CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como escolher o melhor curso de coaching? Descubra!

Saber escolher o melhor curso de coaching pode modificar para sempre sua vida profissional. Afinal, existem diferentes formações e um número cada vez maior de especializações no mercado de trabalho. Hoje, um coach pode trabalhar nas mais diversas áreas, como finanças, estilo de vida, esportes, liderança, mundo executivo e uma infinidade de campos que precisam de maior rendimento humano de maneira imediata.

Como todas as pessoas precisam (pelo menos em algum momento da vida) de um guia ou auxílio profissional, não há como negar que a demanda para ajudar os “coachees” (os clientes que recebem o serviço de um coach) se tornará cada vez maior nas próximas décadas.

Para que você entenda tudo com clareza e saiba como ingressar neste promissor mercado de trabalho, hoje falaremos sobre como escolher o melhor curso de coaching para sua carreira. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura!

Defina quais são os seus interesses

O primeiro passo para acertar na sua escolha é bem simples: consiste na definição dos seus principais interesses. Evite por completo entrar em áreas que você tem total desconhecimento ou desinteresse. Como a velha regra de ouro diz, escolha aquilo que você realmente tem prazer e não trabalhe um dia sequer na sua vida.

Indo um pouco além da parte mais “romântica” desse dito popular, lembre-se de que existirá concorrência no mercado de trabalho e, ainda mais, essa concorrência sempre está presente entre os profissionais que disputam por clientes ou uma vaga de emprego.

Por essa razão, é essencial entender que é muito mais fácil — e mais rápido — aprimorar seus conhecimentos em temas que você já conhece, tem certo domínio e experiência. E, certamente, esse é um ótimo ponto para você começar sua busca. A definição dos seus interesses é o que norteará a busca do melhor curso ou instituição para seus estudos.

Busque por recomendações

A segunda etapa da sua busca deve consistir na procura por recomendações. Assim como qualquer outra coisa na vida, a busca por experiências deve sempre ser ressaltada e encorajada por aqueles que desejam iniciar em alguma atividade diferente do usual. Hoje as redes sociais são importantes ferramentas de conexão que podem ajudar nessa tarefa e até mesmo criar espaço para networking no futuro. Invista nelas!

No caso dos cursos, o ideal é perguntar sobre o conhecimento dos professores, atendimento, aprofundamento do conteúdo, prática nas aulas e por todos os outros pormenores que envolvem um aprendizado eficaz e sólido. Por isso, não deixe de perguntar por todas essas questões que vierem no momento anterior a sua matrícula.

Por fim, note que sua formação e cautela no momento da escolha da instituição pode provocar intensas modificações no seu sucesso e satisfação final com a profissão ou até mesmo mercado de trabalho.

Atente-se ao conteúdo programado do curso

O conteúdo programado do curso deve ser sempre avaliado com cautela, especialmente após a definição dos seus interesses. Ao escolher uma área que você já tem conhecimento prévio, o ideal é analisar se a grade pedagógica apresenta aquilo que realmente é importante para seu avanço profissional.

No caso dos cursos que envolvem PNL, por exemplo, é extremamente importante entender sobre as mais variadas facetas da comunicação e comportamento humano. Postura, entonação, gestos, linguagem verbal e corporal devem fazer parte de alguns dos principais temas a serem estudados com afinco.

Veja que a prática deve ser exaltada, assim como a busca ou orientação por materiais didáticos. Todas essas questões ajudam a solidificar seu conhecimento e a trazer mais autoridade. De nada adianta ter um curso sem saber aplicar os conhecimentos propostos, e, por conta disso, não há nada melhor do que apostar em boas instituições de ensino.

Não se esqueça de que estágios ou outras atividades profissionais que remetem ao aprendizado também devem fazer parte da sua escolha neste momento. Pergunte se o estabelecimento faz algum tipo de ponte entre os alunos e o mercado de trabalho para encurtar ainda mais a sua jornada profissional rumo ao sucesso. Afinal, conhecimento sem prática tem pouca serventia.

Também não se esqueça da duração do curso, a qual também é igualmente importante para o seu aprendizado. Os cursos menores apresentam caráter introdutório e dificilmente são capazes de garantir todo aporte teórico e prático que você precisa para realmente se destacar na sua área de atuação.

Avalie a estrutura do local das aulas e o atendimento prestado 

Por fim, não deixe de avaliar a estrutura dos locais das aulas e o atendimento prestado durante todo o início da sua comunicação. Veja se as aulas apresentam data show, boa luminosidade, cadeiras confortáveis, ar-condicionado e outros equipamentos essenciais para seu estudo.

Ao identificar problemas nessa área, pense bem sobre os ganhos e perdas e não se esqueça de equacionar os benefícios com os prejuízos. Muitos cursos são longos e demandam bastantes horas de estudo, o que faz com que o conforto seja, de fato, um ponto importante da sua formação.

Além disso, não deixe de perceber que, não apenas as perdas materiais e estruturais, mas também há um valor investido durante sua profissionalização, o que faz com que seja fundamentalmente importante a análise do custo-benefício.

Quanto ao atendimento, perceba que ele vai além da solução das suas dúvidas mais superficiais durante o momento da matrícula. Um bom atendimento ao cliente garante que todas as suas demandas — desde que razoáveis — sejam atendidas e solucionadas dentro de um prazo previamente estabelecido.

Comumente nos inscrevemos em cursos ou instituições que nos tratam muito bem no momento da venda, e posteriormente, nos deixam sós para resolver nossos problemas usuais do cotidiano. Nós do Instituto Humanizar somos reconhecidos como uma das melhores instituições de ensino de formação de coaches de Manaus e atendemos a todos esses requisitos que são essenciais para seu sucesso.

Possuímos diversos cursos de formação de coaching, que vão desde os níveis mais básicos até os mais avançados. Se você busca por um aprofundamento na Programação Neurolinguística, oratória ou formação de líderes, estamos à disposição.

Gostou do post sobre como escolher o melhor curso de coaching? Entre em contato conosco e veja qual deles é mais importante para sua carreira profissional. Estamos prontos para ajudá-lo!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE