CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Curso de oratória em Manaus: aprenda agora como criar rapport

Se você é daquelas pessoas que sabem sobre a importância de conhecer e acompanhar o comportamento dos outros, tanto para uma comunicação assertiva quanto para as relações interpessoais, precisa entender como criar rapport.

A boa notícia é que desenvolver essa habilidade não é tão difícil quanto parece. Ela não significa compartilhar dos mesmos sentimentos e, muito menos, manipular o interlocutor. Rapport quer dizer criar um vínculo empático e gerar um forte laço com outro indivíduo ou com um grupo de pessoas.

Ficou interessado no assunto? Neste post, por meio de dicas simples mas que realmente funcionam, você verá como criar rapport ao se comunicar, além de saber como um curso de oratória pode ajudar nesse sentido. Quer sabe o que é rapport? Continue a leitura e confira!

O que é rapport?

Trata-se de um conceito que engloba empatia, conexão, cooperação e confiança. Sabe aquela sensação boa de reciprocidade quando você conhece alguém e pensa: nosso “santo bateu”? Então, rapport é exatamente isso, ou seja, ele acontece quando há demonstração mútua de interesse e você se sente verdadeiramente em sincronia com outras pessoas.

Como criar rapport?

Partindo do princípio de que rapport é uma forma de estabelecer poder e de influenciar pessoas à sua volta, conheça as principais dicas sobre como criá-lo em qualquer tipo de comunicação.

Foque na linguagem corporal

Quando estiver se comunicando com alguém, não cometa o erro de se preocupar apenas com o que você precisa entender. Sua linguagem corporal diz muito sobre você. Por exemplo, tente não cruzar os braços e pernas para evitar causar más impressões. Ainda que você não fale muita coisa, seus gestos podem demonstrar insegurança, impaciência ou ansiedade.

Estabeleça contato visual

Esse é o jeito mais efetivo e natural de mostrar interesse verdadeiro em seu interlocutor, apesar de não ser aconselhável ficar encarando-o o tempo todo. No entanto, a dica é: sempre que possível, mantenha seu olhar direcionado, principalmente quando o outro estiver falando.

Profissionais da saúde, como neurocientistas e psicólogos, estudam como o contato visual pode influenciar na comunicação e na impressão do outro sobre essa ação. Por exemplo, uma constatação frequente é que olhar fixamente para o outro prende a nossa atenção, tornando-nos menos conscientes em relação ao que está acontecendo ao nosso redor.

Atente-se à respiração

Outra boa dica é procurar encontrar pontos de convergência, ou pontos em comum entre você e a pessoa com quem quer estabelecer uma conexão. Nesse sentido, é indicado observar a respiração de seu interlocutor e tentar acompanhar seu ritmo. Assim sendo, se ele respirar tranquilamente, tente respirar tranquilamente você também.

Equilibre o lado emocional

Para entender melhor como criar rapport, é importante ter em mente que os excessos devem ser evitados na hora da comunicação. Isso porque a interlocução é uma via de mão dupla, em que tanto temos as nossas reações como provocamos reações por parte dos outros.

Sendo assim, durante a conversa, mesmo se alguém falar algo que não seja agradável, é fundamental saber que existem limites para uma resposta ou argumento. Até porque é perfeitamente possível estarmos equivocados em relação às verdadeiras intenções das outras pessoas.

Preste atenção no tom de voz

No momento da comunicação, o ideal é observar o volume e o ritmo da voz do outro indivíduo e acompanhar. Se for o caso de ela falar alto e rápido, adapte-se às mesmas condições do timbre e do ritmo de voz dela.

O mesmo se aplica para aqueles que demonstram maior sensibilidade sonora. Nessa condição, exercite a comunicação não agressiva, escolhendo cuidadosamente as palavras, dando ênfase à entonação e lembrando que vale a pena observar bastante o ritmo e a cadência das frases.

Por outro lado, procure não interrompê-la, porque quando você faz isso em uma ocasião de venda, por exemplo, perde a chance de deixá-la explicar sobre qual a sua real demanda. Dessa forma, você demora muito mais para encontrar boas maneiras de ajudá-la e, de fato, fechar um negócio.

Tome cuidado com os gestos

Os gestos e as expressões faciais também são fatores que interferem bastante. Isso requer uma atenção especial, pois muitas vezes adotamos uma comunicação não verbal negativa sem nem mesmo perceber ou ter consciência disso.

Para realmente criar rapport é preciso ter cuidado com as ações, vigiando para que o corpo esteja em completa sintonia com uma atmosfera de participação e confiança.

Por meio dos mesmos sentidos, acompanhe o discurso das pessoas que costumam falar gesticulando e dando maior ênfase às emoções. Em outras palavras, além de adaptar sua fala, siga também os movimentos corporais de seu interlocutor.

Observe a postura

Ao analisar a postura corporal das pessoas, você consegue saber o grau de interesse que elas têm em relação ao que você tem a dizer. Por exemplo, é possível perceber se elas estão realmente entusiasmadas e à vontade, ou se não demonstram tanta receptividade e estão incomodadas com a abordagem.

No entanto, é fundamental observar também a própria postura. Em uma situação em que alguém esteja triste e para baixo, se você se aproximar festejando e pulando, dificilmente estabelecerá empatia. Nesse caso, o mais indicado é compreender o momento, adotar uma postura mais contida e, aos poucos, evoluir em direção a uma comunicação mais positiva.

Como um curso de oratória ajuda a criar rapport?

A comunicação possibilita a você se conectar profundamente com as pessoas ao seu redor, e é fundamental ter consciência sobre a sua postura, uma vez que ela pode impactar positiva ou negativamente na imagem e objetivo que deseja passar. Um bom curso de oratória permite trabalhar o autoconhecimento a fim de estabelecer uma ligação mais completa.

O curso de Comunicação e Oratória com PNL, ministrado com excelência pelo Instituto Humanizar em Manaus, fornece métodos e técnicas para uma melhor comunicação. Por meio do curso, você é capaz de melhorar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando a entender como criar rapport.

Se você gostou dessas dicas e quer transformar de uma vez por todas sua forma de se comunicar para aprender e vivenciar o mundo, conheça agora mesmo a Oficina de Comunicação e Oratória com PNL do Instituto Humanizar em Manaus.

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE