CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Saiba como usar o mindfulness para ter foco no trabalho

A falta de concentração é um fator que prejudica muito a produtividade do profissional na empresa. Isso porque ele não consegue ter foco no trabalho: o dia passa e o colaborador não cumpre as demandas solicitadas pelos seus superiores.

Essa situação pode acontecer por diferentes razões. A pessoa pode estar com o pensamento em outros lugares e momentos, do passado ou futuro, acarretados por um problema em casa ou uma doença na família, por exemplo, ou mesmo ser naturalmente ansiosa e não conseguir focar plenamente em uma única tarefa por vez.  

Quer descobrir como ter foco no trabalho? Então, continue a leitura do artigo e melhore sua performance diária. Vamos lá? 

Qual a importância do foco no trabalho?

No dia a dia das atividades empresariais, o colaborador tem muitos obstáculos que o impedem de cumprir suas atividades com excelência. Entre eles estão o celular tocando, as redes sociais, conversas paralelas com a colegas, indivíduos que entram e saem ao mesmo tempo na sala etc. Isso pode acabar prejudicando a execução das tarefas e fazer com que a pessoa seja vista como alguém improdutiva. 

Portanto, ter foco nas atividades é essencial para conseguir se destacar no mercado de trabalho e na empresa que atua, pois a consistência possibilitará que você atinja resultados eficientes em suas demandas.  

Quais os tipos de foco?

Já vimos que manter o foco no trabalho é fundamental para todo o profissional que deseja crescer na organização. Mas, você sabe diferenciar os tipos de foco? Há três deles. Veja a seguir quais são! 

Foco interno

No foco interno, a pessoa consegue compreender e controlar as suas próprias emoções e sentimentos. A partir disso, é possível se desconectar do ambiente externo e das distrações que ele oferece. O que leva o profissional a se concentrar em si mesmo. 

Foco externo

Nesse tipo de foco, é observado que a pessoa tem maior concentração no ambiente em que está inserido. Isso leva o colaborador a ter mais facilidade para traçar as melhores estratégias para conseguir resolver problemas e elaborar novos projetos. 

Foco empático

O foco empático está ligado com atenção que o indivíduo dá a outra pessoa. Isso significa que ele tem uma habilidade maior para observar, ouvir e se relacionar com os colegas de trabalho. Assim, ele passa a ter um papel fundamental para fazer com que os demais profissionais consigam alcançar suas metas e objetivos com mais facilidade.

Como o mindfulness pode ajudar a ter foco no trabalho?

O mindfulness é uma prática de atenção plena, na qual o indivíduo consegue ter consciência sobre tudo que se passa com sua mente, corpo, pensamento e emoções. Por aumentar o foco e a concentração das pessoas, a técnica ajuda a melhorar o bem-estar e a produtividade no trabalho.

Um exemplo disso é quando você não deixa que os sons do ambiente externo interfiram na execução do seu trabalho, como as conversas paralelas dos colegas. Com concentração, você consegue ter mais energia para cumprir as demandas e dá atenção ao que realmente interessa. 

Além disso, essa técnica tira o melhor de cada pessoa, pois faz com que o indivíduo foque no presente. A partir disso, é possível refletir sobre a vida, sair do automático e se revitalizar. Da mesma forma, que a pessoa consegue ter uma transformação na vida pessoal e profissional, pois a mindfulness usa a neuroplasticidade para adaptar o cérebro de acordo com as circunstâncias e o ambiente que está inserido.

Como aplicar a técnica para melhorar a produtividade no trabalho? 

Agora que já sabemos que a mindfulness tem um grande papel para manter o foco no trabalho, é hora entender como é possível aplicar essa técnica para melhorar a produtividade na empresa. Confira! 

Faça pequenas pausas

Antes de começar a executar uma atividade na organização, é importante realizar uma pausa. Essa estratégia o ajuda a manter o foco e a atenção plena durante os afazeres. Um exemplo disso é a “microprática de mindfulness”. 

Veja como funciona a microprática de mindfulness:

  • após a primeira respiração, observe como está seus pensamentos, emoções, sensações físicas. Ou seja toda sua experiência naquele momento.
  • na segunda respiração, repouse sua atenção nos movimentos respiratórios e nas sensações.
  • já na terceira respiração, reflita brevemente sobre o que é importante para você naquele momento. 

Evite multitarefas

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo é algo que traz grandes prejuízos para a produtividade, visto que não é possível dar a mesma atenção a diversas demandas em um único momento.

Para evitar a multitarefa, o ideal é priorizar atividades que demandam mais tempo e foco para serem executadas. Assim, consegue-se manter a qualidade do trabalho que é realizado. 

Tente não fazer interrupções

Enquanto um trabalho é executado, o mais indicado é que ele não seja interrompido, pois isso tende a trazer prejuízos ao rendimento do profissional no negócio. Para que isso seja possível, estabeleça os horários para responder as mensagens e e-mails que chegam ao longo do dia, por exemplo.

Se possível, faça isso no fim do expediente, pois, geralmente, é no começo de cada período de trabalho que estamos mais descansados para cumprir as tarefas importantes da organização. 

Por que realizar uma formação em mindfulness?

Fazer uma formação em mindfulness é essencial para todos os gestores. Isso porque além de ajudar os colaboradores a terem foco no trabalho, ela contribui para que o profissional consiga tomar decisões importantes na organização fora do automático. 

Por fim, é importante ressaltar também que realizar um treinamento em mindfulness contribui para a diminuição da ansiedade e do estresse nos afazeres diários. Além disso, auxilia o indivíduo a não ter excessos pensamentos negativos, que costumam gerar cansaço físico e mental. 

Ao realizar uma boa capacitação, a pessoa faz as suas escolhas de maneira consciente. Isso significa que ela passa a encarar os desafios de forma autônoma e positiva, com a criação de um espaço mental de regulação das emoções. 

Entender como ter foco no trabalho é fundamental para conseguir ter êxito na empresa que atua. Por isso, se você deseja aumentar sua produtividade e ser um profissional de destaque, o mais indicado é fazer uma formação em mindfulness. E, o Instituto Humanizar pode ajudá-lo neste processo! Contamos com profissionais renomados e com grande experiência nesse tipo de treinamento. 

Ficou curioso para saber mais sobre o treinamento em mindfulness do Instituto Humanizar? Então, entre em contato conosco e veja como se destacar no mercado de trabalho. Não perca essa oportunidade!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE