CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


O segredo da gratidão: como praticar no dia a dia?

Em uma segunda-feira, você acorda reclamando ou inicia o dia agradecendo pela oportunidade de poder começar mais uma semana? O segredo da gratidão está realmente nessas pequenas coisas do cotidiano e, por isso, muita gente se esquece de praticá-la.
Você provavelmente está aqui lendo este post porque já sabe do potencial da gratidão, mas quer entender melhor como tudo isso funciona. Ela está muito relacionada aos pensamentos positivos, e você vai ver que isso influencia cada aspecto da sua vida, das conquistas pessoais às profissionais. Continue conosco e veja como praticar e internalizar a gratidão!

O que é gratidão e qual a sua importância?

Você sabia que a palavra “gratidão” vem do latim “gratia” ou “gratus” e, literalmente, significa graça, favor ou agradar? Ela representa um profundo sentimento de algo agradável que foi oferecido a você. Assim, quando identificada, a gratidão é genuinamente o reconhecimento de tudo o que você já recebeu e do quanto isso foi bom.
Simples, forte e positiva, ela é para todos, apesar de não ser praticada por todo mundo. Sortudos os quem conhecem o segredo da gratidão e valorizam cada momento, cada pessoa e cada coisa que é, sente ou tem. É uma das formas mais eficazes de sentir felicidade, contentamento e paz.

Como ela influencia as conquistas pessoais e profissionais?

Você cria seu próprio universo à medida que avança, já dizia Winston Churchill. A gratidão é a porta para esse avanço e para a abundância. Isso porque, ao reconhecer que o que temos é suficiente, eliminamos autossabotagens e bloqueios mentais que nos impedem de viver a prosperidade, favorecendo o fluxo universal.
O universo entende nossa energia vibratória, independentemente da sua carga, positiva ou negativa. Portanto, é essencial manter nosso fluxo vibratório sempre guiado por bons pensamentos e muita gratidão, para que isso retorne como presentes incríveis para a vida pessoal, além de benefícios para a carreira profissional.

Quais são os benefícios?

Platão acreditava que a mente grata é aquela que atrai para si as melhores coisas. Só por aí já podemos sentir a vantagem de dominarmos o segredo da gratidão. É como se toda a forma como enxergamos o mundo mudasse! Adiante, temos os maiores benefícios da prática.

Bem-estar

Ao sentir gratidão, nosso cérebro libera dopamina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de felicidade, recompensa e que melhoram os níveis de humor, apetite, sono etc.

Empatia

Nossas vias cerebrais também liberam ocitocina, hormônio que estimula o afeto e a amorosidade. Isso quer dizer que nos sentimos mais tranquilos, menos ansiosos, sem pensamentos tóxicos e mais abertos para sentir empatia pelo próximo.

Fortalecimento dos sentimentos

A gratidão nos dá maturidade em relação aos nossos próprios sentimentos. Quando agradecemos frequentemente pelas coisas em nossas vidas, afastamos pensamentos nocivos, como medo, raiva, inveja, tristeza ou irritação. No lugar, temos altos níveis de satisfação, alegria e vitalidade.

Como praticar o segredo da gratidão no dia a dia?

Quer ver como é simples adotar a gratidão? As próximas dicas são fáceis e trazem uma carga enorme de benefícios:

  • comece a reparar na preciosidade das coisas simples da vida (um momento de silêncio, o céu aberto, uma borboleta que corta seu caminho, uma pessoa lhe desejando bom dia etc.);
  • liste as coisas pelas quais você é grato;
  • não reclame do que falta, ou melhor, elimine o hábito de reclamar;
  • retribua o bem e os gestos de carinho;
  • valorize o simples fato de estar vivo;
  • cuide do que você tem, aprecie e aproveite a família, seus amigos, sua casa, a natureza e seu trabalho;
  • compartilhe seus sentimentos e pensamentos positivos com outras pessoas e contamine-as com a gratidão;
  • encontre sua forma de agradecer, como meditar, rezar, comemorar, manter visíveis objetos que façam lembrar os motivos por você ser uma pessoa grata etc.

Agora que você tem o segredo da gratidão em mãos, está na hora de começar a praticá-la continuamente até que se torne um hábito totalmente natural em sua vida. Lembre-se de canalizar seus pensamentos e transformá-los em energia saudável para alimentar todas as áreas — desde os aspectos pessoais até os profissionais.
Gostou do que aprendeu e já está agradecendo pela oportunidade da leitura? Divida esse sentimento com os seus amigos e compartilhe o post nas suas redes socais!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE