CONFIRA NOSSAS NOVIDADES NO BLOG!


Soft skills e hard skills: descubra o que são e como desenvolvê-las

No mundo corporativo temos ouvido bastante os termos soft skills e hard skills, dois conceitos essenciais na hora de recrutar talentos, principalmente. Acontece que hoje as empresas estão mais preocupadas em contratar profissionais com “pacote completo”, ou seja, com habilidades que englobam tanto funções técnicas quanto comportamentais.

Neste artigo você vai entender mais sobre isso e descobrir o que são, afinal, soft skills e hard skills — com exemplos claros dessas competências. Também haverá oportunidade para compreender sua importância na carreira e nos negócios. Ainda daremos dicas de como desenvolver tais habilidades para você se destacar enquanto profissional. Vamos começar?

O que são soft skills e hard skills?

As skills de uma pessoa são suas habilidades. Porém, podemos organizá-las entre soft skills — as habilidades humanas e comportamentais — e hard skills — as habilidades técnicas. Logo, um bom profissional deve apresentar um perfil balanceado, que traga tanto um tipo quanto outro de competências.

Isso quer dizer que não é somente um currículo recheado de certificados e diplomas que garante mais uma boa vaga emprego. Outros aspectos como traços de personalidade e atributos pessoais também fazem parte do processo, junto da capacidade técnica do indivíduo.

A diferença entre as duas habilidades é que uma é mais estável (hard skills), enquanto a outra pode variar de acordo com o ambiente ou a situação em que a pessoa se encontra (soft skills) — uma vez que está intimamente ligada à gestão emocional. Contudo, ambas são essenciais para a formação de um profissional de sucesso. Vamos a alguns exemplos?

Soft Skills — habilidades comportamentais

Associadas às habilidades mentais e emocionais, são mais difíceis de serem medidas ou ensinadas. Mas são aquelas que garantem uma carreira mais próspera e com mais resultados. São inúmeras, podemos citar algumas:

  • resiliência: capacidade de recomeçar quantas vezes forem necessárias diante de determinado problema, crise ou desafio;
  • boa comunicação: habilidade de se comunicar com todos ao redor, estabelecendo uma relação interpessoal positiva, sendo bom ouvinte e sabendo se expressar da melhor maneira possível em diferentes situações, como em público;
  • perfil analítico para solução de problemas: facilidade para observar e analisar diferentes cenários, com agilidade para encontrar soluções e traçar novas estratégias;
  • criatividade: a pessoa criativa se destaca por ter sempre algo diferente para contribuir com a equipe, projetos e resultados como um todo. Muitas das vezes essa habilidade favorece a anterior, pois é preciso inovar e pensar fora da caixa para resolver problemas e contornar crises;
  • liderança: o talento de liderar é muito buscado hoje por ser essencial no dia a dia de trabalho, envolvendo gerenciamento, organização, motivação e até mesmo ética e inspiração para os demais integrantes de uma equipe.

Hard Skills — habilidades técnicas

Por mais que as soft skills sejam decisivas em uma contratação, sem as habilidades técnicas o profissional pode ficar de fora do mercado. Nesse sentido, é importante adotar o hábito de se manter em constante atualização para adquirir as seguintes hard skills:

  • formação educacional: aqui estão englobadas todas as suas competências acadêmicas, desde cursos de graduação, técnicos e pós-graduação até aspectos mais abrangentes, como certificações, participação em congressos e eventos da sua área, experiências profissionais (como estágios e intercâmbios), cursos específicos etc.;
  • proficiência em língua estrangeira: hoje uma segunda língua não é mais um diferencial e, sim, uma necessidade básica para qualquer profissional que almeja uma carreira de sucesso;
  • familiaridade com a tecnologia: os profissionais que não se adaptam aos recursos tecnológicos, hoje essenciais nos processos de qualquer empresa, estão eliminados do mercado. Portanto, a habilidade com soluções digitais e outras tecnologias é um forte diferencial.

Por que elas são importantes para empresas e profissionais?

Se ainda resta alguma dúvida da sua importância, vale ressaltar que as soft skills e hard skills são uma combinação perfeita e poderosa para qualquer profissional atualmente. Afinal, os recrutadores estão em busca de pessoas que tragam essas competências e se encaixem na cultura organizacional da empresa da melhor forma.

Tanto a experiência e os conhecimentos técnicos quanto a capacidade de relacionamento interpessoal e outras atribuições comportamentais são requisitadas em equipes que exigem alta produtividade, inovação e resultados positivos com continuidade. Por isso é tão fundamental a educação continuada — que otimize seu currículo, mas também o seu autoconhecimento.

Do ponto de vista corporativo, as soft skills e hard skills são vantajosas para um melhor processo de recrutamento e seleção, para uma gestão mais acertada e, é claro, para a promoção de um clima organizacional saudável e equilibrado. Assim, são conquistados resultados gerais e individuais satisfatórios.

Como desenvolver essas habilidades?

Algumas características são inatas da pessoa, contudo, outras não. Se você não domina muito bem alguma habilidade, seja ela soft ou hard, é totalmente possível desenvolver a competência. As dicas a seguir podem ajudar!

Pratique o autoconhecimento

O primeiro passo é se conhecer melhor, a fim de entender e mapear quais são as suas soft skills e hard skills. A partir dessa autoanálise, fica mais fácil definir os próximos passos, tanto em relação aos seus conhecimentos técnicos e acadêmicos quanto sobre o que deve ser potencializado em seu comportamento pessoal e interpessoal.

Melhore sua comunicação

O que pode ser feito para otimizar suas relações interpessoais? Será que você sabe se comunicar de forma efetiva e eficaz com as pessoas — principalmente colegas de trabalho? Essa é a base para o desenvolvimento de suas soft skills. Adote uma comunicação positiva e humanizada, aprenda a ouvir e também a dar feedbacks.

Participe de treinamentos e cursos

Engana-se quem pensa que um único diploma de graduação garante sucesso profissional. Hoje, as pessoas que se destacam são aquelas que nunca param de estudar, por meio de treinamentos, oficinas, workshops, cursos em sua área de atuação, entre outros meios. Além de se atualizar profissionalmente, você ainda tem a chance de aprimorar suas características mais subjetivas.

Busque especializações

Ainda sobre formação educacional, a partir do seu autoconhecimento, busque se especializar naquilo que mais ama fazer. Sabe aquela função em que você se destaca? Invista nela! Corra atrás de especializações e se torne um profissional requisitado pelos seus conhecimentos.

Conte com a ajuda da tecnologia

Com um mundo tão tecnológico a cada dia, é impossível pensar em qualquer profissão que não usufrua das facilidades digitais. Portanto, aproveite ao máximo as soluções e ferramentas à disposição e cuide de dominar essas competências para não ficar de fora do mercado.

Invista em formação de coaching

Uma dica valiosa é a formação voltada para coaching. Além de ser uma forte hard skill em seu currículo, é um caminho rico para você descobrir e trabalhar todas as suas soft skills. O Instituto Humanizar pode ajudar nesse sentido, uma vez que oferece o curso de Mind Impact.

Todas essas informações serão de grande valia para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Por meio do autoconhecimento há um universo de possibilidades a serem exploradas a fim de que você construa a carreira dos seus sonhos. Descubra e invista em suas soft skills e hard skills e dê um novo rumo para a sua vida!

Ficou interessado na formação de coaching e deseja desenvolver suas soft skills e hard skills? Entre em contato agora mesmo e descubra como começar!

QUER RECEBER NOVOS ARTIGOS NO SEU E-MAIL? ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
CADASTRE-SE