CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Conheça os benefícios de fazer um curso de oratória!

A maioria das pessoas carregam um enorme medo de falar em público, inclusive, pesquisas de 2015 realizadas pelo jornal britânico Sunday Times apontaram que esse medo consegue até mesmo superar o da morte. E, como se esse por si só não fosse um bom motivo para pensar em um curso de oratória, existem muitas outras razões pela qual essa habilidade tem se tornado cada vez mais importante.

Uma das principais observações empíricas que podemos fazer sem grande dificuldade é a de que excelentes profissionais conseguem apresentar-se e se comunicar de forma muito superior as pessoas que não têm o hábito de falar em público.

Isso resulta em maior reconhecimento no mercado de trabalho e principalmente em remunerações maiores. Essas pessoas também costumam ter cargos de lideranças e suas opiniões são sempre importantes para suas organizações e para quem está a sua volta.

Para que você saiba mais sobre a importância da oratória — e principalmente sobre como é possível melhorá-la —, falaremos sobre como um curso pode mudar sua vida pessoal e profissional. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

O que é e como funciona um curso de oratória?

Um curso de oratória nada mais é que um treinamento para quem deseja falar em público de maneira eficaz. Normalmente são abordados conceitos que envolvem a linguagem verbal, corporal, entre outros conhecimentos adicionais que aumentam autoconfiança e organização da mensagem proposta. O conteúdo pedagógico varia de acordo com a instituição de ensino, mas de forma geral, essas são as habilidades mais trabalhadas e desenvolvidas durante o período de formação. 

Vale mencionar que além dessas características o aluno pode conhecer mais a respeito da identidade visual (como a criação de slides) e como identificar a reação da plateia (ou audiência) ao longo da sua apresentação.

Lembrando que além de entender sobre esses temas, é fundamentalmente importante conhecer mais sobre aprendizagem e sobre o que realmente faz com que uma mensagem seja passada de forma clara, sem ambiguidade e demais problemas comunicacionais comuns do nosso cotidiano.

Durante o curso, o aluno tem alguns projetos para concluir e exercita de maneira prática todos esses conceitos que foram mencionados acima. Assim, consegue mais experiência e consequentemente mais consciência para apresentar suas ideias seja onde for.

Para quem o curso de oratória é indicado?

O curso de oratória é indicado para qualquer pessoa. Não existem restrições. Talvez a mais importante delas seja a maioridade, simplesmente por conta da facilidade de assimilação e entendimento da importância dessa habilidade indispensável no meio profissional.

Vale mencionar que conseguir falar em público com clareza também traz enormes benefícios para quem é do meio acadêmico. Palestrar e conseguir sintetizar conteúdos complexos em materiais didáticos é uma das melhores formas de alcançar cada vez mais pessoas com seu trabalho.

Além disso, não podemos deixar de informar que os profissionais que apresentam essas habilidades solidificadas conseguem se portar de forma mais tranquila, com menos estresse e ansiedade no mercado de trabalho.

Até mesmo durante um processo seletivo é possível observar, com clareza, quem tem maior domínio sobre a fala e se sente mais confortável para liderar ou comunicar de forma assertiva as principais informações sobre algum tema ou problema. Como já deve ser do seu conhecimento, essas capacidades não só são super valorizadas como são difíceis de serem encontradas na maioria das pessoas que atuam hoje no mercado de trabalho.

Quando o curso de oratória se faz necessário?

A princípio, todas as pessoas beneficiam-se de um curso de oratória. Entretanto, ele tende a fazer-se mais necessário entre aqueles que apresentam profunda dificuldade em se comunicar ou realmente necessitam de boas apresentações para fazer seu trabalho.

Aqueles que não conseguem sequer se imaginar falando em público podem perder esse medo e abrir novos horizontes na carreira e na vida pessoal. De certo modo, todos nós precisamos em algum momento transmitir nossas ideias de forma clara e objetiva.

Em contrapartida, aqueles que já conseguem argumentar e percebem que necessitam ter maior domínio da fala para alcançar novos patamares também podem ter enormes benefícios com o curso de oratória.

Vendedores, empreendedores, professores, palestrantes e todas as pessoas que precisam demonstrar uma ideia durante seu cotidiano podem, sem sombra de dúvidas, melhorar suas habilidades e, dessa forma, conseguir promoções ou melhores resultados na sua vida profissional.

De uma forma geral, não existem restrições e todos podem apostar nesse conhecimento para conseguir melhorar de vida. Se você tem alguma dúvida sobre esses benefícios, basta observar uma palestra do Steve Jobs para comprovar como a comunicação é importante e imprescindível para conseguir grandes mudanças.

Qualquer pessoa consegue fazer o curso?

Diferente do que você deve estar pensando, até mesmo as pessoas que são introvertidas conseguem ter aprimoramento na sua comunicação, desde que se empenhem em perder o medo de falar em público.

Muitos indivíduos imaginam que o curso de oratória não é para eles porque nunca conseguiram expressar suas ideias de maneira confortável diante de muitas pessoas. Contudo, todos nós passamos pelo mesmo problema e não há nada mais importante que o treino para se sobrepor a essa dificuldade.

Para aqueles que possuem grande pavor, saiba que não existe outra alternativa a não ser a exposição constante e em ambiente controlado para conseguir superar o medo da fala. Sendo assim, o curso pode e deve ser recomendado até para aqueles que possuem fobia em se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Nós do Instituto Humanizar apresentamos um curso de oratória, com professores qualificados e com uma excelente didática, para ajudá-lo a sair do zero até uma apresentação eficaz e de sucesso dentro de algumas semanas. Possuímos enorme experiência no assunto e contamos com reconhecimento no mercado, os melhores métodos de ensino e qualificação dos instrutores para auxiliar na transformação pessoal e profissional dos nossos clientes.

Gostou da ideia sobre fazer um curso de oratória? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Instituto Humanizar e nossa metodologia. Estamos ansiosos para lhe ajudar na sua jornada rumo ao sucesso profissional e pessoal!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE