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Como o equilíbrio emocional pode melhorar a sua vida profissional?

Pessoas que conseguem gerenciar melhor as emoções costumam ter mais facilidade para lidar com o dia a dia profissional e suas adversidades. É preciso ressaltar que as emoções fazem parte de nós e não é tentando evitá-las ou reprimindo-as que adotamos a melhor conduta. Se você deseja mais equilíbrio emocional, a terapia e o atendimento com um coach podem ajudá-lo a desenvolver essa habilidade.

Acompanhe o artigo a seguir e conheça os benefícios do equilíbrio emocional no ambiente corporativo e descubra os impactos que ele tem na carreira. Confira!

Facilita a separação da vida profissional e pessoal 

Muita gente não consegue se concentrar no trabalho por causa dos problemas pessoais e isso pode acarretar prejuízos na hora de realizar as tarefas e cumprir com prazos determinados. Perceba que o tempo que gastamos pensando em como resolver uma situação pessoal no trabalho resulta em atividades profissionais acumuladas e mal executadas. 

Quanto mais equilibrados emocionalmente, mais agimos com clareza e concentração. A nossa energia tem que estar direcionada ao que realmente tem que ser feito e no momento adequado para isso. Quando conseguimos realizar essa separação, aumentamos nossa eficiência no trabalho e diminuímos consideravelmente  a ansiedade. 

Reduz o estresse

O equilíbrio emocional é fator determinante para a saúde do corpo e da mente. Por meio dele, conseguimos reduzir os níveis de estresse físico e psicológico, evitando transtornos de ansiedade e de depressão. À medida que aprendemos a gerenciar as emoções, passamos a lidar melhor com os sentimentos de raiva, pressão, medo, fracasso, frustração etc. 

No ambiente profissional, o estresse pode interferir na sua produtividade e comprometer as atividades do dia a dia. Por isso, identificar os gatilhos do seu estresse no trabalho é o primeiro passo para reduzi-lo e administrá-lo. Nesses casos, ter ajuda profissional de um psicólogo ou de um coach pode otimizar bastante o processo.

Melhora o clima no ambiente de trabalho

Um dos principais problemas no ambiente corporativo está ligado à falta de habilidade em lidar com o chefe e com os demais colegas de trabalho. O equilíbrio emocional  nos ajuda a estabelecer relações mais saudáveis com os outros e com a gente mesmo, porque nos permite agir com mais calma, segurança e autoconfiança em todas as situações, especialmente nas adversas.

Já imaginou começar uma discussão toda vez que alguém discordar de você, quando suas vontades não forem atendidas ou quando as coisas não saírem do jeito que você gostaria? Essas situações são muito comuns no ambiente de trabalho e, se não forem bem administradas, interferem muito no clima e estremecem as relações.

Auxilia na tomada de decisão 

As emoções equilibradas nos fazem raciocinar com mais clareza e foco, permitindo que tomemos decisões mais assertivas no trabalho. Agir de cabeça quente e de forma reativa pode provocar desgastes desnecessários, arrependimentos e prejudicar a carreira.

Portanto, sempre que tiver que decidir algo importante, não seja tão impulsivo, analise com calma todos os pontos, verifique as causas que o levam a escolher X ou Y, os efeitos, os ganhos, perdas etc.

Maior facilidade em liderar

Como você se sente liderando uma equipe? Para realizar uma boa liderança, é muito importante saber administrar as próprias emoções para só então conseguir lidar com os aspectos emocionais dos outros. Conduzir os colaboradores de forma democrática e respeitosa é um exercício diário de controle emocional e empatia. Encontrar esse equilíbrio é a chave para gerenciar uma equipe de sucesso e alcançar resultados.

Aprender a identificar e compreender as nossas emoções é de fundamental importância nos dias de hoje, não só no aspecto pessoal, mas também no ambiente corporativo. Dessa forma, o autoconhecimento pode nos ajudar a conquistar o equilíbrio emocional e promover uma carreira bem-sucedida. 

Gostou das dicas? Então, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a importância do autoconhecimento profissional. Boa leitura!

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