CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


As técnicas de psicologia podem ajudar na superação de barreiras e limitações? Descubra!

Existem várias técnicas de psicologia que podem mudar completamente a maneira como lidamos com os problemas do cotidiano. Saber sobre elas, e principalmente entender como aplicá-las, não só é um benefício como uma necessidade para quem busca resultados e melhor qualidade de vida.

É importante mencionar que saber lidar com o inesperado sem ter grandes níveis de estresse ou ansiedade faz parte de um esforço consciente. A depender da circunstância, podemos ser basicamente treinados para lidar com prazos cada vez mais apertados no trabalho ou com responsabilidades muito acima do que a maioria das pessoas lidam diariamente.

Apenas para citar alguns exemplos, podemos mencionar os médicos que fazem cirurgias de emergência, enfermeiros que lidam com traumas nos primeiros socorros, engenheiros que precisam reestruturar uma construção defeituosa ou até mesmo um líder que precisa encorajar seus colaboradores em momentos de adversidade. Em cada um deles surgem barreiras, limitações e dificuldades que, apesar de existirem, muitas vezes são amplificadas pela nossa própria perspectiva e pela incapacidade que muitas vezes é autoimposta.

Neste post, falaremos algumas das principais técnicas de psicologia que podem facilitar sua performance, seja qual for seu campo de atuação. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

O que é uma crença?

Crença é a aceitação de uma ideia ou conceito. Em muitas ocasiões, a crença não é estudada ou até mesmo verificada. Diferentemente do que você pode imaginar, elas alteram nosso comportamento de forma silenciosa e praticamente invisível.

Evidentemente, não há críticas sobre as crenças quando elas são de origem religiosas. Entretanto, nosso objetivo aqui é informar sobre as ideias e conceitos que acreditamos sem, muitas vezes, fazermos uma análise ou até mesmo teste sobre sua veracidade.

Por exemplo, muitas pessoas acreditam que é impossível atingir o sucesso financeiro sem fazer nada de errado e, por isso, elas tem total convicção de que quem tem muito dinheiro é naturalmente uma pessoa ruim.

Essa é uma crença muito comum e a maioria das pessoas que nunca estudaram negócios ou leram sobre finanças em suas vidas partilham desse pensamento. Entretanto, quando estudamos, percebemos que a maior parte dos grandes negócios que conhecemos apresentam histórias de superação além de enormes dificuldades.

Outro exemplo é a crença de que é impossível emagrecer e ter um corpo ideal sem o uso de anabolizantes, em que um fato muito semelhante ao de cima acontece: um indivíduo simplesmente subentende que toda pessoa com físico de atleta usa substâncias ilegais para conseguir um corpo musculoso, sem levar em consideração os anos de treinamento e de alimentação balanceada para que aquele objetivo seja concretizado.

Como você já deve ter percebido, esse padrão não se limita a esses dois exemplos e é repetido em praticamente todas as outras áreas do nosso cotidiano. Relacionamentos, produtividade e os mais variados tópicos se enquadram nessa circunstância.

Como as crenças podem limitar sua vida?

Na maior parte das vezes, essas crenças não são totalmente infundadas, uma vez que podemos nos deparar com essas realidades e frequentemente vemos notícias ou relatos sobre acontecimentos que comprovam — parcialmente — esses exemplos.

No entanto, é preciso ter cautela e identificar que cada caso é um caso. O sucesso financeiro, por exemplo, depende das suas qualificações e principalmente dos seus resultados. Subir na carreira não só é possível como completamente esperado para aqueles que vão além do ponto comum. 

Além disso, você não precisa ser empresário para ter muito dinheiro ou estar envolvido na política — existem médicos, engenheiros, administradores, escritores, músicos e uma infinidade de profissionais que conseguiram grandes fortunas de formas diferentes.

O mesmo vale para a saúde e estética corporal. Por mais que existam pessoas que utilizam essas substâncias, existe um número enorme de indivíduos que conseguem o mesmo objetivo e jamais se apropriaram dos recursos ergogênicos. 

A diferença é que esses casos de sucesso não são noticiados. Raramente ouvimos falar deles e, por termos maior acesso às histórias negativas, chegamos a conclusão de que é impossível atingir resultados de expressão de maneira ética.

Quando absorvermos muitas dessas crenças, rapidamente nos limitamos por diferentes razões. Para descobri-las, é preciso realizar uma autoanálise profunda e/ou contar com ajuda profissional. No entanto, não é difícil entender que quanto maior o objetivo, maior a sensação da incapacidade, especialmente para quem já tentou uma grande meta e não conseguiu realizá-la.

Por exemplo: para pessoas que tentaram emagrecer e não conseguiram, rapidamente o objetivo de ter um corpo musculoso se torna impossível. O mesmo vale para quem não alcançou sucesso financeiro ou para quem tentou um novo relacionamento e fracassou.

Quais as técnicas de psicologia mais utilizadas?

Muitas vezes o nosso fracasso está nos nossos comportamentos, que, em grande parte, demonstra nosso comprometimento com nosso objetivo de vida e com nossas aspirações. Querer fazer não é o suficiente, além disso, todos nós carregamos bagagens que atrapalham o desenvolvimento do nosso potencial.

As técnicas de psicologia visam ultrapassar essas barreiras com melhores exemplos e alternativas. Agora, falaremos mais sobre as mais utilizadas.

Programação Neurolinguística

A programação Neurolinguística (PNL) baseia-se no estudo do nosso sistema nervoso e como nós reagimos em frente às mais variadas situações. Ela também ajuda a demonstrar nossas limitações e principalmente nossas crenças sobre os mais variados aspectos da nossa realidade.

A postura, o tom de voz e várias outras evidências constantes do nosso comportamento são estudados e definidos para apontar o porque não temos os resultados que gostaríamos. Com sua aplicação, podemos melhorar nossa resposta para os estímulos do ambiente e conseguir novos comportamentos que estão mais alinhados com nossas metas, ao longo do tempo.

Hipnose

A hipnose é outra técnica psicológica extremamente comum, mas que recebe má fama por conta de alguns profissionais desqualificados que a utilizam como uma espécie de mágica. A remover os exemplos milagrosos, a hipnose pode sim ser utilizada a seu favor.

Nela, um profissional trabalha técnicas de relaxamento para posteriormente fazer a sugestão de comportamentos que sejam extremamente benéficos para sua vida. Vale ressaltar que sua receptibilidade e até mesmo empenho faz diferença nos resultados provenientes dessa alternativa.

Mindfulness

Mindfulness é, em termos mais simples, a capacidade de permanecer atento ao presente sem se deixar levar emocionalmente pelas distrações ou problemas que podem se apresentar durante o cotidiano.

Esse é um exercício constante e que, quando aplicado de forma correta, pode mudar seu comportamento para as situações de extrema dificuldade. As técnicas de Mindfulness também auxiliam na organização do seu dia e principalmente na análise do que realmente importa para suas metas, resultados ou qualidade de vida.

Essas são apenas três técnicas de psicologia que podem ajudar na sua superação e devemos sempre mencionar que existem muitas outras ferramentas práticas que podem auxiliar no seu sucesso. Nosso curso Mind Impact mostra cada uma delas com grande profundidade — além de citar outros conteúdos fundamentais para a boa aplicação de cada uma dessas alternativas.

Gostou do post? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o curso Mind Impact para quebrar barreiras e mudar seus resultados hoje mesmo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE