CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


7 formas de aumentar a autoconfiança como um líder

Ser um bom líder exige ter o mindset adequado. Além de dispor de conhecimento e habilidades, é muito importante aumentar a autoconfiança. Com isso, é possível transmitir a mensagem correta e engajar as pessoas com mais facilidade.
A liderança servidora é especialmente relevante. O líder deve criar uma cultura voltada para o respeito de ideias e estimular apenas competições positivas que agregam valor. Para tanto, é preciso demonstrar muito equilíbrio emocional.
Não sabe por onde começar? Então, veja 7 dicas para se tornar mais confiante no papel de líder!

1. Dê um passo de cada vez

A autoconfiança não é um elemento que surge da noite para o dia. Trata-se de um processo, e como tal, leva tempo para ser consolidado. Então, o primeiro passo é lutar contra o negativismo que insiste em rodear a sua mente. Ainda que não seja possível impedir os pensamentos negativos, é essencial saber lidar com eles e evitar que se consolidem.
Para que a estratégia funcione, comece aos poucos. Passe a se tornar consciente sobre seus pensamentos e substitua-os por outras ideias. Reflita sobre suas conquistas, seu desempenho e o impacto positivo que podem causar na vida dos liderados.
Esse processo de transformação vale para todos os aspectos, não apenas para lidar com pensamentos negativos. Então, trabalhe o mindset e encare um dia por vez, dentro da sua função. A dica é pensar em médio e longo prazo, pois isso garante uma atuação sólida.

2. Comemore pequenas conquistas

Outra forma de aumentar a autoconfiança como líder é reconhecer e celebrar as pequenas conquistas. Já que a ampliação dessa qualidade não acontece de maneira imediata, é preciso valorizar cada passo dado na direção certa.
Para melhorar nesse sentido, defina pequenas metas e objetivos. Ser mais assertivo em um feedback ou otimizar o nível de comunicação com os liderados são metas que podem ser representativas do ganho de confiança. Ao defini-las, comemore sempre que forem alcançadas.
É muito importante entender que qualquer progresso na direção correta é válido e deve ser celebrado. Afinal, significa que há um aumento da capacidade de se comunicar e de trabalhar com as pessoas.

3. Trabalhe o autoconhecimento

Muitos líderes ainda tentam se tornar mais confiantes, mas mantêm o foco apenas no ambiente externo. No entanto, é indispensável saber olhar para o seu interior em busca das mudanças desejadas.
Para tanto, não abra mão de trabalhar o autoconhecimento. Para executar a liderança servidora, por exemplo, é indispensável ser empático e apoiar as outras pessoas. O recomendado é entrar em uma jornada para se conhecer e mergulhar em todos os pontos importantes.
Entenda quais são as suas principais habilidades e o que o diferencia. Levante, também, o que pode ser melhor e o que ainda deve ser trabalhado. Isso permitirá explorar as forças e as fraquezas da maneira ideal, garantindo um resultado ampliado na hora de avaliar o desempenho.

4. Cuide da postura

A forma como você se apresenta também tem grande influência no nível de autoconfiança. Às vezes, uma simples mudança na maneira de se posicionar já é capaz de transmitir uma sensação diferenciada.
Para começar, tenha uma postura ereta, com os ombros para trás e relaxados. Evite aquela ideia de andar um pouco curvado, como se o peso do mundo estivesse posicionado em suas costas.
Para a liderança servidora se manifestar é importante evitar a postura fechada. Não fique com os braços cruzados e nem “se abrace”, como se tentasse obter proteção. Erga o rosto e fale com as pessoas olhando em seus olhos. Assim, é possível se sentir muito preparado e confiante em relação a todos os desafios.

5. Tenha modelos de inspiração

Não existe nada de errado em buscar inspiração em grandes líderes. O caminho de sucesso deles e, principalmente, seus ensinamentos, ajudam a garantir uma atuação muito mais consistente e positiva.
Já que esse aspecto é tão relevante, escolha alguns líderes que adicionam inspiração em sua vida. Você pode olhar para os famosos, mas também é interessante pensar em quem está ao seu alcance. Focar em um profissional de referência na sua área ou em alguém de um setor diferente da empresa é uma alternativa.
A ideia não é reproduzir tudo o que a outra pessoa faz, mas identificar os motivos da sua admiração. Quais são as qualidades que você gostaria de trabalhar? Como a comunicação positiva desse indivíduo pode inspirar a sua? Como a troca de experiências gera resultados melhores? Ao responder essas perguntas, conseguirá incrementar sua atuação.

6. Esteja preparado

Uma das principais fontes para aumentar a autoconfiança é ter a segurança de saber o que está fazendo. Ao ter a certeza de que as suas atitudes seguem o caminho certo, fica fácil explorar e aproveitar a convicção.
A melhor maneira de obter esses efeitos é por meio do preparo. Busque novas formas de trabalhar suas fraquezas levantadas na prática do autoconhecimento, seja com capacitações ou com o desenvolvimento de algumas habilidades.
Foque, também, naquilo em que você já é bom. Aumentar o seu conhecimento sobre o mercado e sobre a atuação como líder serve para consolidar ainda mais o desenvolvimento da autoconfiança.

7. Fuja do medo de ousar

Um dos reflexos da insegurança é o medo de arriscar, de buscar novas possibilidades e de sair do que é considerado comum. Claro que é preciso atender certas exigências, mas você não tem que se manter preso a todas as amarras.
Em situações especiais, a presença de espírito do líder é essencial para conduzir o time ao sucesso. Com uma atuação servidora, é ainda mais importante ter flexibilidade para se adaptar às necessidades, dificuldades e dores das pessoas envolvidas.
Portanto, procure se arriscar, mesmo que um pouco de cada vez. Busque novos meios de obter os resultados desejados e entenda que ousar pode ser a chance de encontrar um caminho inédito. Com o aprendizado e a consolidação dos impactos, sua confiança terá um incremento.
Aumentar a autoconfiança como líder é essencial para dar origem a uma equipe colaborativa e que aproveita a liderança servidora. Ao usar essas dicas, os resultados serão sentidos por todos!
Não perca nenhuma oportunidade de se aprimorar! Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as atualizações.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE