da população por desenvolvimento pessoal e profissional, a profissão de coach está cada vez mais em alta. Com isso, tem aumentado também o interesse na capacitação necessária para atuar na área, incluindo dúvidas comuns sobre o curso de formação em coaching. Afinal, vale a pena investir?

Diante das demandas e de um espaço cada vez maior no mercado, as vantagens de apostar em cursos do segmento são reforçadas pela versatilidade do ramo: profissionais com diferentes formações prévias, experiências e especialidades acadêmicas podem aproveitar suas habilidades para orientar e apoiar outras pessoas a atingirem seu pleno potencial.

A seguir, saiba mais sobre a profissão de coaching, os processos de formação e se vale ou não a pena capacitar-se nesse ramo!

O que é coaching e como atua o profissional da área?

O chamado “coaching” é uma área de atuação que consiste em orientar pessoas e equipes para desenvolver suas habilidades e conquistar os resultados almejados. Nesse processo, a parceria entre coach (o profissional que conduz a mentoria) e coachee (o cliente) é baseada em metodologias, técnicas e ferramentas específicas de desenvolvimento pessoal e/ou profissional.

Nessa jornada, o coach busca identificar potenciais ocultos e introduzir recursos valiosos para que seu cliente atinja seus objetivos e alcance uma vida mais plena e gratificante. O trabalho visa a promover o autoconhecimento e a superação de obstáculos, mas com uma abordagem diferente da psicoterapia e de outros métodos similares.

De que forma o coach pode atuar no mercado?

É interessante destacar que o processo de coaching é amplo e flexível, podendo ser aplicado a diferentes áreas do desenvolvimento humano. Empreendedorismo, gestão, produtividade, vida emocional, emagrecimento… são muitos os caminhos possíveis de inserção do coach.

Confira a seguir algumas das principais linhas de atuação desse profissional.

Coaching pessoal (ou Coaching de vida)

É o nicho mais amplo do coaching, já que considera os variados aspectos da vida do cliente (coachee). Aqui, a ideia é desenvolver pilares essenciais como autoconfiança e resiliência para ultrapassar desafios, medos e crenças limitantes. A meta é impulsionar o progresso, as habilidades e o potencial do cliente.

Coaching de carreira

Nesse segmento, o foco do coach é ajudar seu coachee a identificar e conquistar seus objetivos e planos profissionais. Em tempos de insatisfação com trabalhos convencionais e de busca de propósito, essa é uma das principais demandas do mercado de coaching.

Mudança de carreira, descoberta da vocação, alteração de cargo ou empresa são as principais motivações que levam o público a procurar apoio na área.

Coaching financeiro

Para auxiliar as pessoas a transitarem de uma realidade de escassez rumo a uma realidade de abundância, o coaching financeiro oferece ferramentas e recursos para gerar maiores receitas, crescer profissionalmente e equilibrar a vida contábil. Com a realização de um bom trabalho, é possível criar um planejamento com resultados altamente eficazes, direcionando o cliente para um caminho de prosperidade.

Entre outras modalidades importantes de coaching, podemos citar também o foco em relacionamentos, nas vendas, na família e nos negócios.

Como funciona o curso de formação em coaching?

O curso de formação em coaching é oferecido por instituições especializadas em certificações e formações na área. Como já mencionamos, qualquer pessoa (independente do background e do conhecimento técnico) pode realizá-lo de forma bem-sucedida.

Na formação, os participantes passam por um processo intensivo de aprofundamento nos recursos e ferramentas necessários para guiar um processo de coaching de qualidade – ou mesmo para incrementar sua liderança, suas vivências cotidianas e suas habilidades.

De carga horária variável, conteúdos práticos/teóricos e diferentes metodologias, o curso reúne técnicas e conhecimentos de áreas distintas, a exemplo de psicologia, neurociência, administração, gestão de pessoas e planejamento estratégico.

Com a finalização, é recebido um certificado que atesta a conclusão do curso e a preparação do profissional, que está devidamente apto a atuar nesse mercado de trabalho com competência e conhecimento.

O curso de formação em coaching é apenas para quem quer ser um profissional da área?

Não! Apesar de imprescindível para quem deseja começar no segmento do coaching, a formação também é extremamente valiosa para pessoas, gestores, líderes e profissionais em geral que desejam aprimorar suas competências, descobrir suas potencialidades, ter mais qualidade de vida e contribuir para a melhoria da cultura organizacional.

Seja nas organizações ou na vida pessoal, a formação é extremamente positiva — isso porque não apenas possibilita o crescimento individual, como também capacita para auxiliar outras pessoas em sua trajetória.

Afinal, vale a pena investir na formação?

O curso de formação em coaching é, sim, primordial para quem deseja atuar na área. Isso porque a capacitação não apenas confere credibilidade para o profissional, como também permite adquirir as ferramentas e conhecimentos necessários para atuar com qualidade no segmento.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância de buscar uma instituição séria, de autoridade no mercado e com uma metodologia eficaz. No Instituto Humanizar, o método aplicado é a respeitada “Jornada do Coachee”, que possibilita o alcance de metas de maneira equilibrada e otimiza os resultados nas áreas profissional, pessoal e familiar.

Para quem considera investir no curso para aprimoramento próprio, os benefícios também são inúmeros. A tendência, cada vez mais, é de que a capacitação em coaching seja valorizada e mesmo obrigatória para muitos gestores de diferentes ramos de atuação.

Confira as vantagens de apostar em um curso de formação na área:

Capacitação para atuar em uma profissão de destaque

Se você deseja investir em uma nova carreira com propósito, auxiliando outras pessoas em seu próprio desenvolvimento, é preciso se tornar um coach certificado. Com a capacitação, você poderá integrar um mercado que está em pleno crescimento no Brasil, com flexibilidade de horários, boa rentabilidade e muita gratificação pessoal.

Mais qualidade de vida

Mais inteligência emocional, consciência dos próprios talentos, resiliência, menos autossabotagem: o coaching é um caminho valioso para quem deseja ter mais controle sob a própria vida.

Aperfeiçoamento da habilidade de liderança

O curso de formação em coaching oferece ferramentas poderosas para incrementar habilidades de liderança e gestão de pessoas. Gestores de todos os ramos podem se beneficiar do conhecimento para mediar conflitos, melhorar a performance da equipe e influenciar pessoas de maneira inspiradora e positiva.

Mais performance e influência positiva no ambiente empresarial

A capacitação também é uma grande aliada das pessoas que desejam catalisar suas carreiras, ganhando em performance, assertividade e crescimento profissional. Os conhecimentos e técnicas adquiridos também contribuem para a perpetuação de uma cultura positiva nas empresas, visto que as habilidades podem ser repassadas para desenvolver equipes, fazer treinamentos e melhorar o ambiente de trabalho.

Qual a diferença entre coaching, terapia e PNL?

Essa é uma dúvida bastante comum que merece esclarecimento: afinal, no que o coaching se diferencia da terapia e da PNL (Programação Neurolinguística)?

Terapia x Coaching

O coaching, com foco no alcance de objetivos e em um futuro pleno, promove o empoderamento e o autoconhecimento do cliente para que ele atinja resultados excepcionais. Por sua vez, a terapia busca resolver problemas, traumas e questões do passado que influenciam no presente, proporcionando um dia a dia mais positivo.

PNL x Coaching

De forma sucinta, a PNL (Programação Neurolinguística) é um método que oferece técnicas para utilizar nosso cérebro da melhor maneira possível, remodelando comportamentos e pensamentos para atingir nossos objetivos.

Na verdade, a PNL tem muitas similaridades com o coaching, podendo inclusive ser uma das ferramentas utilizadas no processo. Nesse sentido, a principal diferença é que o coaching é uma metodologia mais ampla, que se utiliza de mais recursos para promover transformações positivas no indivíduo (incluindo a própria PNL). Para se aprofundar no assunto, não deixe de conferir este artigo.

Por fim, vale ressaltar que cada método tem sua relevância, com aplicação para diferentes casos – não há hierarquia de valor.

Agora que você descobriu a importância e as vantagens do curso de formação em coaching, conheça os diferenciais da nossa certificação e entre em contato conosco. Estamos à disposição esclarecer suas dúvidas!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE