CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Mitos e verdades sobre a hipnose: conheça os principais!

A hipnose trata-se de uma ferramenta intrínseca, a qual pertence a todo ser humano. Com ela, é possível tratar um indivíduo a experimentar percepções, comportamentos, pensamentos, mudança de sensações, hábitos e estado emocional. A partir disso, consegue-se alcançar o relaxamento e o bem-estar. Esse é um procedimento que pode ser usado para o próprio benefício ou de outras pessoas.

Quer descobrir os mitos e verdades sobre a hipnose? Então, continue a leitura do artigo para entender melhor sobre o assunto! Vamos lá? 

A hipnose tem efeitos negativos

Muitas pessoas não fazem hipnose por ter medo de sofrer algum efeito negativo, pois se acham incapazes de lidar com uma reação negativa. Os indivíduos pensam que, durante a sessão, eles podem sair do controle, devido às alterações profundas na consciência.

Contudo, é importante esclarecer que esse medo precisa ser superado e encarado de frente. Isso porque em boa parte dos estudos experimentais nota-se que os indivíduos têm uma experiência positiva e satisfatória durante a hipnose. Vale lembrar também que, para atingir bons resultados, é fundamental contar com a ajuda de um profissional experiente.  

Hipnose é a mesma coisa que dormir

Quando a técnica foi utilizada pela primeira vez, em 1843, pelo físico inglês Dr. James Braid, as pessoas ainda não tinham ideia do potencial terapêutico da hipnose. Por isso, apesar de ser um nome originado no Deus grego do sono, Hypnos, essa terapia não pode ser considerada a mesma coisa que dormir. 

O que pode acontecer é a pessoa se sentir tão relaxada durante o processo que venha a adormecer. Contudo, essa técnica não está relacionada ao sono fisiológico. Isso porque ela está diretamente ligada à cooperação entre o paciente e hipnotizador. 

Hipnose ajuda no autoconhecimento

Se você está em busca de melhorar o autoconhecimento, não pense duas vezes: faça hipnose. Essa ferramenta tem um papel central na hora de desenvolver o interior do indivíduo. Ou seja, por meio dessa experiência, fica mais fácil aumentar a confiança em si mesmo, aprender a se amar, saber se controlar e ter inteligência emocional.

Isso significa que ao experimentar sentimentos únicos você se sente bem consigo mesmo. Além disso, quando se aprende a auto-hipnotizar, fica mais fácil ter o controle do subconsciente. O que também contribui para que você acredite mais no seu potencial para alcançar os objetivos e metas de forma eficaz. 

Hipnose pode ser usada no tratamento de doenças

Com a correria do dia dia, muitas pessoas ficam estressadas, desanimadas e acabam sofrendo com diversos tipos de transtornos mentais. É nesse sentido que a que a hipnose tem papel fundamental. Isso porque ela pode tratar doenças psicológicas que costumam afetar o quadro social do ser humano. 

Assim, é possível cuidar da depressão, ansiedade crônica e distorção de imagem, bipolaridade. Além disso, o profissional pode tratar diversos tipos de medo, dores crônicas (fibromialgia), estresses, fobias, doenças psicossomáticas, entre outras patologias. Isso pode ajudar tanto você quanto os seus colegas de trabalho e familiares a realizarem um tratamento que não traga efeitos colaterais para a saúde.  

O hipnotizado perde a consciência

Dizer que o hipnotizado perde a consciência é um mito. A verdade é que a pessoa se mantém em um estado de concentração muito grande. Por isso, ele não presta a atenção ao que está acontecendo a sua volta. 

Dessa forma, é perceptível uma alteração natural da consciência. Isso significa que a mente entra em uma transe hipnotica. Ou seja, ocorre uma frequência de ondas no cérebro, as quais levam a pessoa a ficar em um estado intermediário entre o sono e a vigilância. 

Sendo assim, não precisa se preocupar e achar que durante a terapia você fará tudo que o hipnotizador mandar, pois isso não é verdade. Durante a transe, o hipnotizado consegue sentir, ouvir e perceber a sua experiência interior. 

Todas as pessoas podem ser hipnotizadas

A hipnose pode ser feita por quase todas as pessoas, a exceção são para aquelas que tem algum problema biológico no cérebro e debilidade mental. Além disso, para conseguir ser hipnotizado, é necessário que você tenha boa vontade. Isto é, é preciso desejar participar do processo e acreditar que a técnica funciona. Assim, será mais fácil atingir resultados positivos com a ferramenta. 

Hipnose muda valores

A hipnose não muda valores de ninguém. O que pode acontecer é uma modificação no comportamento diante de algumas situações. Para isso, durante o processo, o profissional pode fazer sugestões ao paciente, que só podem se tornar realidade com a vontade da pessoa que está sendo hipnotizada. Por exemplo, um fumante pode passar a detestar o cheiro do cigarro graças a um comando que recebeu pelo hipnólogo durante a transe. 

Hipnose pode aprisionar

Se alguém te disse que a hipnose pode aprisionar, não acredite nisso, pois é mito. Durante a aplicação da técnica, você tende a vivenciar e reviver experiências, mas sem sair do seu ambiente. Portanto, a terapia não prende o indivíduo em lugar nenhum. 

O que pode acontecer é que quando o hipnoterapeuta parar de conversar com a pessoa ela adormeça. Contudo, não se preocupe, pois é possível acordar de forma natural, segundo as necessidades fisiológicas de cada indivíduo. 

Hipnose é comprovada cientificamente

Se você tinha alguma dúvida sobre a eficiência da hipnose, saiba que ela é comprovada cientificamente. Um exemplo disso, é um estudo sobre a Síndrome do Cólon Irritável, publicada em 2003, pela revista Gut

A pesquisa envolveu 204 pessoas. Nela, foram realizadas 12 sessões semanais de hipnose. A partir da análise, foi descoberto que 75% das mulheres e 58% dos homens relataram sentir alívio imediato nos sintomas da Síndrome do Cólon Irritável logo após terminarem o tratamento. 

Ao descobrir os mitos e verdades sobre a hipnose, você consegue compreender os benefícios que essa ferramenta traz para o dia a dia da pessoa. Entre eles: autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, controle de fobias e doenças etc. Portanto, se você deseja usar essa prática para melhorar sua vida pessoal e profissional, indicamos a formação em hipnose avançada do Instituto Humanizar. Por meio dela, é possível acessar recursos ocultos do inconsciente. Além de ajudar a pessoa a mudar hábitos indesejados e estado emocional. 

Gostou do artigo e quer conhecer mais sobre a hipnose? Então, entre em contato conosco e veja como essa prática ajuda a potencializar sua atuação e desenvolvimento na empresa. Até já!


Hipnose

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE