CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Vale a pena investir em coaching para executivos?

Cada vez mais o mercado de trabalho exige melhor performance de quem ocupa cargos de liderança, desde a representação da empresa em eventos e reuniões de negócios importantes até o gerenciamento de equipes e a tomada de grandes decisões. Por isso, o coaching para executivos é uma prática fundamental para deixar o profissional inteiramente apto a exercer esse tipo de função.
Mas, afinal, o que é coaching para executivos? Neste artigo, você saberá se realmente vale a pena investir nessa prática, o que ela pretende desenvolver, quem poderá realizá-la, assim como os seus principais benefícios. Confira!

O que é coaching para executivos?

A técnica tem o objetivo de acrescentar ao comportamento dos indivíduos as características essenciais para influenciar positivamente a organização. Desse modo, o coaching atua como um instrumento que desenvolve gaps de competências nos talentos que a empresa deseja reter, de acordo com Block, Mendes e Visconte (2012).
Para os autores, o processo é aplicado com a finalidade de haver um desenvolvimento não só profissional, mas também pessoal para expandir ainda mais a sua capacidade de liderança.
Por meio de métodos cientificamente comprovados da área das ciências organizacionais, da psicologia, do esporte, entre outras, o coaching para executivos proporciona resultados corporativos de alto nível, consistentes e alinhados às estratégias do negócio.
Por fim, o treinamento é válido na preparação de gestores, líderes, executivos e demais talentos com o intuito de que eles se destaquem e façam com que as empresas que representam também ganhem uma posição de relevância entre as melhores do mercado. Além disso, a formação também serve para quem está em busca de recolocação e mudança profissional.

Quais são os benefícios do coaching para executivos?

Por meio das técnicas ensinadas durante o processo, o profissional procura maneiras de utilizar suas forças e talentos dentro da companhia, afinal, ele deseja agilizar seu crescimento profissional, encontrar mais fontes de satisfação e motivação.
Consequentemente, vários benefícios serão percebidos, como o aumento dos resultados pessoais, e, assim, os ganhos da empresa se elevam também. Além disso, listamos a seguir algumas das principais vantagens trazidas pelo coaching para executivos.

Promoção do autoconhecimento e da inteligência emocional

Não é fácil saber lidar com os vários desafios, a pressão do dia a dia e as adversidades, porque, entre muitos outros pontos, esses são aspectos que envolvem o desenvolvimento da equipe como um todo. Tudo isso faz com que as pessoas que ocupam cargos de liderança apresentem sintomas de ansiedade e elas podem acabar não reagindo muito bem a tantas situações desafiadoras.
É por isso que o coaching para executivos se preocupa em promover cada vez mais o autoconhecimento proporcionando o desenvolvimento da inteligência emocional dos indivíduos que se submetem ao processo.
Afinal, saber lidar com as próprias emoções e sentimentos, assim como com os das pessoas que estão ao nosso redor, é algo crucial. Isso porque todas as ações, atitudes e comportamentos desses profissionais no cotidiano faz toda a diferença no resultado final que a marca deseja alcançar.

Desenvolvimento de liderança

Trata-se de um processo estruturado com base tanto na formação quanto no desenvolvimento de líderes. Além disso, o coaching para executivos também é orientado para o aperfeiçoamento de competências comportamentais de liderança. Todas essas diretrizes são convergidas em metas e objetivos consistentes e claros, obviamente, em máximo alinhamento possível com as demandas e estratégias da função, cargo e empresa.
A verdade é que, muito mais do que competência técnica, operacional e desenvoltura, é fundamental que o bom líder seja também estrategista, tenha grande capacidade analítica e saiba se relacionar bem com as pessoas com quem convive. Além de, principalmente, precisar ser dotado de inteligência emocional para lidar da maneira correta com os inúmeros desafios que surgem na sua jornada todos os dias.

Eliminação de crenças limitantes

O método de coaching para executivos é capaz de promover nos indivíduos o fortalecimento das suas crenças motivadoras e eliminar as crenças limitantes — aquelas que são consequências de um histórico passado —, muitas vezes, reflexos das relações com amigos e familiares.
Estamos falando de uma prática que auxilia o colaborador a conciliar e equilibrar a sua vida profissional com a pessoal, visto que, genuinamente, não há separação entre as duas. Assim sendo, o objetivo é alcançar o máximo de plenitude possível.

Aumento da autoestima

Muitas vezes alguém sabe desempenhar extremamente bem uma função, mas não consegue mostrar isso para todos. Porém, as coisas não deveriam ser assim, até porque não é vergonha para ninguém saber dar sequência a um projeto de maneira singular.
Em contraponto a esse tipo de bloqueio, a formação em coaching para executivos é um fator determinante para aumentar a autoestima de quem está em busca de uma nova carreira, de mudar de emprego, ou, até mesmo, procura recursos para ser um líder mais eficiente.
Nesse sentido, a capacitação promove mudanças e evolução em todos os níveis, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, explorando valores, crenças e desenvolvendo a consciência interna. Portanto, o participante também se torna apto a atuar com mais autonomia.

Melhoria da produtividade

Graças ao coaching para executivos, as organizações terão a chance de contar com profissionais de alto nível, mais satisfeitos com seu emprego e que apresentam melhor entrega no que diz respeito à produtividade.
Dessa maneira, alguns impactos poderão ser sentidos no equilíbrio do desenvolvimento pessoal e nas ambições da empresa devido ao excelente desempenho dos funcionários. Diante disso, a marca que adota essa técnica terá maior potencial de crescer e alavancar consideravelmente os seus lucros.
Por fim, as pessoas que buscam ter muito sucesso na vida e em qualquer área de atuação, bem como as que ainda desejam conquistar grandes resultados, devem procurar o apoio da mais eficiente metodologia de capacitação humana e desenvolvimento profissional que existe atualmente no mercado: o coaching para executivos. Tenha certeza de que esse é um investimento que vale muito a pena para as companhias.
Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo, será incrível ter a chance de atender você!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE