CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Como vencer a procrastinação? 7 dicas para colocar em prática hoje mesmo

Para saber como vencer a procrastinação, antes é preciso entender como ela ocorre. A pessoa que tem essa prática costuma colocar suas tarefas importantes como supérfluas. Um exemplo disso é quando o indivíduo deixa de fazer uma atividade do trabalho ou de casa para ficar mexendo no celular. Quando isso se torna um hábito, há um grande prejuízo na vida pessoal e profissional, visto que ela pode perder compromissos e projetos importantes do seu dia a dia. 

Você sofre deste problema? Quer descobrir como vencer a procrastinação? Então, confira a seguir as 7 dicas que elaboramos para ajudar você a vencer esse desafio e ser mais produtivo! Vamos lá?

1. Divida as tarefas

Um dos grandes empecilhos para vencer a procrastinação é ter muitos afazeres ao longo do dia, que deixam a pessoa desencorajada para executá-los com excelência. Por isso, é importante dividir essas tarefas por partes. Por exemplo, se você tem que escrever um livro de ficção, comece a escolher primeiro os nomes dos personagens da história. 

É preciso que os seus objetivos sejam claros para que alcance o topo de suas metas. Entretanto, não esqueça de separar suas demandas por ordem de prioridade, ou seja, do mais importante até o que pode ser feito nas horas seguintes. Assim, fica mais fácil entender o grau de urgência de cada demanda e executá-las dentro do prazo estipulado. 

2. Não se culpe por procrastinar

Apesar da procrastinação ser um hábito que traz prejuízos para a vida pessoal e profissional, você não deve se culpar por ter realizado. Isso porque não aceitar o erro que cometeu pode levá-lo a executar a mesma falha outras vezes e, assim, ficar em um ciclo vicioso.

Portanto, mesmo após a procrastinação, busque se perdoar e agir com naturalidade. Essa estratégia o ajudará a não cometer esse erro novamente, pois estará mais consciente dos seus compromissos diários. 

3. Use a técnica de mindfulness para controlar a negatividade

O mindfulness é uma ótima forma de saber como vencer a procrastinação. Isso porque usa técnicas que ajudam o profissional a ficar plenamente atento aos seus sentidos, de forma que ele consiga viver o presente e sentir tudo o que acontece naquele momento. Assim, a pessoa não se preocupa nem com passado e nem com o futuro. 

A partir disso, o indivíduo consegue controlar os pensamentos negativos e ter atenção plena em suas atividades, sabendo a hora certa que deve começá-las. Essa técnica também é ideal para ser usada em retiros, pois é possível ter um relaxamento ainda maior. 

4. Seja realista

Já parou para pensar em quantas vezes você fez uma programação enorme das atividades que tinha para executar no dia seguinte e não conseguiu cumpri-la? Essa situação é mais comum do que parece e leva diversas pessoas a realizarem a procrastinação. 

Para vencer essa barreira, é preciso colocar metas realistas para cumprir. Isso porque de nada adianta elaborar um cronograma enorme de demandas se você ainda não tem condições de realizá-las com eficiência, seja por falta de tempo ou de recursos. 

Dessa forma, é importante começar a se concentrar em situações reais, ou seja, aquelas que você se imagina realizando. Por exemplo, caso queira fazer exercício às 5h da manhã, mas você sabe que não consegue acordar esse horário, mesmo com despertador, se levante às 7h e, ao longo da semana, acorde alguns minutos antes. Essa é uma forma de progredir com o seu objetivo, sem cometer o erro de procrastinar.  

5. Entenda a importância de executar os seus projetos

O ato de procrastinar é mais comum quando uma tarefa é vista como menos significativa ou tediosa. Contudo, é preciso encará-la como algo que vai trazer algum tipo de benefício em sua vida. 

Pense que toda ação realizada leva a uma reação, que pode ser positiva ou negativa, dependendo da opção que foi escolhida por você. Por isso, busque parar um pouco para refletir sobre os benefícios que pode alcançar com determinado trabalho, como conquistar a casa própria, um diploma universitário, entre outros.

Além dos benefícios, é importante pensar também no que você pode perder se não cumprir determinado projeto. Por exemplo, não ganhar um dinheiro extra para ajudar a pagar as contas no fim do mês, não conseguir fazer um passeio em família, perder um cargo importante etc. É fundamental refletir sobre esses pontos, pois dessa forma entenderá a verdadeira importância de executar as suas tarefas. 

6. Comemore as pequenas conquistas

Sabemos que vencer a procrastinação não é uma tarefa fácil, principalmente quando ela se torna um hábito em nossas vidas. Com muitas demandas para cumprir, nos vemos diante de uma montanha difícil de escalar. 

Por isso, toda vez que conseguir superar um obstáculo dessa escalada, comemore com muita alegria, pois você estará superando o seu próprio limite. Não poupe recompensas e elogios a si mesmo. Isso o ajudará a ficar mais instigado a chegar cada vez mais longe em sua jornada do sucesso pessoal e profissional.

7. Faça cursos de Coaching e PNL para vencer a procrastinação 

Já pensou em fazer um curso de Coaching? Pois comece a cogitar essa possibilidade. Por meio desse treinamento, é possível desenvolver melhor suas habilidades e competências para conseguir alcançar suas metas de forma equilibrada e sustentável e, assim, evitar a procrastinação.

Além do Coaching, a programação neurolinguística (PNL) é essencial para vencer essa característica, aplicando no ambiente de trabalho. Isso porque ela tem o papel de analisar como o cérebro e a mente funcionam e como são criados os sentimentos, pensamentos, comportamentos e estados emocionais. A partir disso, é possível ter um maior direcionamento para atingir os objetivos de forma efetiva.  

Entender como vencer a procrastinação é algo que tem influência direta em como vamos encarar os compromissos do cotidiano. Portanto, se você deseja ser um profissional de alta performance, não deixe de por em prática as dicas que citamos ao longo do artigo, como dividir as tarefas, usar a técnica de mindfulness e fazer cursos de Coaching e PNL. Essa estratégias vão contribuir para o seu desenvolvimento em diversos setores da vida. 

Gostou do artigo que elaboramos? Então, entre em contato com o Instituto Humanizar e descubra como podemos ajudá-lo a vencer a procrastinação com os melhores treinamentos. Não perca esta oportunidade!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE