CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


É possível usar a PNL para relacionamentos?

Não é novidade: lidar com outros seres humanos pode ser bem difícil. Mas, existem algumas ferramentas que quando utilizadas tornam esse processo mais simples. É o caso da PNL para relacionamentos. A sigla refere-se a Programação Neurolinguística, um mecanismo que ajuda a organizar nossas ideias e informações da mente, com base em estudos de como o cérebro trabalha.
Afinal, como todos os comportamentos nascem por meio dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar, nosso cérebro é o centro das ações. Assim, estudos como a PNL ensinam sobre o funcionamento desse órgão e ajudam as pessoas a entender como ele atua.
Conseguiu perceber como a utilização da PNL para relacionamentos pode ser benéfica? Já que o controle das relações afetivas pode ser bastante difícil e como nossos comportamentos tem o cérebro como ponto central, entender melhor esse órgão pode nos dizer de que maneira ter um maior autocontrole, como entender o outro lado da relação etc.
Então, entendeu como a PNL para relacionamentos pode diminuir conflitos entre você e outra pessoa e quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e descubra!

Empatia nas relações

Imagine que alguma situação específica não aconteceu como você queria, especialmente porque envolvia as decisões de outra pessoa. Com a PNL você consegue perceber, de forma mais aprofundada, o que o outro indivíduo pretendia, e isso pode ser feito de várias formas, seja pela análise do tom de voz, pela forma que ele falou ou expressões utilizadas etc.
Então, a partir dos conhecimentos da PNL, tente olhar a situação se colocando no lugar dessa pessoa que atrapalhou seus planos. Se questione sobre o que ela poderia querer quando agiu assim com você. Qual o objetivo dela?
Além de tentar imaginar toda essa situação sem julgamento, se questione como você poderia melhorar a comunicação com aquela pessoa para possivelmente, convencê-la do contrário. Que comportamento seu poderia ser mudado? Quando você analisa o funcionamento do cérebro, fica mais fácil entender o que o próximo deseja e avaliar determinadas situações de formas diferentes. Desse modo, é possível evitar comportamentos que poderiam minar uma relação.
Por exemplo, já parou para pensar que todo comportamento de alguém tem uma intenção positiva e que as pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento? Toda essa compreensão é facilitada com a PNL. Se você não conseguir analisar uma situação dessa forma, facilmente haverá discussões.

Impulsionamento na socialização

Muitas pessoas nem cogitam se aproximar de outras porque acreditam não terem habilidades suficiente para isso, são tímidas demais para saber como agir, se consideram antissociais ou se enxergam como pessoas que não gostam de interagir com um grupo maior de pessoas.
Em muitos casos, a realidade é que esse tipo de afastamento ocorre não pelos motivos mencionados, mas simplesmente porque as pessoas têm dificuldades nas habilidades de comunicação e em entender como agir de maneira mais adequada em diferentes contextos. Como o PNL para relacionamento consiste justamente nesse entendimento, é possível facilitar a socialização. Afinal de contas, dependemos dela para praticamente tudo na vida.

Evita conflitos no trabalho

Já que falamos de pessoas que evitam se relacionar com alguém por não saber bem como devem agir, é preciso considerar também que sempre existem aqueles que evitam discordar de outros por não saberem como resolver o possível conflito depois.
No entanto, em uma relação humana é natural que discordâncias ocorram, principalmente no ambiente de trabalho. Fugir disso por não saber como lidar pode ser a escolha mais inadequada para o desenvolvimento profissional.
Por isso, a PNL ajuda você a transformar o atrito em tensão criativa. Por exemplo, em vez de ter que escolher entre a opinião de um colega ou a sua, é possível chegar a um consenso e misturar os dois pontos de vista. Dessa forma, uma discordância não tem impacto negativo que mina o clima no trabalho e gera mais improdutividade, muito pelo contrário.

Discernimento para saber como agir

Em muitos momentos, é comum que alguém veja situações do dia a dia que não goste, mas mesmo assim, não consegue fazer nada para evitar isso. Simplesmente segue como se nada tivesse acontecido. É um tipo de comportamento semelhante ao tópico anterior.
A dica é não ficar apático às situações. Pode parecer difícil, mas é necessário tomar as rédeas da situação. Afinal, se o seu objetivo for fazer com que uma empresa seja bem-sucedida ou abrir um novo negócio, por exemplo, não se envolver o suficiente pode ser a pior decisão.
É nesse ponto que entra a PNL. Essa técnica com seus mecanismos de entendimento do cérebro permite que você entenda melhor como deve agir e se relacionar com os outros. Isso possibilita que você tenha maior segurança para agir e mudar alguma situação que não anda conforme o planejado. Mesmo que tomar qualquer atitude não seja fácil, contar o embasamento científico da PNL oferece mais conforto para você.

Diminui a percepção de vitimismo

Conseguir entender melhor porque cada um é de determinada maneira e como cada situação influencia em seus comportamentos, oferece inúmeras vantagens: permite maior autoconhecimento, tranquilidade e segurança nas ações. Assim, aqueles que costumavam culpar os outros pelos seus fracassos e se vitimizar por situações gerais que não ocorrem como queriam, podem refletir melhor sobre o assunto.
Afinal, facilmente encontramos pessoas que sempre culpam o outro por algo que aconteceu e definem tudo como um meio ‘’tóxico’’. Nem sempre é assim que as coisas são. Há diversos casos em algo deu errado por culpa nossa e é preciso refletir melhor sobre isso. Caso contrário, ficaremos presos em um ciclo vicioso e nem evoluiremos nas nossas relações.

Aumenta o autoconhecimento

Dentro de cada pessoa há inúmeros recursos que só precisam ser despertados para serem utilizados. Assim, em vez de dar conselhos às pessoas, que tal fazer questionamentos — com base nos aprendizados da PNL — para permitir que as respostas dentro de cada um possam ser encontradas?É preciso considerar que isso também pode soar invasivo, se você não souber realizar essa aproximação.
Por isso, é fundamental que você tente se colocar no lugar do outro para entender o que o leva a tomar determinada atitude e o que a forma como ele se comunica diz sobre algo. Assim, em pouco tempo você já pode ser capaz de lidar com situações desafiadoras em relacionamentos e saberá melhor como agir.
Por essa razão, utilizar a PNL para relacionamentos pode contribuir e muito para o seu êxito nas relações interpessoais e ainda promover uma mudança em todos os níveis, desde o mental ao corporal. Assim, você tem o poder e escolher de utilizar essa ferramenta otimizadora ou não.
E aí, o que achou do nosso post? Gostou? Então, aproveite a visita ao blog para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das nossas atualizações de conteúdo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE