CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Afinal, qual seria a diferença entre terapia e coaching?

Para entender a diferença entre terapia e coaching, é preciso analisar conceitos e características de cada um dentro dos respectivos campos de atuação. Embora o objetivo de ambos consista em prestar auxílio, a necessidade gera o foco e determina a escolha.

Ao buscar ajuda profissional, nem sempre uma pessoa consegue identificar de imediato as reais demandas do acompanhamento. É fundamental compreender distinções e propósitos para garantir eficiência no resultado.

Ao longo do artigo a seguir, abordamos o conceito de terapia e coaching, assim como diversas maneiras para conectar você às suas metas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Boa leitura!

Terapia ou coaching: o que é melhor?

O crescimento do coaching a nível nacional e internacional tem gerado confusão em relação à terapia. A finalidade com que cada coisa é administrada na vida da pessoa cria um certo distanciamento conceitual e esbarra nos efeitos produzidos.

Em geral, as expectativas correspondem ao impasse que o indivíduo enfrenta no momento. Por isso, distinguir as características da terapia e do coaching facilita a escolha e principalmente o emprego adequado de ações positivas.

Para tomar uma decisão consistente é essencial conhecer o tratamento dispensado nos processos, detectando os fatores convergentes que podem apresentar soluções práticas e com aplicações viáveis.

Terapia

Tratamento de caráter clínico, a terapia avalia dores físicas e emocionais. O grande objetivo consiste em resolver problemas psíquicos como depressão, ansiedade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) etc.

A subjetividade é o componente central da terapia. Afinal de contas, inúmeras demandas podem surgir ao longo do processo, desencadeando variações de tratamento para alcançar o resultado esperado.

Na terapia, o indivíduo é tratado como paciente, muito em função das práticas terapêuticas. Há um esforço constante para identificar as causas de comportamentos e reações que afetam a vida de um indivíduo à procura de autonomia.

Conduzida por um psicólogo capaz de lidar com problemas de origem psíquico-emocional, a terapia investiga todos os aspectos no campo das emoções que desencorajam uma vida independente.

Coaching

Por outro lado, o coaching figura como um processo metodológico sem caráter clínico. Seu viés é marcado por metas específicas e tem foco em realizações, levando o indivíduo do estado em que se encontra a outro almejado.

O desenvolvimento e o acompanhamento coach consistem em auxiliar a pessoa a, por meio de ações, alcançar os objetivos traçados. Entretanto, eles precisam ser mensuráveis e fazer sentido, o que permite uma visão prática em cada etapa.

Esferas que abrangem carreira, gestão de finanças pessoais e realização de projetos empreendedores são os campos de atuação do coaching. O trabalho é criar mecanismos para cumprir metas de forma sustentável, contribuindo para a manutenção do equilíbrio diante da conquista.

O coach não precisa necessariamente ser um psicólogo. Ele pode ter uma formação voltada para outras áreas, desde que com um perfil apaixonado por gente e pela obtenção de resultados por meio das habilidades e competências individuais.

Tudo que ele faz é mostrar às pessoas que é possível ultrapassar barreiras e continuar, de maneira segura, vencendo os desafios até encontrar o melhor caminho que conduza aos objetivos previamente definidos.

Parece bastante difícil escolher o tipo de profissional a quem procurar, verdade? Em um primeiro momento é normal encontrar uma conexão entre ambos, considerando os problemas enfrentados dia após dia.

Avaliar profundamente o que você está sentido e identificar os gatilhos geradores possibilita um diagnóstico prévio, mesmo que despretensioso, de tudo que promove a inquietação e a necessidade de auxílio, fazendo você assimilar ainda melhor a diferença entre terapia e coaching.

Finalizado o texto, que tal entender o que diferencia coaching e PNL? Confira e estabeleça um plano de apoio ainda mais consolidado!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE