CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Psicólogo em Manaus: como encontrar um bom profissional?

Encontrar um bom psicólogo em Manaus ou em qualquer outro lugar do país exige certa dedicação. É preciso entender um pouco do serviço que esses profissionais fornecem para a sociedade e, essencialmente, saber exatamente o que você precisa.

Os psicólogos são os profissionais responsáveis pela prevenção e promoção da saúde mental. A principal diferença entre a psicologia e a psiquiatria é a ausência de medicamentos naquela. Isto é, todas as sessões são realizadas com uma conversa, a qual é basicamente a principal ferramenta desses profissionais.

Apesar disso, deve ser do seu conhecimento que um psicologo não se trata de um conselheiro ou somente alguém para ouvir seus problemas. Seu trabalho é extenso e visa principalmente a expandir e solucionar suas principais dores e emoções traumáticas, as quais impedem seu progresso e bem-estar ao longo do cotidiano.

Neste post, falaremos mais sobre como você pode escolher um excelente profissional em Manaus para sua vida. Continue a leitura até o final!

Quando ir a um psicólogo?

A princípio, não existe um momento único e especial para visitar um psicólogo e fazer psicoterapia. Esse é um tabu antigo, quando as pessoas acreditavam que somente loucos ou aqueles com condições mentais especiais deveriam fazer terapia, o que é completamente equivocado.

Afinal, todas as pessoas podem se beneficiar de um acompanhamento psicológico, inclusive aquelas que não apresentam qualquer tipo de transtorno ou problema, como depressão e ansiedade. Com o passar das sessões, qualquer indivíduo passa a se sentir mais seguro, confiante e com maior domínio da suas emoções e decisões que são realizadas ao longo do cotidiano.

Entretanto, pessoas que estão passando por grande dor emocional (como perda de um ente querido, término de relacionamento, problemas financeiros ou qualquer outra adversidade) podem encontrar apoio e, principalmente, ferramentas práticas para conseguir se desenvolver e melhorar a qualidade de vida.

De certa forma, a busca por um psicólogo depende principalmente da sua vontade, circunstância atual ou até mesmo motivação. No caso de suspeita de alguma condição mental (como depressão), é recomendada a ida a um desses profissionais para descartá-las ou então tratar o problema, se assim for.

Como escolher um bom profissional?

A escolha de um bom psicólogo em Manaus varia, mas é bem semelhante à contratação de qualquer outro profissional. É preciso ter atenção e saber distinguir algumas áreas importantes. Falaremos mais sobre cada uma dessas particularidades abaixo.

Busque por recomendações

A primeira medida para conseguir contratar um bom psicólogo é procura por recomendações. Hoje em dia, com as redes sociais (inclusive com algumas destinadas para a área da saúde), tornou-se muito fácil buscar por avaliações e orientações sobre a consulta dos profissionais.

Não deixe de procurar por esses dados. Eles passarão mais segurança a você e podem ser determinantes no momento da sua decisão de ir em uma consulta, especialmente se você nunca fez psicoterapia anteriormente.

Conheça a formação do profissional

Outra maneira de conseguir encontrar bons profissionais é observando a sua formação profissional. Conhecer a instituição em que formou o psicólogo, além das suas demais conquistas, pode lhe ajudar a encontrar o que precisa, se você busca o tratamento de alguma condição clínica em especial.

Existem profissionais com pós-graduação em inúmeras áreas. Inclusive, como a psicologia é uma área de extenso conhecimento, é importante saber e entender mais sobre as abordagens do seu trabalho.

Se atente aos tipos de atendimentos oferecidos

Normalmente, uma consulta com um psicólogo costuma durar cerca de 50 minutos. Esse é o tempo “padrão” e o que é amplamente aplicado pelo mercado. Contudo, veja se existem opções de tratamentos à distância e como eles acontecem.

Nos últimos anos, o Conselho Regional de Psicologia liberou essa modalidade por conta da efetividade e das atuais tendências de comunicação na medicina como um todo. Especialmente no momento que vivenciamos hoje de distanciamento social, talvez nunca tenha sido tão importante ter contato por intermédio da internet.

O atendimento à distância ajuda a quebrar algumas barreiras inicias e pode ser uma ótima ferramenta. Entretanto, dê prioridade para as videoconferências e, se possível, faça pelo menos uma consulta presencial para poder ver e sentir a diferença — ao vivo, existe uma comunicação mais pessoal e uma interação mais calorosa, que pode facilitar seu tratamento e aumentar seus resultados.

Verifique a autenticidade do registro (CRP)

Por fim, não deixe de verificar a autenticidade do registro do profissional do psicólogo em Manaus. Assim como em outras áreas de ensino superior, como medicina, engenharia, advocacia e educação física, a psicologia também conta com um conselho responsável pela fiscalização dos profissionais.

O CFP — Conselho Federal de Psicologia — é o principal órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do país. Contudo, os registros são regionais e os psicólogos conseguem sua licença no estado correspondente de atuação. Esses podem ser verificados no site correspondente de cada unidade federativa, basta fazer uma busca na internet ou se dirigir imediatamente ao site do conselho federal para encontrar o profissional.

Existem diferenças entre os profissionais?

A psicologia é uma das profissões em que a diferença entre profissionais é realmente muito grande. Isso acontece por várias razões, a primeira delas é a abordagem e escola teórica que o profissional segue.

No caso da psicologia, não existe uma única abordagem. Existem inúmeras que servem como norte para o psicólogo, esse estudo é individual e também vai de acordo com a personalidade e até mesmo interesse por parte do profissional. Para citar algumas escolas, podemos mencionar: a escola psicanalista, a existencial-humanista, a cognitivo-comportamental e a gestalt. Essas são algumas das mais famosas e são extremamente eficazes.

Sugerimos que você leia brevemente sobre cada uma dessas abordagens para entender e realmente saber pelo que buscar. Entenda também que todas essas escolas são eficazes e podem gerar o resultado esperado, a diferença fica por conta da técnica e do método profissional.

Se você busca por um local com vários profissionais capacitados, nós do Instituto Humanizar, possuímos uma gama de colaboradores que pode auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Se gostaria de contar com o atendimento de um psicólogo em Manaus, não deixe de verificar nosso site.

Deseja conhecer melhor a atuação profissional da nossa equipe? Entre em contato conosco — estamos à disposição e prontos para lhe atender!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE