CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Veja como é possível vencer a procrastinação!

Entender como vencer a procrastinação contribuirá para que você possa efetuar as tarefas pessoais e do trabalho em dia, além de contribuir para a sua produtividade e também para o bem-estar e qualidade de vida. Mas o que de fato significa essa atitude? Procrastinação é o adiamento de alguma ação, o que pode resultar em uma sensação de culpa, estresse ou até mesmo vergonha em relação aos outros, principalmente colegas de trabalho.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você fique por dentro de algumas dicas práticas de como vencer a procrastinação e não precisar lidar com essas consequências prejudiciais no trabalho e na vida diária. Continue a leitura e saiba mais!

Planeje a sua rotina

O primeiro passo é planejar a sua rotina com antecedência. Aqui, não existe um modo certo ou errado. É preciso entender quais são as estratégias que mais se adaptam para a sua realidade. Exemplo: há pessoas que desejam programar a semana toda de uma vez, de forma que consiga visualizar todas as suas demandas logo pela segunda-feira. Outras gostam de planejar-se com apenas um dia de antecedência, uma vez que abre possibilidades para encaixar tarefas que apareceram de última hora e que também são importantes.

Por essa razão, é preciso desenvolver o autoconhecimento. Questione-se sempre e entenda se as ações programadas para o seu dia de fato trazem um bom retorno para o desenvolvimento das tarefas. Além disso, saiba dizer não para demandas que de maneira alguma conseguem se encaixar em sua agenda, uma vez que isso trará desconforto e retrabalho para conseguir se reorganizar.

Explore sempre novas oportunidades para uma análise de quais delas melhor se encaixam para as suas tarefas, além de tirar um tempo para si. Esse último ponto será fundamental para aliviar a ansiedade e também para melhorar a concentração e a produtividade.

Liste suas prioridades

Ao organizar a sua agenda, quais são as prioridades que devem ser levadas em consideração? Há pessoas que apresentam dificuldades em defini-las, uma vez que considera que todas as demandas são importantes.

No entanto, existem práticas que poderão contribuir para esse exercício, como o entendimento dos prazos de cada tarefa, compreender quais dela de fato são urgentes, além de negociar com sua equipe quais são as demandas que oferecem um melhor resultado para serem efetuadas primeiro.

O diálogo é uma atitude sempre importante para esse momento, uma vez que existe a necessidade de as pessoas conhecerem a sua rotina antes de demandarem, além de você ter a liberdade de questionar se determinada tarefa de fato é urgente. Assim, você consegue ter um controle melhor de sua agenda — afinal, um volume alto de tarefas também pode levar à procrastinação, justamente por trazer dificuldades de quais delas devem ser feitas inicialmente.

Evite situações que distraem

Quais são as atividades do dia a dia que de fato ocasionam em distrações? Se mexer no celular for uma delas, por exemplo, você deve evitar mexer no aparelho até que determinada demanda seja concluída. Aqui, uma dica muito utilizada pelas pessoas tanto para melhorar o rendimento no trabalho quanto para trazer uma melhor efetividade para as tarefas de casa é a técnica do Pomodoro.

Desenvolvida no final dos anos 80, baseia-se em uma pausa no fluxo de trabalho, que vai trazer mais agilidade para o cérebro e também estimular o foco, atuando diretamente em uma melhor gestão do tempo. Mas como aplicá-la?

Primeiro, faça uma lista de quais são as suas tarefas que estão pendentes. Logo em seguida, programe um cronômetro para 25 minutos. Escolha qual daquelas demandas é de maior importância para iniciá-la, trabalhando nela sem interrupção alguma.

Quando esse tempo passar, faça uma pausa de 5 minutos. Neste intervalo, o ideal é que você faça algum exercício para distrair a mente que não esteja relacionado a outras telas. Exemplo: faça um alongamento ou um pequeno exercício, uma caminhada, entre outras atividades que permitirá o relaxamento.

Dessa forma, você poderá usufruir das vantagens proporcionadas por essa técnica:

  • melhor concentração;
  • maior conscientização sobre as suas tarefas;
  • evitar a procrastinação;
  • ser mais motivado a exercer as demandas; entre outros.

Defina metas e objetivos

Contar com metas e objetivos é uma estratégia interessante não apenas para longo prazo, como também para as suas demandas diárias, o que contribui significativamente para evitar a procrastinação. Nesse sentido, entenda quais são as tarefas e avalie quais precisam ser entregues em determinado período de tempo.

Tenha cuidado apenas para não definir objetivos muito ousados, pois isso trará o efeito contrário: você ficará desengajado e com uma sensação de culpa por não cumprir com o que foi estipulado.

Conheça a PNL

A PNL surgiu no final da década de 1970, nos Estados Unidos. Hoje, o avanço em seus estudos permite aliar técnicas e teorias que contribuem para que os nossos pensamentos, hábitos e comportamentos possam ser reprogramados. Isso permite que conheçamos o modo como nos comportamentos e o que deve ser feito para trazer alterações em nosso dia a dia.

Entre os benefícios observados de adotar essa prática, destacamos:

  • busca constante e profunda de autoconhecimento;
  • fortalecimento da autoestima;
  • ganhos para a autoconfiança, o que contribui significativamente para o melhor desempenho nas atividades;
  • desenvolvimento da inteligência emocional;
  • elaboração de um mindset positivo;
  • efeitos benéficos também para as relações de convívio.

Sendo assim, a técnica permite que o indivíduo se coloque no momento presente, observando as suas atitudes e trazendo modificações para que haja ganhos em sua rotina. Além disso, a mente estará focada em resultados em vez de problemas, proporcionando melhor produtividade. Por fim, você terá a oportunidade de um aprendizado mais específico do cérebro para definir objetivos com precisão e modificar planos de ação conforme o andamento das tarefas.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas de como vencer a procrastinação, além de ficar por dentro de como a PNL contribui nesse sentido. Conforme abordado, essas práticas auxiliarão na execução das suas demandas de trabalho, mas também proporcionarão maior qualidade de vida e bem-estar, melhorando os relacionamentos e trazendo maior autoconhecimento para lidar com os gargalos do dia a dia.

Deseja entender um pouco mais sobre como o PNL vai auxiliar nesse sentido? Entre em contato conosco, converse com nossos profissionais e saiba mais!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE