CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Conheça os benefícios das práticas de mindfulness!

As práticas de mindfulness garantem ao indivíduo maior autonomia e controle sobre sua própria realidade. Com o uso frequente dessas técnicas, é possível distanciar-se do que acontece de maneira direta e se tornar menos reativo ao ambiente, o que é ótimo para tomada de decisões, especialmente em momentos difíceis.

Para quem não sabe, mindfulness (em poucas palavras) é o conceito de atenção plena, o qual engloba uma série de técnicas de foco no momento presente. Empresários, grandes figuras religiosas e inúmeras pessoas de sucesso utilizam esse conhecimento para alavancar seus resultados na sua vida cotidiana.

A origem da técnica vem em grande parte das religiões orientais, que costumam dar uma atenção extra no nosso “eu”. Uma das linhas de pensamento mais influentes para o mindfulness é o budismo. Este, em praticamente todas suas vertentes, prega a importância da meditação e da atenção constante no momento presente.

Abaixo, falaremos mais sobre os benefícios das práticas da atenção plena, informando como você pode alavancar seus resultados e se tornar mais produtivo com essa disciplina. Gostou da ideia? Continue a leitura!

Reconheça suas emoções ao longo do dia

Naturalmente estamos sempre reagindo ao que acontece fora do nosso controle. Os antigos já sabiam desse problema e, ao longo do tempo, criaram técnicas para gerar mais tranquilidade e domínio sobre o que pode nos afetar emocionalmente.

Apesar desse conhecimento milenar ser razoavelmente conhecido pelas pessoas, dificilmente elas o utilizam na prática. Mas não podemos deixar de mencionar que as demandas atuais são quase que infinitamente maiores que no passado.

Hoje somos bombardeados com informações de todos os lugares, inclusive com pequenos aparelhos que carregamos em nossos bolsos. Dessa forma, manter o controle é mais difícil e mais desafiador do que em qualquer outro momento da humanidade.

Nesse sentido, a prática de mindfulness ajuda o indivíduo a separar-se dessa reação imediata e da subserviência constante dos estímulos externos. Com a atenção no agora, conseguimos definir com clareza o que é importante e o que realmente deve tomar nossa energia.

Lembrando que, além da meditação, uma das práticas da atenção plena é a importância e o reconhecimento das emoções, justamente para que o indivíduo consiga responder de maneira ponderada e adequada com aquilo que ele está enfrentando.

Por essa razão, indicamos que parte da sua disciplina deve estar na observação da sua reação ao longo do dia. Com um pouco de cuidado, é possível perceber exageros ou até mesmo descargas emocionais que não são benéficas para sua saúde física e mental — enxergando essas situações, sugerimos que você tente mudar ou reajustar seu comportamento para atitudes mais benéficas.

Cultive o pensamento resiliente e positivo

Na maior parte do dia temos duas escolhas: a primeira é reagir mal com o que acontece conosco e, a segunda, tentar entender que o revés é somente um resultado ou um atraso momentâneo.

Nessa segunda reação, passamos a ter controle — pelo menos do nosso comportamento — sobre o que aconteceu. Isso gera maior positividade, que é extremamente importante para quem precisa liderar ou ser proativo ao longo do dia.

A negatividade normalmente é um “fermento” para atitudes desleixadas e que pouco podem agregar ao trabalho ou até mesmo nos relacionamentos interpessoais. Sabendo disso, passe a se orientar e a tentar sempre guiar seus pensamentos e atitudes para ares mais vantajosos.

Saber lidar com dores, derrotas, adversidades e imprevistos é necessário para o sucesso. Mantendo essa disciplina ao longo do tempo, é possível tornar-se resiliente e extremamente funcional mesmo quando tudo da errado.

Apesar de não ser fácil, esse tipo de recompensa pode garantir melhores resultados financeiros e principalmente ser a fonte de força e energia que as pessoas ao seu redor precisam quando tudo dá errado.

Portanto, não se deixe abater e entenda que a resiliência também é subproduto do mindfulness. Por iddo, mantenha-se disciplinado e colha os frutos ao longo do tempo.

Entenda o que é e como praticar o autocuidado

O autocuidado é basicamente a capacidade de se tornar autônomo e independente perante à realidade em que um indivíduo se encontra. Em termos mais práticos, esse conceito pode ser reduzido aos comportamentos e ações que tomamos para garantir nossa saúde física e mental.

Sendo mais uma “ferramenta” ou “técnica” de mindfulness, não podemos deixar de mencionar sua importância. Por mais negativo que pareça, a maioria das pessoas agem como se precisassem de ajuda o tempo todo. Isso cria um mindset de codependência constante, que pode provocar patologias emocionais ou até mesmo desapontamentos frequentes.

Vale ressaltar que o autocuidado está intrinsecamente relacionado à autoestima, outro fator da nossa personalidade que é vital para o sucesso na vida pessoal e profissional. Ser capaz de se cuidar de maneira plena, gera, indiscutivelmente, uma confiança maior, assim como uma visão mais positiva sobre si mesmo.

Por isso, exercite esse conceito sempre que possível, sempre meça suas reações com atenção e se coloque em posições que sejam benéficas para seu desenvolvimento. Obviamente, isso não significa que você deve ser narcisista ou individualista por completo — encontre um equilíbrio e também entenda que o apoio de outras pessoas é positivo e muito vantajoso, assim como garantir essa assistência para quem pode estar precisando.

Privilegie momentos de meditação e reflexão

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o centro da atenção plena, que é a meditação e a reflexão constante sobre o que acontece conosco e ao nosso redor. É impossível conseguir aplicar qualquer uma das técnicas ou conceitos acima sem desenvolver, primeiro, essas duas capacidades.

A meditação por si só é um exercício que merece um espaço diário na sua rotina. Com breves minutos, é possível se desprender do que acontece ao seu redor e garantir uma atenção maior e constante ao momento presente.

A prática da meditação deve ser encorajada sempre que for possível — inclusive em situações de estresse. Parar por um pequeno período e focar na respiração (com contagens maiores, como 4 segundos para expirar e 4 para inspirar) já provoca benefícios enormes para quem precisa de mais autocontrole.

Além dessa ferramenta, aposte na reflexão sempre que precisar tomar uma decisão ao longo do dia. Veja quais são as opções e alternativas para as circunstâncias que se apresentam no momento, e em seguida, escolha aquela que mais pode ser benéfica para todos os envolvidos.

Talvez seja impressionante, mas somente com essas práticasde mindfullness é possível conseguir atenção plena e garantir um estilo de vida mais saudável, com menos estresse e com maior concentração para as coisas que realmente importam.

Gostou do post? Entre em contato conosco e veja nossos cursos sobre o tema, podemos ajudá-lo a desenvolver a atenção plena com nossos materiais educacionais!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE