CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Curso de mindfulness em Manaus: aprenda a trabalhar a Psicologia Positiva

Você já passou por isto: achar que uma semana dura um mês, e cada dia se torna mais pesado? Essa é a situação de milhares de pessoas. Embora pareçam viver, na verdade, apenas tomam decisões no modo automático. Com isso, a tendência é sofrer mais com estresse, ansiedade, depressão e falta de controle das emoções.

A boa notícia é que há solução para isso. Tanto a Psicologia Positiva quanto o mindfulness podem ajudar a reverter o quadro. Se em vez de agir no piloto automático você utilizar as estratégias já comprovadas pela ciência, vai experimentar uma mudança de vida.

Para ajudar nisso, vamos explicar sobre como a psicologia e o mindfulness andam juntos para aumentar a sua produtividade e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Você entenderá como um curso pode ajudar nisso. Veja o que considerar para escolher a melhor opção em Manaus. Boa leitura!

O que é Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva trabalha com uma ideia diferente da psicologia tradicional. Em vez de focar nos problemas das pessoas, ela valoriza o que há de bom nelas e o que dá certo com elas. Ainda que não negue os problemas que prejudicam o bem-estar das pessoas, ela observa quais são os aspectos positivos do comportamento para que seja mais fácil trabalhar com novas perspectivas.

Dessa forma, os defensores da Psicologia Positiva procuram maneiras para que a felicidade possa ser despertada e mantida nas pessoas. O objetivo é oferecer qualidade de vida com um pensamento otimista capaz de fazer com que o público lide com as suas emoções.

Afinal, na Psicologia Positiva há a Teoria do Bem Estar, desenvolvida por Seligman, que descreve os elementos principais do florescimento pessoal a partir do modelo conhecido como PERMA:

  • Positive Emotions (Emoções Positivas);
  • Engahement and Flow (Fluidez e Engajamento);
  • Relationships (Relacionamentos Sociais Positivos);
  • Meaning and Purpose (Significado e Propósito);
  • Accomplishment (Persistência, Metas e Realização).

Como ela funciona?

A Psicologia Positiva trabalha com o desenvolvimento pessoal para potencializar as habilidades das pessoas. Vale ressaltar que a visão também é empregada nas empresas para que os colaboradores tenham os talentos e virtudes otimizados e lembrados. Assim, as instituições conseguem melhorar a autoestima da equipe e produzir melhores resultados nas vendas, no relacionamento com os consumidores e nos processos em geral.

Isso só é feito quando se deixa de lado a ideia comum que foca apenas no que deve ser melhorado nos colaboradores, em vez de procurar maneiras para valorizar os talentos. Mais do que isso, a Psicologia Positiva trabalha para que os colaboradores estejam escalados nos locais em que tenham melhor desempenho, em vez de realizarem tarefas que são inadequadas para o perfil dos profissionais.

Em todos os casos, a Psicologia Positiva trabalha para trazer maior liberdade para as pessoas. Nesse sentido, elas utilizarão a criatividade para procurar novas soluções para os seus problemas. Ao explorar as competências, ocorre um aumento na produtividade que impacta todas as áreas da vida.

Qual a relação da Psicologia Positiva com mindfulness?

Já o mindfulness é um programa de qualidade de vida importante para aumentar a concentração e o foco das pessoas para que elas melhorem a sua produtividade e o seu bem-estar.

Uma das principais barreiras para isso é tomar decisões de forma precipitada, ao deixar que as emoções falem mais alto. Isso acontece, com frequência, em pessoas que estão presas em problemas do passado ou que não conseguem viver com medo do futuro.

Com o mindfulness as pessoas desenvolvem a criatividade, a concentração e a memória para que o raciocínio fique mais aguçado. Dessa maneira, é possível evitar ações destemperadas em relação aos demais.

Você viu como a ideia de mindfulness está conectada com a Psicologia Positiva? Não é à toa que Ellen Langer, uma das maiores vozes da Psicologia Positiva, também tem se debruçado sobre o mindfulness.

Para conseguir tirar o melhor que cada um tem, é necessário ter foco no presente e evitar distrações para ações que já aconteceram ou que ainda não se tornaram reais. Mais do que isso, ter uma relação de gratidão com as conquistas e as oportunidades da vida é uma das maneiras de se concentrar e melhor.

Por que um curso é importante?

Se você deseja receber todos os benefícios da Psicologia Positiva e do mindfulness, é importante ter a instrução para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira para o seu bem-estar, de forma personalizada. Isso inclui:

  • entender a teoria sobre meditação;
  • momentos de total silêncio, tanto em atividades contemplativas, quanto em horários de refeições;
  • praticar atividades em grupo e solitárias, a partir da instrução dos professores;
  • ter momentos a sós com os professores para tirar dúvidas.

Como você viu, os melhores cursos são aqueles que permitem a interação entre todos os participantes, bem como entre aluno e professores. Dessa maneira, além de aprender como executar as atividades, você tirará todas as dúvidas e terá mais segurança e benefícios ao executá-las.

Por isso, não deixe de buscar resultados mais satisfatórios ao pesquisar uma escola presencial em Manaus. Nesse curso você terá um tempo dedicado para a realização das atividades e para o entendimento sobre o funcionamento da meditação, o que evita distrações. Como resultado, você terá:

  • momentos exclusivos para refletir sobre a sua vida e cuidar de você mesmo;
  • oportunidades para aumentar a energia e se revitalizar, saindo do automático e dando atenção ao que realmente interessa;
  • situações para experimentar a transformação pessoal que tanto deseja e modificar a maneira com que você vê o mundo.

Para escolher o melhor local, veja quais são os depoimentos de quem já participou dos cursos, workshops e retiros. Dessa maneira, ficará mais fácil entender se as promessas feitas são cumpridas, de fato. Descubra, também, se o local em que os cursos acontecem são adequados para momentos sem distrações. Assim, você terá o melhor de mindfulness e Psicologia Positiva.

O melhor de tudo é que você tem a oportunidade de participar dos cursos perto de casa. Então, faça a sua inscrição para um de nossos cursos de mindfulness e aproveite todos os benefícios. Se tiver dúvidas entre em contato conosco!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE