CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Quais são os tipos de inteligência? Confira aqui

Quando falamos de inteligência, logo a atribuímos às pessoas com capacidade de resolver questões complexas e de raciocínio lógico. Esse era, pelo menos até os anos 1980, o conceito de uma mente privilegiada.
A partir dessa década, o psicólogo cognitivo e educacional americano Howard Gardner realizou estudos que o levaram a concluir que a cognição humana se desmembra em alguns tipos de inteligência, o que ele chamou de Teoria das Inteligências Múltiplas.
Neste post, vamos mostrar quais são os tipos de inteligência existentes e apresentar as características de cada uma delas, além da sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional. Continue lendo!

O que é inteligência?

Se você procurar no dicionário o significado de inteligência, encontrará algo como a faculdade de conhecer, compreender e aprender, a capacidade de resolver problemas e conflitos com adaptação ao novo.
Até aí estamos falando de um entendimento global que conceitua a inteligência e mostra como cada indivíduo reage não só às situações do dia a dia, mas também diante de desafios nos contextos educacional, pessoal e profissional.
Desde que estudos apontaram uma tipificação da inteligência, o mundo passou a enxergar as habilidades cognitivas de maneira ampliada e abrangente, acatando a ideia de que as pessoas agem e tomam decisões baseadas nas características mais fortes do tipo de inteligência predominante.

Quais são os tipos de inteligência?

Em todo tipo de inteligência percebemos características específicas e a teoria prevê que todo indivíduo carrega um pouco de cada em sua personalidade. Entretanto, algumas habilidades se destacam e tornam um tipo mais evidente.
Mesmo que um tipo de inteligência não seja tão desenvolvido, é possível, com algumas intervenções comportamentais e de autoconhecimento, estimular o uso da cognição para aprimorar competências ou habilidades.
Veja quais são os tipos de inteligência identificados na teoria e suas principais características!

Lógica matemática

A inteligência lógica matemática, como o próprio nome diz, tem habilidades numéricas, intuitivas e dedutivas. O reconhecimento de tendências e a identificação de padrões nos objetos analisados são características fortes em indivíduos que têm a predominância desse tipo de inteligência no perfil.
São pessoas teóricas que só partem para a prática depois de entender conceitos e contextos, realizando experimentos e testes para confirmar o que defende a teoria. Gostam de jogos de estratégia e lógica.

Linguística

Quem tem inteligência linguística gosta de ler, faz uso de um vocabulário rebuscado e utiliza as palavras de maneira consistente. É um indivíduo bem articulado, que tem discursos eloquentes e demonstra facilidade para aprender idiomas.
Toda mensagem transmitida por uma pessoa com esse tipo de inteligência é clara e objetiva, conduzindo o pensamento e as percepções do interlocutor. Profissionais que atuam escrevendo, discursando ou palestrando são facilmente reconhecidos na inteligência linguística.

Musical

A habilidade para reconhecer sons, timbres, instrumentos e ritmos, além da capacidade de criar e reproduzir elementos sonoros são características da inteligência musical. Cantores, compositores, músicos, maestros e arranjadores têm essa sensibilidade e se identificam com esse tipo de inteligência.
Por meio da música ou dos sons, a inteligência musical desperta um misto de sentimentos capazes de mudar a forma de pensar e agir das pessoas. A composição tem o poder de ampliar a visão sobre o mundo e a forma como cada um se posiciona na vida.

Espacial

A imaginação aguçada é uma das principais características de quem tem inteligência espacial e enxerga o mundo tridimensional. Pessoas com esse tipo de inteligência têm talento para desenhar e fazem bom uso da mente para projetar e transformar imagens.
No campo profissional podem ser pintores, escultores, designers, arquitetos, enxadristas. Para entretenimento e estímulo da inteligência, são adeptos dos jogos de quebra-cabeça e labirintos. Já no campo pessoal existe uma tendência forte a sonhar acordado em função da mente imaginativa.

Corporal-cinestésica

Uma inteligência conectada às habilidades motoras e corporais, coordenando corpo e mente de forma sincronizada. A grande habilidade de toque, o movimento utilizando o corpo — pés, mãos, tronco —, possibilita que os indivíduos com inteligência corporal-cinestésica atuem como atletas, dançarinos, artesãos, médicos-cirurgiões.

Intrapessoal ou emocional

Entender e compreender a si mesmo — sentimentos, anseios, desejos, motivações, limitações, senso de vontade e independência — são as características que norteiam as pessoas com predominância da inteligência intrapessoal ou emocional.
A inteligência intrapessoal reúne um grupo de pessoas mais tímidas, introvertidas, pacientes e que se controlam nas situações tensas, que requerem maior discernimento e capacidade de autocontrole para uma tomada de decisão equilibrada.

Interpessoal

Contrária à intrapessoal, esse tipo de inteligência prioriza a interação com o outro, envolvendo a percepção dos sentimentos e personalidade alheios. Há nos indivíduos de inteligência interpessoal uma habilidade nata para a liderança e coordenação de um volume grande de pessoas.
É o tipo de inteligência que estimula a empatia e o entendimento das dores e frustrações do outro, bem como conduz a pessoa da melhor maneira. A capacidade de falar em público leva os inteligentes interpessoais a exercerem funções políticas, artísticas, comerciais e sociais.

Naturalista

Atuando na natureza com facilidade de classificar as plantas, os animais e os minerais, os inteligentes naturalistas, representados por biólogos, geólogos, oceanógrafos, entendem esse universo que envolve os efeitos da natureza e a interação dos seres vivos e inanimados.
O desenvolvimento e a evolução do mundo, do homem e da própria natureza dependem da interferência e posicionamento de pessoas com inteligência naturalista — um conjunto de interações que dão sentido à vida.

Existencial

Por fim, apresentamos a inteligência existencial, que busca compreender os aspectos mais profundos e importantes da vida, sempre ligados aos conceitos de vida e morte, matéria e espírito ou aos mistérios que sugerem existir no universo. Os teólogos e filósofos são dotados de inteligência existencial.
O cérebro é direcionado pela inteligência que, por sua vez, atribui à mente e ao corpo comandos baseados na inteligência dominante. São ações pensadas com o objetivo de encontrar respostas ou soluções elaboradas pela força que cada inteligência desperta no indivíduo.
Os tipos de inteligência podem se desenvolver de forma isolada ou em conjunto. Uma vez que o indivíduo pode ter características de uma ou mais inteligências, identificar e compreender a de maior predominância vai ajudar na formação do perfil profissional e pessoal, o que se transforma com o passar do tempo.
Se você gostou deste post e deseja identificar melhor as competências e habilidades por meio dos tipos de inteligência, leia também sobre coaching para executivos e descubra por que vale a pena investir nesse apoio.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE