CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como enfrentar e superar crenças limitantes?

As crenças limitantes são histórias enraizadas no nosso subconsciente que geram a sensação de impossibilidade diante de algum objetivo. Basicamente, se você acredita que pode conquistar alguma coisa ou não, de qualquer jeito estará certo, uma vez que sua cognição e seu comportamento agirão de acordo com suas experiências passadas.

Conseguir identificar esse comportamento limitante não é fácil. Exige mindfulness e, principalmente, um olhar atento sobre as ações que compõem sua rotina diária. Na maioria dos casos, é mais fácil identificar uma crença limitante olhando de fora, com o auxílio de algum profissional ou pessoa próxima de confiança.

Além da identificação, é imprescindível saber como superá-las, para que desse modo seu desenvolvimento pessoal seja pleno diante dos seus objetivos. Seja na produtividade, nos negócios ou até mesmo nas relações interpessoais, saber enfrentar essas crenças pode ser determinante no seu sucesso.

Neste post, falaremos mais sobre o tema, incluindo alguma das melhores práticas para você conseguir alcançar novos patamares nas mais diversas áreas da sua vida. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Como as crenças limitantes atrapalham o desenvolvimento pessoal e profissional?

As crenças limitantes são limites autoimpostos e, por conta disso, facilmente podemos entender o porque de não termos os resultados que gostaríamos na vida profissional, acadêmica ou até mesmo pessoal.

A melhor maneira de explicar como essas crenças atrapalham nossa vida é dando um exemplo prático, como: eu não sou bom em matemática, tenho muita dificuldade com números. Quem nunca pensou assim? A maioria das pessoas que estão estudando, em algum momento, passarão por alguma dificuldade e, apesar de não parecer, isso acontece em inúmeros conteúdos e matérias diferentes além da matemática.

O que acontece é que errar nas ciências exatas é explícito. Afinal, não existe “meio certo” e, mesmo que tentemos, o resultado final é o único que importa. Além disso, a matemática exige prática constante, o que muitas vezes não é o caso da maioria dos estudantes que apresentam dificuldade.

Pelo erro ser “implacável” e muito aparente, e pelas operações terem certo grau de complexidade, logo desistimos ou identificamos que temos uma limitação sobre o aprendizado quando erramos repetidas vezes, e é aí que mora o perigo. Ao nos depararmos com essa dificuldade e reforço negativo logo acreditamos que não somos capazes de solucionar as equações ou o que quer que seja.

O importante é aprender com os erros, entender suas causas e conseguir internalizar que, apesar deles, é possível melhorar de rendimento após sua identificação. E, como você deve estar imaginando, esse quadro não é só comum nos estudos.

Quem nunca pensou que nunca conseguirá ganhar um salário maior? Ou fazer aquele curso super difícil? Ou até mesmo ter um bom relacionamento com seu cônjuge? Tudo depende de uma análise minuciosa do porquê você chegou a essa conclusão e o que pode ser feito para mudar seus resultados.

Como identificar e superar as crenças limitantes?

As crenças limitantes normalmente podem ser identificadas com alguns passos simples que são basicamente fruto de uma autoanálise imparcial. Esses consistem em: reflexão pessoal sobre a resistência com determinado assunto/tema/área da sua vida, identificação de que seus pensamentos não necessariamente correspondem com a realidade, busca de evidências que comprovem o contrário e, por fim, resolução dessa limitação com uma nova abordagem para solução do problema. A seguir falaremos apresentamos cada um desses passos.

1.Reflexão pessoal sobre dificuldade ou resistência 

Ter dificuldade ou sentir resistência excessiva para realizar uma tarefa pode ser um “sintoma” clássico da solidificação de alguma crença limitante. É importante identificar esse sentimento/sensação e em seguida trabalhar em cima dele. Falar em público, dificuldade com matemática, para se relacionar ou qualquer outro comportamento semelhante deve ser avaliado de maneira minuciosa, essa reflexão é fundamental para as próximas etapas.

2. Identificação de que seus pensamentos não necessariamente correspondem com a realidade

Com a resistência identificada, é importante entender que os pensamentos que nos limitam não necessariamente correspondem com a realidade, especialmente com uma realidade futura. Afinal, nossas limitações são sempre baseadas no nosso passado, inclusive com nossas ações e rotinas que nos levaram ao resultado que não é satisfatório. Por isso, é importante fazer uma autoanálise séria e livre de restrições.

3. Busca de evidências que comprovem o contrário

Com as duas etapas anteriores completadas, chegou a hora de analisar seu passado em busca de evidências que mostrem que você foi capaz de ultrapassar uma grande limitação. No caso de falar em público, é bem provável que em dado momento você tenha sido capaz de conversar — mesmo que em uma roda de amigos — com várias pessoas sem sentir-se mal.

Na falta de exemplos pessoais, busque por evidências de pessoas que superaram seu problema atual e quais foram as medidas que elas tomaram — é super importante entender que, apesar das dificuldades, é possível sobrepor as adversidades.

4. Criação de uma abordagem para eliminar sua crença limitante

Com a identificação de evidências, chegou o momento de traçar uma nova abordagem, um novo plano de ação que seja capaz de melhorar seus resultados. Modifique sua rotina de forma gradual e com diferentes níveis de dificuldade.

Para quem deseja se livrar do medo de falar em público, por exemplo, comece falando com um número cada vez maior de pessoas desconhecidas. Em seguida, procure aproveitar as oportunidades acadêmicas ou profissionais para falar com grupos cada vez maiores de pessoas. O importante é praticar e não abrir mão do seu novo objetivo — você é capaz, só não se desenvolveu o suficiente para conseguir os resultados que busca.

Como a PNL é usada para enfrentar as crenças limitantes?

Além das técnicas que mencionamos acima, a Programação Neurolinguística é uma alternativa extremamente eficaz para quem busca eliminar esses limites autoimpostos. Essa abordagem utiliza conhecimentos específicos, pautados na ciência e no comportamento humano, para identificar quais são suas maiores resistências e dificuldades.

Em seguida, o profissional orienta medidas que estejam de acordo com suas características pessoais mais exacerbadas. Por exemplo: pessoas que são mais familiarizadas com os estímulos visuais são orientadas a praticarem visualização e outros exercícios que estejam de acordo com essa característica.

Isso cria um leque de ação maior e mais eficaz para quem deseja eliminar as crenças limitantes em menor tempo, fazendo com que resultados cada vez mais expressivos possam ser conquistados em intervalos cada vez menores.

Para seguir com essa abordagem, é imprescindível contratar um coach profissional qualificado e experiente com a PNL para que os resultados realmente possam ser concretizados. O Instituto Humanizar pode lhe ajudar nessa busca para eliminar crenças limitantes: temos um quadro de profissionais experientes à disposição e prontos para lhe ajudar a alcançar grandes metas.

Gostou deste post? Entre em contato conosco e alcance novos patamares com nossos cursos e workshops!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE