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Resultados subjetivos: entenda como medir e por que eles são importantes!

No mundo dos negócios, tudo é mensurado. Custos com materiais, projetos, capital humano, logística etc. são calculados com indicadores precisos e eficazes, sendo esses números todos levados em consideração na hora de determinar os resultados financeiros de uma empresa.
No entanto, existe um outro tipo de resultado — tão importante quanto — que é muito mais difícil de medir, já que são conceitos abstratos, ou seja, não equivale a nenhum dado sensorial.
Estamos falando dos resultados subjetivos de uma empresa. Você sabe o que são eles e como podem melhorar o desempenho de um negócio?
Continue a leitura e descubra!

O que são resultados subjetivos, afinal de contas?

Conforme mencionado acima, os resultados subjetivos são aqueles baseados em algo intangível, que não se pode tocar, abstrato.
Por exemplo, o índice de qualidade de uma determinada área na empresa é um resultado subjetivo, porque não se pode palpar uma qualidade.
Da mesma forma, medir o quanto o cliente está satisfeito com um produto ou serviço, ou o nível de estresse dos funcionários de um setor também são resultados subjetivos, de modo que não podem ser quantificados em números exatos.

Qual é a diferença entre avaliações subjetivas e quantitativas?

Confira as principais diferenças entre esses dois tipos de indicadores.

Objetivo

O objetivo das avaliações subjetivas é medir fenômenos por meio da coleta de informações narrativas, compreendendo e analisando experiências individuais.
As avaliações quantitativas, por sua vez, têm como objetivo estudar fenômenos por meio da coleta de informações numéricas, precisas e gráficas.

Tipos de informações

As avaliações subjetivas reúnem informações que são coletadas de maneira narrativa, como entrevistas, observações ou questionários que não são codificados por meio de um sistema numérico.
Já as avaliações quantitativas reúnem dados e informações que só podem ser mensurados por meio de códigos numéricos.

Quando e por que são usados

Toda as avaliações realizadas para compreender opiniões, motivações ou descobrir tendências são feitas para se obter resultados subjetivos.
Já quando se quer quantificar um problema ou um recurso por meio da produção de dados numéricos, utiliza-se a avaliação quantitativa.

Abordagem

A abordagem das avaliações subjetivas é feita de uma maneira abstrata e voltada a processos, ao passo que a abordagem das avaliações quantitativas é objetiva e voltada a resultados;

Medição

Os resultados das avaliações subjetivas não são padronizados, já os das avaliações quantitativas têm padronização numérica.

Por que os resultados subjetivos são importantes?

É impossível ter controle daquilo que não se mede, por isso, no universo corporativo, tudo precisa ser mensurado (conforme visto na introdução), inclusive fatores intangíveis.
Um dos grandes benefícios de se obter resultados subjetivos é o fato de analisar questões de valores sem se limitar somente a respostas positivas ou negativas nem a variáveis predefinidas.
Isso proporciona uma compreensão mais acertada acerca das opiniões dos colaboradores e clientes, uma vez que permite que o pesquisador se aproprie mais efetivamente dos processos e resultados que foram obtidos.
Um outro benefício é que, quando bem aplicado, o resultado subjetivo proporciona uma análise de dados mais rica e aprofundada, fornecendo uma realidade mais segura acerca do que está sendo analisado.
Além disso, vale ressaltar que um mesmo fato ou problema pode ser abordado de maneiras diversas, já que cada avaliador tem sua própria perspectiva sobre objeto de estudo.

Quais os cuidados que um avaliador precisa ter ao fazer uma pesquisa com o objetivo de obter resultados subjetivos?

Um dos principais cuidados que o avaliador precisa ter é manter-se imparcial, ou seja, conduzir as questões de forma a não induzir respostas ou conclusões.
O avaliador também precisa ser em mente que, se os entrevistados não se sentirem suficientemente confortáveis, suas respostas podem não ser 100% confiáveis ou não representarem integralmente a opinião do objeto de estudo.
Por isso, é extremamente importante que o avaliador passe segurança e garanta que a  anonimidade do entrevistado será preservada.

Como fazer uma avaliação para obter resultados subjetivos?

Depois de explicados todos os conceitos, chegou a hora de colocá-los em prática. Saiba, abaixo, como fazer uma pesquisa subjetiva para funcionários e clientes de uma empresa.

Defina objeto de estudo

Primeiramente, é necessário decidir qual será o objeto de estudo e os resultados subjetivos que deverão ser obtidos.
Por exemplo, se o objetivo for analisar como anda a saúde mental de colaboradores de uma área da empresa que sofre muita pressão, como vendedores, então o objeto de estudo será os profissionais de venda da empresa e os resultados subjetivos serão dados narrativos sobre ansiedade, estresse, fadiga mental etc. desses funcionários.

Decida se a avaliação subjetiva é a melhor opção

Dependendo do objeto de estudo e dos resultados subjetivos que o avaliador deseja obter, uma pesquisa quantitativa e não subjetiva talvez seja a melhor alternativa.
Por exemplo, se as repostas dos entrevistados bastarem com apenas “sim” e “não”, então uma avaliação quantitativa baseada em dados numéricos será mais útil para a empresa.
Já se as perguntas começarem com “como” ou “o que”, então as respostas devem ir além de “sim” ou “não”, sendo necessário avaliações com foco em resultados subjetivos.

Estabeleça a metodologia da avaliação

Para se obter resultados subjetivos de pesquisas, é preciso definir a maneira como essas pesquisas serão feitas.
Existem diversas opções, como questionários, entrevistas presenciais, formulários etc., trabalho de campo, devendo o avaliador escolher qual melhor se aplica no projeto.

Colete os dados

A forma de coleta dependerá da metodologia escolhida. Por exemplo, numa pesquisa feita para avaliar a satisfação dos funcionários com seus trabalhos, os dados devem ser coletados a partir de entrevistas e questionários.
Já se a pesquisa for sobre etnografia dos clientes, por exemplo, os dados devem ser coletados por meio de pesquisa de campo.
Como visto, os resultados subjetivos são de extrema importância para qualquer organização, já que por meio deles poderá se enxergar além dos números e perceber o ser humano que está por trás deles.
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