CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Mindfulness para pais e filhos: como essa técnica ajuda no relacionamento familiar?

O conceito de Mindfulness para pais e filhos é essencial para manter o equilíbrio das emoções e o ambiente familiar. Principalmente na rotina atual, quando nos deparamos com cada vez mais responsabilidades e demandas, é imprescindível manter-se atento e consciente sobre nossas ações e papéis, mesmo que seja dentro do núcleo da família.

As técnicas de Mindfulness englobam a diminuição dos pensamentos, o foco para o momento presente e a percepção neutra do que acontece no agora. Isso ajuda a eliminar as preocupações constantes do futuro, que, frequentemente, mudam nossas ações e comportamentos (frequentemente) para o pior.

Instruir e praticar essas técnicas com frequência, garante que todos sejam capazes de se relacionar com menos conflitos, estando atento aos problemas e principalmente necessidades de cada um, o que ajuda a gerar um ambiente cooperativo e saudável.

Em médio e longo prazo, as conversações se tornam mais profundas, assim como os momentos em família, que tenderão a ter mais qualidade e reciprocidade. Abaixo, falaremos mais sobre como o Mindfulness pode ser determinante para seu lar de maneira prática.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Os benefícios de saúde das técnicas de Mindfulness

As técnicas de Mindfulness englobam vários benefícios para saúde física e mental, além das vantagens nos relacionamentos interpessoais que acabamos de mencionar.

As práticas de relaxamento induzem a redução da ansiedade, do estresse e principalmente da busca constante pela solução de problemas, que costumam gerar uma acentuação na frequência de pensamentos e na resolução dessas questões que são inerentes ao dia a dia.

Com o equilíbrio mental e com o relaxamento proveniente das técnicas, é possível ter visão e disciplina para atentar àquilo que realmente importa, o que faz com que sejamos mais competentes e principalmente mais responsáveis com nosso tempo e com nossas ações.

Ao longo da prática regular das técnicas de Mindfulness, podemos garantir: melhora do sono, menos irritabilidade, maior energia para enfrentar o cotidiano, menos estresse e cansaço, maior facilidade para comunicação e maior sentido nas nossas tarefas.

Tudo isso vem ao longo de disciplina e da aplicação constante. Lembrando que com as técnicas de relaxamento e principalmente com a mudança do foco para o momento presente — excluindo o futuro e o passado —, o que gera uma mudança comportamental positiva para aqueles que realmente embarcam nesse novo estilo de vida.

Entretanto, devemos ressaltar que há um esforço consciente para manter-se nesse estado, fazendo com que o indivíduo mude completamente sua perspectiva de vida para caminhos mais saudáveis e conscientes.

A aplicação do conceito para as relações familiares

Nas relações familiares, o objetivo do Mindfulness é a busca pelo momento presente, incluindo o prazer de uma boa conversa e a satisfação de ter a presença de um dos seus entes queridos. A ideia é conduzir o foco para o que acontece no agora, e não nas tarefas ou nas frequentes interrupções que nosso trabalho e cotidiano gera de forma intermitente.

Também com a prática regular dos conceitos, é possível manter-se em sintonia com aqueles que estão ao seu lado, entendendo seus problemas e principalmente dificuldades, sejam elas para se relacionar ou até mesmo para solucionar alguma circunstância pontual da rotina.

Em muitas famílias, podemos observar a falta de encontro nas ideias e a reação constante — e de forma abrupta — com as diferenças inerentes de cada membro. Isso gera um ambiente familiar reativo e pouco saudável, sendo fértil para brigas, discussões e problemas cada vez maiores para saúde mental e física dos integrantes.

O ideal é permanecer centrado e, acima de tudo, conseguir guiar uma conversação com calma e cautela, sabendo levar a empatia nos momentos importantes. Vale ressaltar que nem toda discordância é sinônimo de ataque, e nem todo desencontro de ideias são obrigatoriamente pontos de vista opostos e agressivos.

Com as técnicas de Mindfulness, aprendemos a saber ouvir e principalmente entender as circunstâncias pelo que elas realmente são. De maneira livre de julgamentos e da forma mais neutra possível.

Esse exercício deve ser feito de maneira constante e exercitado de forma pragmática. Obviamente, nem sempre estaremos totalmente certos ou estaremos em controle do nosso emocional, mas, o foco é na busca constante do equilíbrio e da satisfação pessoal e de toda família.

Lembrando que, além do ambiente familiar, o conceito e as técnicas devem ser exploradas para o cotidiano — isso ajuda na gestão do tempo, produtividade e nas mais variadas áreas da nossa vida, como saúde e finanças, por exemplo.

Onde e quando aprender essas técnicas

A princípio, não existe momento ideal para aprender essas técnicas — basta ter foco e força de vontade. A receptividade também é extremamente importante, e, caso você não acredite no conceito ou nas técnicas, dificilmente você se empenhará o suficiente para conseguir colher os resultados.

Você não precisa deixar sua família ruir em conflitos para tentar uma solução, e também não precisa ter o ambiente ideal para começar a aplicar. O ideal é estipular pequenas metas e praticar pequenos exercícios de forma consciente até que as mudanças comecem a aparecer nos comportamentos e principalmente na qualidade de vida.

Em relação aos locais para aprender o conceito e técnicas Mindfulness, existem várias opções diferentes, presenciais e online. Nós do Instituto Humanizar temos esse curso na nossa grade e frequentemente disponibilizamos para nossa clientela.

Já auxiliamos centenas de pessoas a mudarem de vida e a estarem mais presentes consigo mesma e com seus entes queridos. Muitos já mudaram de vida e hoje conseguem se comunicar de maneira eficaz e de forma que não ofenda seu parceiro ou seus filhos.

Também ressaltamos que dezenas de famílias se tornaram mais saudáveis e mais conscientes dos seus erros e dos seus acertos, gerando um ambiente rico e cada vez mais propenso para o sucesso não só da família como um todo como para todos os indivíduos que buscam melhorar suas vidas de forma ativa.

O Mindfulness para pais e filhos é transformador e realmente deve ser visto como uma alternativa viável para quem busca melhor relacionamento familiar e principalmente o equilíbrio físico e mental.

Gostou do post? Entre em contato conosco e veja quando será nosso próximo curso — estamos ansiosos e prontos para ajudar você e sua família a desenvolverem todo seu potencial!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE