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Veja como lidar com críticas no ambiente de trabalho de forma positiva

Quando você recebe críticas no ambiente de trabalho, leva para o lado pessoal? Se isso já aconteceu, sua reação diante da situação não foi nem um pouco profissional. Saber lidar com as emoções no espaço corporativo é um talento para poucos, mas nada impede que você aprenda a trabalhar esse lado e o coloque em prática de forma positiva.

Tanto para quem recebe quanto para quem fornece um feedback crítico, é fundamental saber como fazê-lo da melhor maneira possível, a fim de que as palavras sejam benéficas para o crescimento pessoal e profissional de ambos. De quebra, a empresa ainda sai ganhando, por contar com uma cultura organizacional mais saudável e construtiva.

Então, que tal desenvolver esse aspecto e começar a controlar melhor as suas emoções? Continue conosco e descubra como lidar com as críticas sem estresse — quando recebê-las ou até mesmo quando achar que é o momento de fazê-las a alguém. Tome nota das próximas dicas!

Não leve para o lado pessoal

Vamos começar pelo fator que abriu o nosso artigo sobre o assunto? Pode ser que algum chefe ou colega de trabalho já tenha, sim, sido rude e feito alguma crítica destrutiva a você. Contudo, isso não quer dizer que todos os feedbacks seguem a mesma linha.

Nesse sentido, vale trabalhar sua mente para que você separe o profissional do pessoal. Afinal, na maioria das vezes, a pessoa está apenas discorrendo sobre um trabalho ou um desempenho pontual, e não sobre sua personalidade ou seus princípios. A intenção não é ofender, mas tentar mudar uma determinada situação para melhor.

Logo, no lugar de se sentir ofendido, abandone sentimentos de autoestima baixa ou de inferioridade e se esforce para olhar o cenário com outra perspectiva. Será mesmo que o seu trabalho está sempre perfeito? Mesmo se estiver, ele atendeu exatamente ao que a sua equipe precisava naquela etapa? Pense nisso! Pode ser que a crítica colabore ainda mais para o sucesso da sua função na empresa.

Tente escolher o momento certo

Essa dica vai mais para quem precisa dar feedbacks. Se você precisa fazer uma crítica em relação a determinado colaborador ou colega de trabalho, não é expondo a pessoa que o melhor resultado será alcançado. Então, escolha um momento estratégico para que a conversa aconteça sem constrangimentos ou outros contratempos.

O melhor a se fazer é chamar a pessoa para conversar em um local mais reservado, de preferência ao final do expediente ou e um período fora do horário de trabalho. Afinal de contas, se o funcionário já começa o seu dia recebendo uma crítica, pode ser que isso afete toda a sua produtividade no decorrer das horas, não é verdade?

Respeite os outros pontos de vista

Tanto para quem recebe quanto para quem fornece uma crítica é fundamental aprender a viver com as diferenças. Somos seres humanos muito diversos, vindos de famílias diferentes, culturas, religiões e épocas distintas. Então, por que agir como se somente a nossa opinião fosse a correta?

Pode ser que a outra pessoa tenha um ponto de vista diferente, porque foi formatada com base na experiência de vida que ela tem. Você está totalmente livre para discordar e defender a sua ideia sobre determinado assunto, mas isso exige um respeito mútuo e a habilidade de saber se colocar no lugar do outro, aceitando que ele tem o direito de pensar de outra forma que não seja a sua.

Faça uma autoanálise

Além de tentar entender o outro, já parou para pensar em olhar para si? Nem sempre a pessoa vai estar certa em relação à crítica e você vai ter que lidar com isso. Entretanto, quando somos os nossos melhores críticos passamos a enxergar que, às vezes, podemos melhorar com aquele feedback e que dá para aproveitar a opinião do outro para se corrigir ou otimizar a nossa atuação.

Com essa autoanálise, perceba se realmente existe algum sentido no feedback recebido, se há ali alguma coerência no que foi dito e se você está disposto a mudar, com responsabilidade e profissionalismo.

Utilize a comunicação não violenta

Você já ouviu falar em Comunicação Não Violenta (CNV)? Esse conceito foi desenvolvido a partir de uma pesquisa feita pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg. Ele percebeu que o segredo para o bom convívio é aprender a refletir mais antes de verbalizar o que pensamos.

Sim, a comunicação não violenta é mais simples do que você imagina. Ela só requer um pouquinho de tudo o que já foi dito até aqui para que o indivíduo desenvolva a arte de ouvir mais, pensar sobre o que escuta e, como em um filtro, analisar se o que será dito vai ser realmente algo construtivo e benéfico para o outro.

Desenvolva sua inteligência emocional

Talvez seja um pouco mais árduo o caminho para quem não aprendeu ainda a lidar com as suas próprias emoções. Aliás, a maioria das pessoas cresce e se desenvolve com várias falhas mal resolvidas no passado, no que diz respeito aos seus sentimentos.

Por isso é essencial buscar mais autoconhecimento e, com isso, potencializar suas qualidades a fim de se relacionar melhor com as pessoas — não só no ambiente de trabalho, mas também na família e em outros círculos sociais.

Nesse sentido, com o desenvolvimento da sua inteligência emocional, você vai saber se comunicar de forma mais acertada, empática e persuasiva, eliminando os problemas desagradáveis com críticas no ambiente de trabalho.

Quando convivemos com muitas pessoas, é natural que surjam conflitos. Todavia, é possível reduzir consideravelmente os níveis de desentendimentos quando aprendemos a lidar com algumas situações de forma mais objetiva, imparcial (na medida do possível) e profissional.

Além de todas as dicas aprendidas até aqui, também destacamos a formação de coaching como uma forma direcionada e estratégica para que você consiga controlar muito mais as suas emoções — sabendo lidar com críticas no ambiente de trabalho e, também, potencializando outras áreas da sua vida.

A nossa formação em coaching enfatiza justamente esse aspecto, fazendo com que você se torne uma pessoa mais preparada para lidar não só com os seus próprios sentimentos, mas também com as emoções e atitudes dos outros ao seu redor.

Portanto, se você gostou de aprender a lidar com as críticas no mercado de trabalho, continue a estudar sobre o tema e conheça nossa formação de coaching hoje mesmo!

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