CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Curso de PNL em Manaus: aprenda a superar seus limites

Superar seus limites pode gerar medo e ansiedade, mas ao mesmo tempo pode ser o caminho para que você atinja seus objetivos. Por meio de inúmeros estudos, as descobertas da neurociência têm mostrado que tanto a nossa mente quanto o nosso cérebro são capazes de ir muito além do que podemos imaginar.

Por sua vez, surgem cada vez mais ferramentas e técnicas inovadoras, a fim de que conquistemos nossos objetivos e desenvolvamos nossos potenciais para uma vida mais abundante e plena. A programação neurolinguística (PNL) e seus benefícios é uma prova clara disso.

Por isso, neste post mostraremos o que é PNL, como funciona, para quem ela é indicada e o papel dela na hora de superar seus limites. Continue a leitura e confira!

O que é Programação Neurolinguística (PNL)?

Embora não tenha apenas uma definição, a PNL (Programação Neurolinguística) é considerada uma técnica de aprimoramento e desenvolvimento das habilidades do cérebro. Vale destacar que o método oferece resultados rápidos e bastante promissores, promovendo mudanças no modo de pensar e agir das pessoas.

Utilizada por indivíduos que almejam rápido crescimento pessoal e profissional, a PNL tem inúmeras aplicações e é altamente indicada para quem quer alcançar excelência em diferentes áreas da vida.

Nesse sentido, por meio da técnica os praticantes passam a conseguir moldar pensamentos, alterar comportamentos e controlar ações, tudo com base em um profundo senso de autoconhecimento. Dessa forma, a PNL revela de que modo nossos modelos mentais são capazes de impactar o nosso dia a dia e como podemos controlá-los.

Como funciona?

O termo “programação” sugere que somos programados para desenvolver determinados modelos mentais que definem diretamente o nosso comportamento, a partir de nossas próprias experiências e vivências, o que varia de pessoa para pessoa. Ou seja, cada um, com base em sua história de vida, tem seu próprio modelo mental — e é ele que controla todas as nossas reações.

No entanto, a partir de técnicas e ferramentas específicas, a PNL sugere que qualquer um consegue “reprogramar” essa estrutura interna. Isto é, esse modelo mental preestabelecido, reestruturando pensamentos e ressignificando crenças que nos impedem de superar nossos limites e ir mais longe.

De fato, as técnicas de PNL podem ser verdadeiramente eficazes no sentido de proporcionar reais mudanças de pensamento e no próprio comportamento das pessoas.

Quais as técnicas utilizadas na PNL?

Na prática da PNL, uma nova percepção da realidade é sugerida, uma vez que os indivíduos passam a ter maior controle da mente e, consequentemente, também de suas ações. Passa-se a enxergar as situações de outra maneira, focando nas soluções e não nos problemas.

Por meio de estratégias mentais e exercícios constantes e contínuos, a PNL auxilia qualquer pessoa a alcançar aquilo que busca, atingindo seus objetivos. Entende-se que qualquer um pode chegar onde quiser, desde que consiga controlar seus próprios pensamentos e emoções.

Muito se ouve falar sobre a inteligência emocional, que nada mais é o poder de controlar e dominar suas emoções, usando-as a seu favor. É exatamente isso o que sugere a PNL. Em outras palavras, a PNL busca fazer com que você conheça suas próprias limitações e consiga dominá-las, não sendo levado por sentimentos ruins, passageiros e nocivos, como a raiva, a tristeza, o medo e a inveja.

Com a técnica, torna-se possível, ainda, entender a causa de suas angústias e identificar quais sensações e sentimentos serão despertados em seu cérebro. Esse entendimento é fundamental para que você desenvolva o tão sonhado autocontrole.

Para quem ela é indicada?

A PNL é indicada para todas as pessoas que ainda não têm o foco necessário e a facilidade de atingir seus objetivos, mas que queiram verdadeiramente mudar comportamentos e otimizar suas atitudes.

Qual a importância da PNL para superar seus limites?

Uma dos principais ganhos pessoais de submeter-se a essa técnica está na identificação de limites e bloqueios que impedem o desenvolvimento e o crescimento.

Tudo aquilo que afeta a vida pessoal ou profissional é avaliado para que sejam traçadas estratégias que amenizem esses desafios, permitindo superar seus limites e alcançar os seus objetivos de maneira mais eficaz.

Quais seus benefícios?

Agora que você já sabe o que é PNL, como funciona, quais as técnicas utilizadas e sua importância para superar seus limites, conheça também os ganhos em adotar as práticas dessa metodologia.

Ajuda a diferenciar o real e o imaginário

Se a mente humana não for exercitada da maneira correta, pode enfrentar dificuldades para diferenciar o que é real e o que é imaginário. Por exemplo, quando traumas de infância impedem que a pessoa desenvolva em alguns aspectos de sua vida pessoal ou profissional.

Com a PNL, é possível trabalhar essa distinção, utilizando ferramentas que orientam os pensamentos de um jeito mais favorável.

Amplia o repertório comportamental

Quem passa pelo método da PNL tem como fonte uma figura inspiradora que, a partir de seus hábitos, traça estratégias para garantir a excelência. Assim, a PNL permite que o indivíduo amplie seu repertório comportamental e possa reproduzir padrões de sucesso praticados por grandes líderes que já conquistaram os objetivos desejados.

Aumenta a autonomia do indivíduo

Quando o indivíduo se espelha no comportamento de uma liderança influente, automaticamente terá maior domínio sobre o seu próprio modo de enfrentar e lidar com as situações. Isso aumenta sua autonomia, uma vez que permite maior foco, mais concentração, além de encarar com mais facilidade as adversidades da vida impostas pelo dia a dia.

Melhora a qualidade de vida

A partir do momento em que a pessoa sente-se mais autoconfiante, ela também experimenta maior segurança e equilíbrio em suas atitudes.

Alguém com a vida pessoal equilibrada apresenta maior concentração e melhor performance no trabalho. No mesmo sentido, um colaborador feliz e satisfeito tem mais disposição para estar com a família, dedicar-se a hobbies e ser mais ativo socialmente.

Dessa forma, quando o indivíduo aposta e investe em seu desenvolvimento pleno, conquista mais harmonia consigo mesmo e se torna mais completo. Esse estado de plenitude e equilíbrio impacta diretamente no despertar do bem-estar, gerando naturalmente mais qualidade de vida.

Por fim, tentar superar seus limites sem ajuda profissional é o mesmo que nadar contra a correnteza. No curso de PNL do Instituto Humanizar em Manaus você tem a chance de conhecer de forma prática e vivencial as ferramentas mais importantes e eficazes da PNL, de modo a tornar-se um praticante assíduo, influenciando suas relações pessoais e profissionais, e otimizando sua comunicação intra e interpessoal.

Gostou das técnicas de PNL e acha que elas podem ajudar a superar seus limites e conquistar todos seus objetivos? Entre em contato conosco agora mesmo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE