CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Não ignore esses 5 sintomas do estresse emocional

Sempre que falamos sobre estresse, rapidamente vem à cabeça das pessoas situações cotidianas que podem causar aquela situação. O trânsito para o trabalho que está engarrafado acima do normal, pressão por parte do gestor para que as metas sejam alcançadas, situações familiares que fogem do convencional,que ocasionam em conflitos e impaciência, entre outros.
No entanto, o estresse emocional não está relacionado apenas a esses fatores. Cada pessoa pode reagir a esses exemplos abordados de maneira diferente, concorda? Enquanto algumas lidam bem com todas essas situações, outras ficam afetadas de maneira mais aparente. Isso porque ele está relacionado justamente às respostas que o seu organismo dá a esses contextos.
A seguir, elencamos os principais sintomas que podem ser observados. Confira!

Quais são os principais sintomas do estresse emocional?

1. Dificuldade para dormir

A maioria das pessoas que desenvolve o estresse emocional terá seu sono afetado. Aqui, existe a possibilidade de surgir quadros que englobam tanto a insônia aguda — aquela que dura um período específico — quanto a crônica — quando a pessoa constantemente apresenta dificuldades para dormir.
Entre as consequências que isso pode gerar na vida do indivíduo, destacam-se tanto os efeitos físicos (com o desenvolvimento de problemas cardíacos, por exemplo) quanto sociais. Quem dorme pouco tende a ficar mais irritado em seu dia a dia, com menor concentração para os afazeres diários, além de sentimento de insatisfação e baixo convívio com outras pessoas, gerando riscos até mesmo em tarefas mais simples, como dirigir.

2. Perda ou ganho de peso

O estresse emocional pode provocar o aumento da grelina, hormônio responsável pelo aumento do apetite. Dessa forma, quem o desenvolve tende a ter mais fome, especialmente no período noturno, o que vai consequentemente provocar o aumento de peso. Da mesma maneira, há pessoas que perdem o apetite, pulam alimentações e não sentem vontade de se alimentar.
Além disso, podem ser observados problemas digestivos por parte da pessoa, como diarreia ou constipação, além de gastrite e úlcera.

3. Alterações frequentes de humor

É comum que pessoas com estresse emocional tenham alterações frequentes de humor. Normalmente, algumas das situações que antes não a incomodavam podem passar a gerar irritação de uma maneira mais incômoda que o comum, fazendo com que ela se aborreça e tenha uma sensação de esgotamento.
Apesar disso, esse sintoma deve ser observado com cautela. No dia a dia, normalmente passamos por contextos que nos desafiam, justamente pelo convívio com pessoas de diferentes personalidades que não têm a nossa mesma visão.
Sendo assim, avalie se as alterações de humor são frequentes ou se não é apenas algum momento em que você está se sentindo irritado com uma situação específica.

4. Irritações na pele

A pele é considerada um dos órgãos que mais são afetados em situações como essas. Normalmente, há o aparecimento de algumas manchas ásperas e que dão volume no corpo, cujo principal sintoma é a coceira e a irritação.
Caso isso ocorra, é preciso tomar alguns cuidados especiais. O primeiro deles, apesar de ser um pouco complicado, é evitar passar as unhas no local, pois elas podem contribuir para que a alergia se agrave, gerando ferimentos. Além disso, é recomendado adotar estas medidas:

  • utilizar compressas geladas no local da alergia;
  • utilizar água termal para controlar os sintomas;
  • evitar a automedicação.

5. Queda de cabelo

Durante o estresse emocional, o organismo libera o estriol, cuja principal consequência é o bloqueio de nutrientes para a região capilar. Consequentemente, os fios serão enfraquecidos por essa ausência, o que ocasiona a queda.
Algumas dicas podem ser efetuadas para que isso seja minimizado, como:

  • se alimentar bem em um período específico (de 3 em 3 horas);
  • ingerir vitaminas e minerais, como a vitamina A, B, C e E;
  • consumo de ácidos graxos ômega-3.

Como acabar com o estresse emocional?

Agora que você já conhece os principais sintomas do estresse emocional, chegou o momento de entendermos como acabar com ele ou amenizá-lo.

Faça coisas que você gosta

Normalmente, as atividades cotidianas do trabalho ou os afazeres em casa podem diminuir as chances de que você invista tempo nas práticas que trazem satisfação pessoal. Por essa razão, entenda quais são os contextos que fazem bem.
Atividades físicas contribuem para que você durma melhor e melhoram a sua performance no trabalho? Então, talvez essa seja uma alternativa a ser considerada em sua rotina, por exemplo. Além disso, tente passar mais tempo com as pessoas que rendem boas conversas, vá a parques, cinemas ou outros pontos interessantes de seu município.

Cobre menos de você e comemore conquistas

Não é indicado cobrar a si mesmo o tempo todo, seja das suas atividades profissionais, seja dentro da própria casa. Além disso, comemore com amigos ou familiares todas as conquistas alcançadas. Estabeleça metas atingíveis e, sempre que houver novas conquistas, invista naquilo que contribui para o seu desenvolvimento pessoal, focando no lado positivo da vida.

Pratique mindfulness

Já ouviu falar no mindfulness? Essa é uma habilidade desenvolvida para estar sempre consciente com o que você está fazendo naquele momento. Caso em algum momento você tenha se desconcentrado em alguma atividade cotidiana e esteja com o pensamento em outro contexto, saiba que esse é o contrário do mindfulness.
Para desenvolvê-la, é possível praticar meditações específicas e que têm resultados comprovados. Por trabalhar a oportunidade de observar o presente de forma plena, com o pensamento que exclui o passado e o futuro, você naturalmente vai entrar em um estado de relaxamento natural.
Entre as principais vantagens do mindfulness, destaca-se:

  • diminui a ansiedade;
  • previne doenças psicológicas;
  • diminui as distrações do cérebro;
  • aumenta a satisfação com o próprio corpo;
  • melhora a cognição, .

Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos principais sintomas do estresse emocional, bem como maneiras de como esse problema pode ser evitado. É preciso adotar práticas que contribuam para reduzir esses danos, como o controle da respiração, fazer terapia, buscar por pensamentos mais positivos, assistir vídeos que tragam lembranças boas, além de estar ao lado daquelas pessoas que fazem bem.
Caso tenha se interessado pelo mindfulness e deseje conhecer um pouco mais sobre a técnica, entre em nosso site e confira mais informações!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE