CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Ferramentas de coaching: o que são e como são aplicadas?

As ferramentas de coaching são essenciais para o desenvolvimento do potencial humano do coachee. Elas ajudam o cliente a perceber-se em uma nova perspectiva, de maneira lúdica e prática, fazendo com que em pouco tempo surja uma visão de passado, presente e futuro que são essenciais para a sua transformação.

Diferente do que muitas pessoas possam imaginar, essas ferramentas são simples exercícios. Eles podem ser aplicados em alguns minutos e se estender por algumas horas, variando de acordo com a atuação e a necessidade que o coach observa em seu cliente.

A maioria das pessoas que passam pelo processo rapidamente sente benefícios e uma sensação revigorante sobre suas circunstâncias, o que faz com que seja extremamente simples a criação de um plano e na modificação dos seus hábitos para o alcance de novos patamares, sejam eles profissionais ou pessoais.

Abaixo, falaremos mais sobre essas ferramentas, quais são as principais e como elas podem ajudar o coachee a mudar de vida. Pronto para saber mais a respeito? Acompanhe33!

Entenda as ferramentas de coaching com mais profundidade

Como mencionado, as ferramentas de coaching são, basicamente, exercícios pedagógicos. Eles podem ser aplicados sem muitos equipamentos e, de forma geral, não é exigido mais do cliente do que sua vontade de melhorar e a intenção de entender como seus resultados atuais acontecem.

Na maioria dos casos, uma folha de papel e uma caneta são mais do que necessários para aplicar as mais diversas metodologias/exercícios e ferramentas que o coach precisa para avaliar e entender melhor seu cliente.

Em muitas formas, essa é uma maneira de tanto o coach quanto o coachee se conhecerem com profundidade, abrindo novos horizontes e finalmente colocando o que há de mais importante em jogo — seja na vida profissional ou pessoal.

Vale mencionar que esse processo de descobrimento é contínuo e deve sempre ser avaliado ao longo das semanas. Essa constante busca pelas respostas é uma parte importante do trabalho e, talvez, uma das áreas que mais podem alavancar os resultados. 

Veja as principais ferramentas de coaching

Existem inúmeras ferramentas que os coaches utilizam para conhecer e fazer com que seus clientes conheçam a si próprios. Existe uma longa literatura que aborda com profundidade as razões técnicas e a formulação de todas essas metodologias, mas para simplificar, falaremos basicamente das alternativas mais utilizadas.

Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)

A primeira delas é uma espécie de questionário, conhecido como PPS — Perguntas Poderosas de Sabedoria. Nessas perguntas, o coach busca gerar uma reflexão profunda sobre o estilo de vida e as ações que o cliente realiza diariamente. 

Essas perguntas são variadas e tendem, ao longo da aplicação da ferramenta, a se tornarem cada vez mais desafiadoras ou provocantes. O objetivo final é instigar uma mudança e elucidar com total clareza e honestidade quais são os pontos que precisam de alterações de maneira imediata.

Roda da Vida

A Roda da Vida é outro exercício semelhante, em que o coach aplica para seu coachee uma espécie de gráfico com um círculo dividido em várias partes. O número de partes depende da técnica e abordagem do profissional.

Em cada uma dessas partes, o cliente é orientado a escrever uma área da sua vida, como: relacionamento, finanças, educação, saúde, espiritualidade e assim por diante. Em seguida, ele é convidado a pontuar de 0 a 10 o comprometimento em cada uma dessas áreas de sua vida.

No final, a ideia é ter uma representação gráfica de quais são as partes que precisam de mais atenção e quais são aquelas que precisam de uma nova abordagem. O objetivo é encontrar o equilíbrio com um conjunto de hábitos saudáveis que auxiliem no desenvolvimento pessoal e profissional.

Outras ferramentas

Além das ferramentas mencionadas, ainda existem outras bastante utilizadas, como o método DISC (dominância, influência, estabilidade e conformidade) e o método GROW (sigla para: Metas, Realidade, Opções e O que/Quando/Quem, traduzido do inglês: Goals, Reality, Options e What/When/Who). Esta última envolve a reflexão sobre um conjunto de perguntas sobre o que, quando e por quem deve ser feito para o seu crescimento.

Como citamos, tudo depende do coach e dos principais objetivos do cliente. A aplicação é variável e apresenta diferentes abordagens teóricas para lidar com a personalidade e situações específicas de cada coachee.

Saiba como elas podem ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional

As ferramentas de coaching ajudam a elucidar ao cliente sobre sua situação atual. O acontece é que, após a utilização desses exercícios, o indivíduo passa a rapidamente notar em que ele está fracassando e o que ele não tem feito em sua vida pessoal para alcançar novos resultados.

Muitas das vezes ouvimos reclamações sobre economia, governos, política, mercado de trabalho e uma série de agentes externos que, apesar de terem influência na nossa qualidade de vida, dificilmente são as únicas causas de um fracasso ou problema pessoal.

Em muitas situações, os eventos externos são agravantes de condições pessoais. O estresse, a falta de um caminho para seguir e até mesmo de bons hábitos que suportem o avanço pessoal e profissional são fatores mais importantes para a insatisfação.

Entenda a eficácia dessas abordagens

Apesar de parecer mágica ou até mesmo uma metodologia superficial, cada um desses exercícios deve ser realizado regularmente e utilizado em conjunto de metas e objetivos realistas. Sem a análise e aplicação de novos métodos em cima deles fica extremamente difícil — para não dizer impossível — mudar a vida do cliente de forma efetiva.

Portanto, as ferramentas são uma espécie de bússola para apontar o norte. Elas apenas demarcam o início do trabalho que deve seguir por um tempo determinado pelo coach. Ocasionalmente esses exercícios devem ser refeitos e relembrados, principalmente com adições e novas abordagens, para que surjam mais motivações e um conhecimento pessoal ainda maior.

O coach é uma das únicas metodologias atuais que visa o autoconhecimento do indivíduo de maneira prática e sem grandes barreiras. Ao longo da jornada, a inteligência emocional e demais abordagens são encorajadas para fortalecer o indivíduo.

O Instituto Humanizar conta com uma longa lista de ferramentas de coaching, como workshops, cursos, bem como profissionais que aplicam essas técnicas e ajudam a disseminar o desenvolvimento pessoal de forma prática e mensurável.

Se você tem interesse em saber mais a respeito aas ferramentas de coaching, entre em contato conosco: estamos à disposição para ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE