CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Você sabe como argumentar sob pressão? Veja 7 dicas!

O ambiente empresarial traz diversos desafios e alguns obstáculos. Na sua rotina, é provável que, em algum momento, você tenha que argumentar sob pressão. Às vezes o tempo é curto, o assunto é delicado ou não há tanta receptividade.
Na hora de pedir um aumento para o chefe ou de apresentar sua visão em um projeto importante, saber expor suas ideias é muito relevante. O problema é que, em um cenário do tipo, é fácil se perder no próprio raciocínio, ficar impaciente ou até se exaltar. Quando isso acontece, o que você diz perde um pouco de força, não é mesmo?
Felizmente, é possível contornar essa situação com dicas simples. Na sequência, descubra maneiras de manter sua argumentação até quando estiver sob pressão!

1. Treine a forma de falar

Um dos jeitos de chegar a bons resultados é se preparar para o que falar e como se comunicar. Em vez de deixar para argumentar sob pressão de improviso, o melhor é já ter uma estrutura do que dizer e de como expressar as suas ideias.
Pense, por exemplo, que é o momento de defender o seu ponto de vista em uma mudança no projeto. Sabendo que a conversa é inevitável, você já deve se preparar para o processo, com o máximo de antecipação. “Separe” os argumentos que vai usar, bem como o tom de voz que adotará e a linguagem não verbal.
Se for necessário, faça treinos e ensaie o que e como dizer. Isso faz com que você não seja pega de surpresa no momento em que mais precisa se expressar. Além disso, é um jeito de evitar ruídos na comunicação.

2. Ouça o que os outros têm a dizer

Argumentar em uma situação do tipo não significa apenas falar ou fazer com que sua voz se sobreponha. Ser ouvido é importante, mas também é essencial saber escutar para que a comunicação seja efetiva.
Então, o ideal é ter disposição para ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. Isso mostra, primeiramente, interesse genuíno nas pessoas. O seu interlocutor vai se sentir valorizado e a comunicação flui melhor.
Além do mais, é o jeito ideal de descobrir o que cada um pensa e quais são os principais obstáculos. Ao entender por que alguém não concorda com a sua sugestão, por exemplo, dá para contra-argumentar da melhor maneira. Isso aumenta as chances de você fazer o seu ponto ser compreendido da ótica que deseja.

3. Tenha boas referências para seu discurso

Sabe quando, em uma prova da escola, tinha que dar uma resposta e justificá-la? Ao argumentar sob pressão, é mais ou menos o que acontece. A situação não permite que você emita a sua opinião e espere que apenas ela seja o bastante. É preciso embasá-la, então, ter informação é essencial.
Vamos imaginar que a sua proposta já foi testada em outras empresas e ofereceu uma taxa de sucesso de 80%. Apresentar esse dado mostra que você entende do que diz e que a sua fala realmente faz sentido.
Com bastante conhecimento sobre o tema que vai abordar, é fácil criar uma argumentação adequada. Ao “conquistar” seu público, fica menos complexo estabelecer um contato de qualidade.

4. Utilize recursos audiovisuais

Dependendo do tema que será abordado, vale a pena pensar em montar uma apresentação. Nesse caso, utilizar elementos audiovisuais é uma excelente forma de explicar aquilo que deseja dizer, sem dúvidas.
Basta pensar na situação quando você precisa tratar de um tema considerado espinhoso e que gera muitas dificuldades de entendimento. Nesse cenário, os recursos audiovisuais facilitam a explicação e evitam que você se perca no próprio raciocínio.
Com esses elementos, dá para apresentar os conceitos de forma clara e eliminar qualquer margem para dúvidas. Se todo mundo conseguir entender aquilo que você quis dizer, é mais simples obter os resultados desejados.

5. Prepare-se para a hostilidade

Um dos componentes que torna argumentar sob pressão tão difícil é a resposta das outras pessoas. A maneira como reagem ao que você diz pode aumentar o nervosismo, a ansiedade e levar à exaltação. Então, nada melhor que se antecipar.
Para não encarar surpresas nesse momento, o ideal é se preparar para uma “plateia” hostil. Mesmo que a reação não seja tão ruim ou tão intensa, você já vai saber como atuar em qualquer caso.
Um truque é levantar o que pessoas podem usar contra o que você disse. Pense nos possíveis obstáculos e antecipe-se já ao formular prováveis respostas e argumentos. Assim, quando alguém rebater a sua fala, você terá tudo em mente para se posicionar da melhor forma.

6. Mantenha o debate no campo das ideias

Ainda que o seu público seja verdadeiramente hostil, é preciso manter o controle emocional. Lembre-se de que se trata de uma argumentação — e não de uma disputa. Já que não é um “campeonato” para saber quem fala melhor, a intenção não é vencer. O grande objetivo é, mesmo, expor propostas e refiná-las.
Então, faça de tudo para não cair na armadilha de levar para o lado pessoal. Se alguém não concordar com o seu argumento, pense nisso como uma divergência de ideias, em vez de como um ataque à sua pessoa.
De modo semelhante, quando discordar de alguém, faça de maneira respeitosa. Agradeça a opinião de quem se dispuser a debater, mesmo que ela seja divergente da sua. Realce pontos positivos e, só então, ofereça um contraponto. Essa é uma ótima técnica para desarmar o interlocutor e para impedir que o debate se transforme em um ataque pessoal.

7. Aposte na prática de mindfulness

Para conquistar os melhores resultados, o ideal é poder contar com um estado de espírito adequado para a comunicação. Nesse sentido, a prática de meditação mindfulness é uma ótima aliada na hora de argumentar sob pressão.
Com essa modalidade, é possível reduzir o estresse após o treino por apenas 8 semanas. Quanto maior for a sua calma, melhor é a comunicação e mais positivos são os resultados, já que tudo ocorre longe de exaltações.
Além disso, pesquisas da National Taipei University of Education demonstram que a prática ajuda a aumentar o controle executivo e a regulação de emoções. Também, amplia o bem-estar, otimiza o humor e estimula o sistema cognitivo. Com esse poderoso conjunto de habilidades, fica mais fácil se impor, debater e apresentar sua opinião de forma clara.
Comece a adicionar a técnica em sua rotina, como por meio da meditação guiada. Com o hábito, os resultados são cada vez melhores.
Argumentar sob pressão é possível e dá para obter ótimos resultados. Para tanto, utilize essas dicas e inclua novos hábitos em sua rotina. Quando chegar o momento, você vai expor suas ideias de uma forma muito melhor!
Quais são as suas maiores dificuldades em momentos como esse? Conte nos comentários e vamos trocar experiências!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE