CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Fobia social: como o curso de oratória pode ajudar?

A fobia social é caracterizada pelo medo excessivo de contato social, sejam em eventos, reuniões ou qualquer outra área em que haja interação com estranhos. Apesar de ser uma realidade comum — até certo ponto — para diversas pessoas (como para os introvertidos, por exemplo), é preciso ressaltar que essa é uma doença categorizada no CID-10, isto é, na Classificação Internacional de Doenças pela qual a medicina opera.

A principal diferença entre um ligeiro medo ou desconforto para a fobia são os sintomas. No caso da fobia, existem sinais físicos que realmente impedem e atrapalham as interações. Alguns deles são: ansiedade excessiva, taquicardia, falta de ar, tremores, suor, dores, tensão muscular, dificuldade para falar, entre outros.

Além disso, os indivíduos com essa condição esquivam-se e evitam qualquer tipo de contato social, o que difere daqueles que preferem não se expor. Esse problema pode provocar inúmeros malefícios para a vida pessoal e profissional. Contudo, nem tudo está perdido, uma vez que o curso de oratória pode ser uma importante ferramenta para auxiliar na superação dessa fobia.

Neste post, falaremos mais sobre o tema e como você pode se tornar mais sociável com uma postura mais proativa. Acompanhe a leitura até o final!

Quais são os tratamentos mais comuns para a fobia social?

A princípio, o tratamento mais comum e eficaz para a fobia social é a psicoterapia, que pode acontecer de diferentes formas por conta das várias abordagens existentes na área. Reconhecidamente, a terapia cognitivo-comportamental tende a surtir ótimos efeitos e em um espaço de tempo relativamente curto.

Nessa análise, o psicólogo busca modificar o comportamento ao longo das sessões, sugerindo e mostrando ao indivíduo algumas alterações de pensamentos e ações que evitam o reforço da sua condição clínica — que, nesse caso, é o medo excessivo e ilógico em ter e desenvolver relações sociais. Partindo desse princípio, o paciente deixa de evitar o contato social e passa a gradualmente se tornar mais sociável com uma série de medidas práticas e progressivas.

Outra abordagem comumente utilizada por psicólogos (especialmente os que seguem a teoria cognitivo-comportamental) é a terapia de exposição, na qual o paciente sucessivamente lida com seus medos e inseguranças de maneira prática.

Vale ressaltar que essa exposição é, acima de tudo, acordada previamente, com níveis de tolerância e uma espécie de “regra” para finalizar a sessão, caso o desconforto seja excessivo. Em situações de fobia social severa, o indivíduo deve dirigir-se a um clínico geral e posteriormente a um psiquiatra para que outras condições mentais e físicas sejam descartadas.

Como um curso de oratória pode ajudar no problema?

Para as pessoas que não apresentam um quadro grave de fobia social, é possível tratar o curso como uma espécie de terapia de exposição, que mencionamos acima. O indivíduo passa a se colocar em situações sociais de maneira voluntária, lidando com seu desconforto e aprendendo aos poucos que é possível ter relações sociais positivas e vantajosas.

Obviamente, não são todos aqueles que conseguirão ter essa abordagem de maneira expontânea. Porém, é possível dizer com certa precisão que a maior parte das pessoas que tem medo de falar em público ou que não gostam de se relacionar dificilmente fazem parte dos casos mais extremos dos que portam fobia social.

Inclusive, a maior parte delas não se relaciona por conta de traumas passados ou pela simples falta de conhecimento sobre como agir em situações com desconhecidos. Ao aprender a falar em público, essas inseguranças e problemas passados são automaticamente solucionados de forma prática, o que começa a dar autonomia para o indivíduo.

Vale ressaltar que a maior parte dos cursos que existem contam com uma abordagem teórica, com progressão pedagógica adequada que faz com que o aluno progrida ao longo das semanas ou tempo proposto.

Esses pequenos passos são importantes para garantir a segurança e principalmente o conhecimento e experiência necessária para conseguir lidar com públicos cada vez maiores.

Quais são os benefícios de um curso de oratória?

Um curso de oratória apresenta valor inestimável, em especial para as pessoas que trabalham com o público ou estão em carreira acadêmica. Falar em público de maneira articulada e precisa é, talvez, uma das maiores habilidades que uma pessoa pode desenvolver.

Ser capaz de ministrar reuniões, solucionar conflitos, transmitir ideias de maneira clara e objetiva, conhecer desconhecidos ou até mesmo conseguir dar palestras e aulas sem dificuldade pode mudar sua vida em diversos aspectos.

A princípio, todos nós somos seres sociais e precisamos, de uma forma ou de outra, nos relacionar com todos que estão a nossa volta. Isso tanto em momentos comuns do cotidiano como em situações de adversidades.

Aqueles que conseguem dominar essas interações são capazes de lidar com a vida com maior facilidade. Além disso, quem possui e procura contato social normalmente consegue maior reconhecimento profissional e pessoal nos seus círculos sociais.

Em se tratando especificamente daqueles que apresentam fobia social, é possível eliminar os sintomas e progressivamente conseguir se livrar das maiores dificuldades para se relacionar, que podem ir desde uma simples conversa até uma questão profissional mais séria.

De forma geral, todas as pessoas podem aproveitar do curso de oratória, basta ter interesse e se dedicar as aulas. Lembrando que uma pessoa com boa oratória também costuma apresentar maior autoconfiança, independência e autonomia para lidar com todas as circunstâncias da vida.

Como escolher um bom curso?

Para escolher um bom curso é preciso, acima de tudo, conhecer a instituição que está ministrando as aulas. Procure pelo currículo dos profissionais e não se esqueça de se orientar com relação à grade e conteúdo.

Se possível, pergunte se as aulas apresentam conteúdo teórico e principalmente prático. Aprender a falar é essencialmente uma habilidade que precisa ser desenvolvida com a experiência. Portanto, ter somente aulas teóricas dificilmente é a melhor maneira de desenvolver sua fala e comunicação.

No Instituto Humanizar você conta com uma equipe de profissionais qualificados que estão amplamente preparados para auxiliá-lo na sua jornada rumo a uma comunicação clara, objetiva e livre de fobia social. Usamos a Programação Neurolinguística e outras técnicas baseadas na ciência para conseguir aprimorar suas habilidades e desenvolver seu potencial ao longo dos nossos cursos.

Precisa de ajuda para lidar com a fobia social? Recomendamos nosso curso de oratória e garantimos sua satisfação. Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE