CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Entenda o poder do silêncio no relacionamento diário com as pessoas

Já parou para pensar sobre o poder do silêncio no relacionamento? Sabemos que acalmar uma tempestade emocional que nos leva a um embate não é fácil. Muitas vezes, a única maneira de alcançar isso é encarar o problema de frente, mas só conseguimos quando nos recolhemos o bastante para notar o real estado de nossas mentes.
Esse tempo para se acalmar e refletir é apenas uma das vantagens que o silêncio pode trazer aos relacionamentos. Além disso, segundo um estudo de 2001 realizado por neurocientistas da Universidade de Washington, ficar em silêncio permite que o sentimento de estar presente se aflore e, sobretudo, nos dá espaço para pensar.
Neste artigo, vamos explicar brevemente o conceito, assim como o poder do silêncio no relacionamento diário com as pessoas. Confira!

O que é o silêncio e como podemos interpretá-lo?

De acordo com o dicionário Michaelis, o silêncio pode ser definido como: estado de quem se cala ou se abstém de falar; ausência completa de ruídos; abstenção voluntária de falar ou ainda recusa de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever e de manifestar os seus pensamentos.
Para qualquer pessoa, é mais fácil considerar o silêncio do outro apenas como a ausência de uma resposta. No entanto, quando paramos para interpretar e analisar com calma, fica explícito que, por trás da postura fechada frente a uma pergunta, existem muitas respostas não proferidas.
Dessa forma, o silêncio pode ter tantos significados que vão além de simplesmente ficar em quietude, como não saber dizer algo que desagrada ou não querer mostrar o que realmente se sente para não magoar o outro. Porém, o mais importante aqui é deixar claro que a falta de resposta às indagações do outro também é uma maneira de dizer algo.
O silêncio, inclusive, pode significar um “sim” ou pode ser uma forma de dizer “não”. Porém, muitas vezes, essa forma de indiferença deveria ser melhor compreendida, visto que ficamos à procura de palavras, quando, na verdade, o próprio silêncio já diz tudo o que precisamos saber, não é verdade?
Afinal, devemos refletir acerca do que estamos buscando — que verdade é essa que precisa ser reforçada pelas palavras do outro e que tanto queremos ouvir? Talvez porque pensamos que escutá-la nos ajuda a tomar uma decisão. No entanto, o que muitas vezes se procura é uma dor maior, como se somente isso fosse capaz de nos dar coragem para tomarmos uma atitude.

Como o silêncio pode ajudar uma pessoa?

Manter o silêncio quer dizer muito mais do que apenas calar-se, pois isso envolve conectar-se consigo mesmo.
Em um ambiente cada vez mais barulhento e agitado, apreciar a própria companhia permite ouvir os próprios pensamentos e sentimentos. Assim, passamos a nos conhecer e a nos entender profunda e infinitamente melhor. Afinal, estamos falando de uma maravilhosa oportunidade para entrarmos em contato com o nosso eu interior.
Portanto, a seguir, confira os principais benefícios que o silêncio é capaz de nos proporcionar, algo que inclui tanto a saúde mental e emocional quanto física.

Maior autoconhecimento e paz interior

É perfeitamente possível entrar em uma profunda conexão consigo mesmo e encontrar a paz interior quando se está em um ambiente tranquilo e em silêncio.
Aquelas pessoas que estão passando por uma fase turbulenta em suas vidas ou que são ansiosas demais se sentirão muito bem ao praticar o silêncio durante alguns momentos do seu dia. É como se a quietude fosse capaz de concatenar e organizar as ideias embaralhadas, e isso fatalmente traz sentido para algo que antes parecia confuso.

Menos estresse

Um fator comprovadamente agravante ao estresse é conviver em um ambiente com várias pessoas falando ao mesmo tempo e cheio de ruídos.
Assim sendo, se o excesso de barulho é prejudicial, imagine o quanto o silêncio é capaz de ser positivo? Portanto, fazer uma pequena pausa de cinco minutos de silêncio durante o dia em algum lugar tranquilo ajuda a relaxar e a renovar as energias para enfrentar os ruídos das ruas, do ambiente de trabalho, da casa, enfim, do local que for.
Por isso, se você quer relaxar, aconselhamos evitar de ligar a TV imediatamente quando chegar em casa após um dia cheio de trabalho, muito menos colocar uma música agitada para tocar ou pegar o celular para checar as redes sociais.
Faça a experiência de desfrutar do silêncio durante alguns minutos enquanto descansa em seu sofá, em uma poltrona ou onde preferir. Afinal, esses momentos de quietude, ainda que sejam curtos, são altamente capazes de fazer maravilhas em sua vida e proporcionar paz e tranquilidade a você.

Ganho de inteligência emocional

Da mesma maneira, os momentos de silêncio também promovem o autoconhecimento, e assim passamos a entender melhor o que sentimos e de que forma cada sentimento exerce influência em nossas atitudes e decisões.
Nesse sentido, se soubermos como usar o poder do silêncio no relacionamento, conseguimos aos poucos desenvolver uma extraordinária habilidade conhecida como inteligência emocional, algo que viabiliza um controle mais efetivo em relação às nossas emoções.

Melhora a memória

Além de todas as vantagens que compartilhamos ao longo deste post, a tranquilidade e o silêncio também ajudam a aumentar a produção de células no cérebro. Assim sendo, a área responsável pelo aprendizado cerebral, pela memória espacial e pelas lembranças e curto e longo prazos — o hipocampo — torna-se cada vez mais forte.
Nesse cenário, passar cerca de duas horas por dia em silêncio é uma atitude capaz de proporcionar todos esses benefícios ao nosso cérebro e, por consequência, à nossa memória.
Por fim, como vimos, o silêncio tem um poder extraordinário de fazer as pessoas relaxarem e se conectarem de maneira profunda com o seu eu interior. Quando conquistamos esse autoentendimento, conseguimos nos conhecer melhor e encontrar todas as respostas de que necessitamos para tomar boas decisões, nos acalmarmos, sentirmos plenitude e, assim, agimos de acordo com a nossa essência.
Assim sendo, estar com a mente em paz impacta de forma positiva em nossa saúde mental, física e emocional. Devemos valorizar muito o poder do silêncio no relacionamento, seja ele familiar, amoroso ou mesmo no trabalho. A ideia é buscar conexão com a sabedoria desses momentos e obter melhorias em todas as áreas da vida.
Se você gostou deste artigo, não deixe de ler nosso outro texto, para entender como o retiro do silêncio pode ajudar você!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE