CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como influenciar pessoas: 4 dicas para entender e acessar o outro!

Entender como influenciar pessoas é uma das melhores formas para dar um salto na carreira e se tornar um líder eficiente. Diferentemente do que muitos pensam, influenciar alguém não significa enganar, e sim direcionar para uma ação que seja coerente com os objetivos e circunstâncias presentes.

Conseguir esse direcionamento de forma natural é uma característica de todo líder capaz de gerar resultados expressivos com seu time. Afinal, para atingir novos patamares sempre é necessário trabalhar mais e ter atenção minuciosa aos detalhes durante a rotina.

Neste post, falaremos sobre 4 dicas para que você consiga entender como influenciar pessoas e guiar sua equipe de forma eficaz. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

1. Crie um bom relacionamento entre sua equipe

Para conseguir influenciar com eficácia é preciso conhecer muito bem cada membro da equipe. Entender os anseios, pontos fortes (e fracos), medos e até mesmo a personalidade de cada membro é essencial.

Conhecendo essas informações você consegue estipular metas e delegar as tarefas adequadas para cada indivíduo, sem ter que ir contra as vontades e dificuldades pessoais de cada um.

Dessa forma, influenciar se torna um caminho natural a ser seguido e não um simples apelo para a autoridade. Portanto, estimule a todo momento um bom relacionamento entre seus colaboradores e busque aproveitar essas oportunidades para estreitar os laços entre seu time.

2. Seja coerente e preze pela reciprocidade

Não adianta entregar planos ou colocar metas absurdas se você não está disposto a trabalhar tão duro quanto seus colaboradores. Essa prática antiga — e infelizmente ainda comum — gera conflitos e dificilmente bons resultados. Por essa razão, seja coerente com os prazos, metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, e não deixe de reconhecer cada vitória que acontece durante as semanas.

Saber exaltar seus colaboradores nos momentos ideias gera uma sensação de espírito de equipe e um excelente ambiente de trabalho, dois fatores que auxiliam na sua influência e até mesmo na sua reputação como bom líder.

3. Tenha autocontrole nos momentos adversos

Nem sempre tudo dará certo. Muitas vezes planos são modificados de acordo com circunstâncias que não são favoráveis. Portanto, ser flexível e ter autocontrole para lidar com os revezes do cotidiano é imprescindível para gerar maior engajamento com seu time. Aproveite esses momentos para estreitar os laços e entender porque os resultados não estão vindo como esperado.

Saber ouvir e modificar a abordagem de trabalho transmite um excelente sinal para seus colaboradores, o que pode facilitar sensivelmente a comunicação e o nível de influência no futuro.

4. Desenvolva inteligência emocional 

A inteligência emocional basicamente é a capacidade de identificar suas próprias emoções e conseguir agir com clareza e razão nos momentos mais críticos do seu dia. Para um líder, isso significa dizer que é essencial controlar a frustração em situações adversas. Quanto mais inteligente emocionalmente você for, mais ferramentas você terá para agir e tomar decisões corretas.

A PNL é uma poderosa aliada nessa área do seu desenvolvimento pessoal e também pode ser uma ótima ferramenta para ajudar na sua influência no ambiente empresarial. Conseguir identificar e entender comportamentos é uma das melhores formas de construir uma abordagem de liderança efetiva e voltada na pessoa.

Porém, para conseguir influenciar pessoas com PNL é preciso muito treinamento e dedicação, caso contrário você passará uma mensagem equivocada para toda equipe. Por isso, recomendamos estudo e dedicação nessa área. Seguindo todas essas dicas temos certeza que seus resultados serão maiores, assim como a satisfação de toda sua equipe.

Gostou do post com dicas sobre como influenciar pessoas? Assine nossa Newsletter e tenha acesso a outros conteúdos como este em primeira mão!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE