CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Expansão da consciência: 6 passos para alcançá-la de forma plena

Em uma época com tanta gente priorizando apenas o externo, quem se volta para dentro adquire um grande diferencial e se destaca positivamente em todos os seus círculos sociais — na família, no trabalho ou entre amigos. O segredo, nesse caso, é alcançar a expansão da consciência e tirar o maior proveito disso.

Se você ainda não sabe do que se trata, vale a pena continuar conosco por mais alguns minutos e descobrir o que é, de fato, expandir a nossa consciência. Além de entender o conceito, você vai aprender 6 técnicas para colocá-la em prática e alcançar a sua expansão com maestria. Acompanhe!

O que é expansão da consciência?

Esta jornada espiritual tem muito a ver com a ampliação da percepção que temos sobre nós mesmos e também em relação ao universo. Independentemente de crenças religiosas, qualquer pessoa pode trilhar esse caminho e conquistar resultados incríveis em todos os sentidos da sua vida.

A expansão da consciência nada mais é do que parar de viver no modo automático. Assim, passamos a enxergar melhor os detalhes do dia a dia, a entender os nossos sentimentos e emoções e, o mais importante, a compreender e policiar a forma como agimos em pensamentos e ações.

Quando começamos a observar melhor nosso comportamento, mudamos atitudes e ideias que, realmente, expandem a nossa consciência em relação a tudo, emanando uma energia mais positiva e saudável ao universo — que retorna igualmente benéfica para a nossa vida. De modo geral, aprendemos a desfrutar ao máximo o que temos para viver.

Como expandir a consciência?

Na teoria é tudo muito lindo, mas como expandir a consciência com uma rotina tão atribulada, em um mundo tão caótico? A seguir, listamos 6 passos simples, porém poderosos, que vão guiar você à expansão da consciência de maneira plena, transformando sua existência mais significativa enquanto ser humano.

1. Observe mais e reflita

O primeiro passo para atingir essa ampliação da consciência é aprender a observar melhor tudo ao seu redor. Isso porque, quando vivemos automaticamente a nossa rotina, passamos por cima de detalhes que são essenciais. Logo, vamos perdendo aos poucos algumas habilidades como empatia, compaixão e gratidão.

Contudo, não basta se tornar uma pessoa mais observadora. Também é preciso refletir a respeito do que você enxerga, das suas experiências. Quando isso começar a acontecer, seus pensamentos e emoções serão interpretados com mais clareza e transparência, ajudando a entender diversos aspectos antes confusos em sua vida.

2. Durma o suficiente

Apesar de parecer muito subjetiva, a expansão da consciência está mais ligada ao seu lado biológico do que você imagina. Afinal, nós só conseguimos ter foco e concentração em nossas reflexões e observações se estamos com corpo e mente saudáveis e equilibrados.

Nesse sentido, é fundamental respeitar o momento de restauração do organismo, o qual ocorre no período do sono. O ideal é que você durma, pelo menos, de seis a oito horas todas as noites. Isso permite que seu corpo se recupere do cansaço físico e mental, tornando-se mais preparado para o dia seguinte.

3. Saia da sua zona de conforto

Ao contrário do que muitos pensam, uma vida tranquila e sem contratempos não traz felicidade absoluta. Isso acontece porque é por meio dos desafios que evoluímos enquanto seres humanos. Então, se você deseja expandir sua consciência e ter uma vida mais próspera, está na hora de sair da sua zona de conforto.

Tudo começa pela percepção, que faz o indivíduo abandonar o seu estado atual de consciência para, então, evoluir. Se há todo um universo a ser explorado, é uma atitude muito limitante querer ficar apenas no mesmo lugar. Portanto, busque novas experiências, corra atrás de mais conhecimentos e, assim, desvende com autoconhecimento e sabedoria a vida incrível que você merece.

4. Passe mais tempo em contato com a natureza

O ar puro e fresco é um verdadeiro remédio. Por isso é tão importante tentar manter um certo contato com ambientes que nos tragam os benefícios da natureza. Isso começa a fazer parte do seu dia a dia quando a primeira dica — da observação plena — é adotada. Afinal de contas, é assim que começamos a perceber e valorizar o perfume das flores, o barulho das árvores, o frescor da água e por aí vai.

Ao se conectar com a natureza e, o mais importante, ao respeitá-la, você percebe que também faz parte dela, fortalecendo não só o seu ser como também a sua consciência espiritual. Estar em contato direto com esse meio ambiente rico e poderoso expande a sua condição de existência e só traz benefícios para a saúde física e mental.

5. Não fique preso ao passado ou futuro

Dizem que quem vive demais no passado desenvolve patologias depressivas. Por outro lado, que está sempre correndo atrás do futuro se torna uma pessoa propensa a sérios problemas de ansiedade. Esse desequilíbrio detona o momento mais precioso da vida — o presente!

A harmonia ideal está em aproveitar o máximo nossa bagagem do passado, que serve como aprendizagem para vivermos bem aqui e agora. Com essa consciência do presente, entendemos melhor o nosso propósito de vida e construímos um futuro mais próspero e confortável. Tudo isso, é claro, sem a necessidade de deixar de viver o hoje para apenas se preparar para um dia que pode nem mesmo chegar.

6. Pratique meditação

Se você chegou até aqui, já tem uma coletânea de técnicas incríveis para expandir sua consciência. No entanto, nada vai potencializar mais a sua jornada que a meditação. É com essa prática que você vai conseguir vivenciar todas as dicas passadas até aqui — a observação da mente, do ambiente ao seu redor, a percepção do tempo e também a coragem para avançar sempre mais, com sabedoria, preparação e gratidão.

Não é preciso ficar horas em silêncio enquanto se tenta esvaziar a mente. Hoje sabemos que existem inúmeras técnicas de meditação — basta você escolher a que mais se adéqua a sua personalidade.

É possível, por exemplo, meditar de 5 a 10 minutos por dia, assim que você acorda. Enquanto promovemos uma respiração calma, compassada e limpa, mentalizamos coisas boas e agradecemos por tudo, a começar pelo simples fato de estarmos vivos. Em um dia tão cheio de compromissos, vale a pena tirar esse tempinho para você mesmo!

Agora, se você quiser levar a expansão da consciência adiante e não parar por aqui, considere buscar uma formação em mindfulness ou em Programação Neurolinguística (PNL). O primeiro conceito significa simplesmente viver no presente — algo tão difícil hoje em dia. Já a segunda área de estudo ensina a reprogramar a mente por meio dos seus pensamentos, atitudes e palavras.

Bem interessante, não é? Se você tem interesse nesse tipo de formação, o Instituto Humanizar auxilia nas áreas citadas. Entre em contato e saiba como começar hoje mesmo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE