CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Saiba porque fazer um curso de coaching é a escolha certa para você

Sabe o que um passeio em família na praia tem a ver com o seu autodesenvolvimento? Embora pareça uma comparação estranha, os dois exemplos requerem organização, tomada de decisões e muita disciplina. Mas como desenvolver essas habilidades? A resposta está no curso de coaching.

Coaching vem do inglês e significa “treinamento”. Esse é um processo dedicado a ajudar uma ou mais pessoas na identificação e desenvolvimento de ações comportamentais necessárias para atingir um ou mais objetivos de vida.

Dependendo dos seus objetivos, há uma área de atuação ideal: coach de vida, executivo, de líderes, financeiro, político etc. No curso, o coach (profissional) utiliza técnicas comprovadas cientificamente, como a Psicologia, Neurociências e a PNL, para ajudar o coachee (cliente).

Isso não significa que o sucesso do processo está exclusivamente nas mãos do coach, pois quem precisa querer, aceitar e colocar em prática as mudanças é você. Interessante, não é? A seguir, conheça os principais fatores que levam milhares de pessoas das mais variadas áreas profissionais a procurar um curso de coaching.

Incentivo ao autoconhecimento

Conhecer-se bem é sempre o primeiro passo para grandes mudanças na vida. É a partir da compreensão do seu estado atual que se torna possível mensurar como você poderá encarar desafios, crises e alcançar objetivos.

Você sabe quais são as suas maiores virtudes? E as suas maiores fragilidades? É comum não ter respostas fáceis para essas questões, pois raramente as pessoas são estimuladas a se conhecer e, consequentemente, expressar os seus talentos e trabalhar os seus pontos fracos.

Saber como explorar as próprias capacidades é um aprendizado adquirido no curso de coaching e levado para a vida. O reflexo dessa competência fica claro nos momentos que é preciso lidar com decisões difíceis e nos relacionamentos interpessoais.

Melhora no relacionamento interpessoal

A comunicação nunca foi tão importante para interpretar e agir no mundo. Saber manter bons relacionamentos, estar aberto a novas ideias e ser flexível não são apenas charmes, mas características de destaque em boa parte dos segmentos profissionais.

O processo de autodesenvolvimento do curso de coaching lhe dar as estratégias para aflorar a capacidade de se comunicar com outras pessoas, o que traz a habilidade para se tornar mais influente, gerenciar conflitos, reduzir estresse no trabalho etc.

Pode parecer algo simples, mas, na prática, limitações como a insegurança para se expressar em público e a dificuldade de se posicionar são problemas extremamente comuns.

Mas é importante não confundir o processo de coaching com uma terapia. Diferente da terapia, um curso de coaching não trabalha com o seu passado e com os conflitos provenientes disso. O coaching ajuda a lhe proporcionar uma visão de futuro: a finalidade do coaching é sempre o alcance de metas.

Alcance de metas

A falta de vitalidade para estar todos os dias no mesmo ambiente, com as mesmas pessoas e fazendo o mesmo trabalho, ou para fazer uma mudança de profissão pode vir da ausência de objetivos claros. Quando se sabe que todo o esforço exercido atualmente será recompensado, muitas das ações se tornam automáticas e são bem-sucedidas.

O autoconhecimento proporcionado pelo coaching leva as pessoas à satisfação pessoal e ao desenvolvimento emocional. Essas características estão diretamente ligadas à capacidade de definir metas e de se planejar para torná-las uma realidade dentro de pouco tempo.

Com isso, a resistência a mudanças torna-se um problema deixado de lado pelo coachee, uma vez que o planejamento para cumprir as metas definidas exige invariavelmente que o indivíduo passe por mudanças comportamentais, além de desenvolver a produtividade necessária para mudar positivamente o ambiente ao seu redor.

Ganho de produtividade

Você sente que poderia ser uma pessoa mais focada? Você não está sozinho nessa, porque a falta de foco é um grande problema na sociedade atual, tanto na resolução de atividades isoladas quanto no cumprimento de promessas. Esse problema traz como consequência a perda da produtividade.

A boa notícia é que no curso de coaching você aprende a manter o foco nas tarefas cotidianas, pois essas são determinantes para o alcance das suas metas. O ganho de produtividade está relacionado ao tópico anterior, já que a sua mente começa a trabalhar para sempre atingir um objetivo maior.

Com o aumento da produtividade, fica cada vez mais fácil finalizar as atividades de forma bem-sucedidas, já que o exercício mental torna-se um estímulo à capacidade intelectual e criativa das pessoas.

Estímulo intelectual e criativo

A independência para conseguir criar metas claras e desenvolver uma estratégia para alcançá-las é trabalhada no curso de coaching. Para isso, é evidente que uma percepção analítica e a capacidade de avaliar as situações em proporção (da realidade ao objetivo) são habilidades altamente estimuladas.

Isso reflete na criatividade do coachee. Principalmente no cotidiano corporativo, o potencial criativo do indivíduo pode ser muito bem explorado para criar novas estratégias e corrigir problemas.

Melhora na qualidade de vida

A busca pelo curso de coaching tem sido frequente por razões profissionais. Afinal, esse processo possibilita que habilidades essenciais para o ambiente de trabalho sejam identificadas e desenvolvidas pelas pessoas.

No entanto, além da busca pela estabilidade financeira — que pode vir de todo o processo de treinamento e aplicação diária e disciplinada dos aprendizados ao longo da carreira, a estabilidade emocional também é uma consequência do processo de coaching.

Esse equilíbrio vem da confiança das suas ações, ao evitar estresses e aumentar a autoestima, o que reflete na qualidade de vida de quem participa desse processo de autodesenvolvimento.

Se você não deseja perder essas vantagens do coaching, lembre-se de se vincular a uma instituição de formação especializada em coaching para fazer um curso de qualidade. Busque referências e conheça a organização para não perder tempo e investimento financeiro.

Percebeu como um curso de coaching é a escolha certa? Embora muitas pessoas procurem o coaching quando estão estagnadas na carreira ou simplesmente não conseguem tomar decisões importantes na vida, ele pode ser feito por qualquer um, em qualquer momento da vida. Por isso, não deixe passar essa oportunidade.

Gostou deste conteúdo? O que você está esperando para dar início ao seu autodesenvolvimento? Entre em contato conosco para conhecer a nossa formação em coaching.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE