CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Conheça quais são as 8 profissões mais promissoras para o futuro

Os avanços tecnológicos estão mudando para sempre a realidade de vida das pessoas no mundo todo. É claro que, em relação ao mercado de trabalho, as profissões mais promissoras também acompanham essa tendência.
As áreas que apresentam mais crescimento, com fortes chances de mudar e impulsionar a carreira de muita gente, estão bastante relacionadas com as inovações em diferentes segmentos, principalmente em:

  • marketing;
  • vendas;
  • sustentabilidade;
  • recursos humanos;
  • saúde;
  • qualidade de vida;
  • infraestrutura;
  • tecnologia da informação etc.

As profissões do futuro pedem especialistas em várias frentes, com um maior conhecimento tecnológico e humanizado, independentemente da atuação. Que tal conferir as que mais estarão em alta nos próximos anos?

1. Cientista de dados

Por mais que seja uma profissão “da moda”, a ciência de dados nunca se fez tão fundamental. Para isso, o cientista se baseia na análise de dados e em conhecimento de software para otimizar a gestão comercial.
Logo, ele é capaz de revolucionar a maneira como as informações de big data auxiliam nas soluções e aprimoramentos de produtos, serviços, cadeias de distribuição, enfim, de toda empresa comprometida com a excelência do seu nicho.
Um cientista de dados, no caso, precisa ter uma formação específica em tecnologia da informação, matemática, estatística, engenharia ou análise de negócios. Ele deve ser capacitado para lidar com uma enorme fonte de dados na internet, mensurá-los e transformá-los em rentabilidade para os processos internos.

2. Gerente de logística

Seguindo a tendência do mercado, hoje, o gerente de logística também é um ator essencial no crescimento e nos investimentos em infraestrutura das cidades. Nesse sentido, o profissional com formação em administração, economia, engenharia ou comércio exterior deve estar pronto para garantir que toda uma cadeia de produção se torne mais eficiente.
Assim, trabalhando com as melhores estratégias de logística, o consumidor final recebe o produto ou serviço com mais qualidade e menor tempo possível — uma característica cada vez mais fundamental nos dias de hoje.

3. Gestor de e-commerce

O mercado migrou para o meio digital de uma maneira inacreditável para as nossas antigas gerações. Será que nossos avós imaginavam comprar desde uma meia até um eletrodoméstico ou um imóvel pela internet?
A verdade é que o e-commerce ganhou força e, hoje, as pessoas não conseguem mais viver sem essa praticidade de realizar diversas compras sem sair de casa. Para isso, as lojas virtuais devem se atualizar constantemente, a fim de garantir maior segurança nas transações comerciais e confiabilidade para seus consumidores.
Nesse cenário, o profissional em marketing e publicidade, bem como o de engenharia de computação, ciência da computação e sistemas de informação encontram uma área muito promissora de atuação.

4. Engenheiro de software

Aliado ao e-commerce, boas marcas também se preocupam em desenvolver aplicativos facilitadores para seus clientes. Diante dessa realidade e com o forte uso dos smartphones como meio de acesso digital, os engenheiros de software estão ganhando muito espaço no mercado para programar soluções cada vez mais otimizadas aos usuários.

5. Analista de Marketing digital

Aplicativos, lojas virtuais etc. Tudo isso faz parte de uma imagem que deve ser trabalhada no mercado digital. Para isso, uma das profissões mais promissoras e de destaque é a relacionada ao marketing digital.
Aqui, apresentam-se as formações em marketing e publicidade, comunicação social e relações públicas, principalmente. Com todas as redes sociais e com os novos hábitos sociais de variados públicos, é fundamental ter esses profissionais qualificados para atrair, gerenciar e engajar novos clientes.
O segredo é desenvolver uma identidade forte das marcas, com estratégias e ações voltadas para os canais de comunicação e estudos de tendências frequentes. É fundamental, nesse ambiente, planejar e definir boas campanhas de promoção de produtos e serviços nas grandes plataformas virtuais.

6. Employer branding

Para lidar com profissões promissoras tão segmentadas como essas apresentadas até aqui, uma empresa não pode contratar seguindo as antigas estratégias de recrutamento. Agora, o mercado pede um profissional de employer branding, que atua na seleção de talentos de uma forma muito mais direcionada.
A área está crescendo e ganhando espaço no Brasil, uma vez que os contratantes começaram a identificar o papel do colaborador no processo de expansão e excelência de qualquer empreendimento. Logo, a área de Recursos Humanos tem se transformado a fim de encontrar os melhores candidatos para que se encaixem perfeitamente em suas funções.

7. Gerontologia e geriatria

Saindo do comércio e indo para a área da saúde, as profissões promissoras de mais destaque são as relacionadas à geriatria e gerontologia. Isso por que, com as mudanças na perspectiva de envelhecimento da população, cada vez mais idosos buscam melhores alternativas de bem-estar e disposição para mais anos de vida.
Logo, a área da saúde que cuida da prevenção de doenças, bem como tratamentos e reabilitação funcional estão em alta. Os cuidados paliativos de idosos e o estudo do envelhecimento — biológico, psicológico e social — são uma atuação de destaque, com projeções muito positivas para as próximas décadas.

8. Coach profissional

Ainda sobre o aspecto comportamental no mercado de trabalho por meio de uma seleção mais otimizada, destacamos também a importância do coach profissional — uma das profissões mais promissoras e fortes da atualidade.
Essa carreira teve um ótimo crescimento nos últimos anos e, finalmente, vem ganhando espaço no Brasil. A atuação em coaching é bastante flexível e desempenha uma função nobre, que é auxiliar as pessoas a encontrarem a si mesmas e a desenvolverem-se cada vez mais, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
O coach é uma espécie de treinador que assessora seu cliente — o coachee — a refletir sobre diversos aspectos, definir metas claras, chegar em conclusões e agir de forma acertada em direção aos seus sonhos e objetivos.
Para isso, o profissional deve ser devidamente preparado e qualificado para exercer essa importante função na vida de uma pessoa. Com as metodologias certas, é possível:

  • fazer um bom planejamento de vida e carreira;
  • desenvolver habilidades;
  • trabalhar questões de liderança;
  • manter recursos;
  • controlar impulsos e impaciência;
  • descobrir novas capacidades;
  • alcançar resultados;
  • superar desafios, crises ou medos; entre outros.

Diante de todas essas profissões mais promissoras, você conseguiu se identificar atuando em alguma delas? Certamente, se você se encaixa nessas novas habilidades exigidas no mercado cada vez mais tecnológico, também precisa considerar que ele caminha igualmente para um desenvolvimento que leva em consideração o lado humanizado.
Então, não perca tempo e continue se informando cada vez mais. Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE